Massa de Pizza Ultra Rápida

Quem nunca viu um programa culinário do Jamie Oliver não sabe (definitivamente!) o que tem andado a perder... e os episódios "Jamie's 30 minute Meals" são deliciosos!

Este chef inglês mostra-nos como preparar refeições completas, elaboradas, simples e saborosas em apenas meia hora! Alguns dos ingredientes não são típicos de uma cozinha portuguesa, como é o casa da minha, mas podem sempre tirar-se dicas, alterar ingredientes e... inovar, inovar, inovar!

Já a fiz cá em casa e todos aprovaram! Há não muito tempo também a experimentei com o F. e apesar das nossas pequenas divergências na cozinha resultou lindamente: as melhores pizzas homemade que já comi! Esta receita de massa de pizza que vos trago hoje é maravilhosa! Não precisa de fermentos químicos ou de padeiro, não precisa de tempo para levedar, nada de nada! Um cozinheiro menos experimente consegue fazê-la em 15 minutos! Hummmm imaginem só isto... uma pizza quentinha, de massa fina e crocante, com o vosso recheio favorito em cerca de 15 minutos?! Para quê encomendar pizzas fora?! Mãos à obra!!!



Ingredientes:
  • 250 g de farinha de trigo fina
  • 125 ml de água morna
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 colher de chá de sal grosso
  • 1 fio de azeite 

Preparação:
1. Numa taça grande coloque a farinha e o fermento e misture bem.
2. Faça um buraco no meio e coloque lá a água morna e, com a ajuda de um garfo, dissolva o sal.
3. Junte o azeite e com o garfo já misturando tudo até a massa começar a descolar da taça; se necessário coloque mais farinha.
4. Quando a massa estiver a descolar, polvilhe a bancada com farinha e despeje a massa. Vá amassando-a bem com as mãos e polvilhando com farinha até que fique macia, elástica e não cole às mãos.
5. Faça uma bola e estique a massa em forma circular.
6. Recheie a gosto e leve, até ficar douradinha, a forno pré-aquecido nos 180 ºC.

Acompanha-nos também em:

   

14 comentários :

  1. Deve ser excelente esta massinha, e a vantagem de não ter que levedar é óptima. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Exactamente Sarinha!
    Não tem que levedar, pelo que se torna muito rápida de fazer. Se te apetecer uma bela pizza caseira bastam uns 15 minutos para confeccioná-la ;D

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Oi! Sempre tive curiosidade de aprender a fazer massa de pizza caseira, mas nunca parei para tentar. Acho que desta vez vou experimentar, depois te falo como foi

    ResponderEliminar
  4. Tentei fazer hoje esta massa , mas tive alguma dificuldade em torná-la elástica! Existe algum truque? O tempo de amassar deve ser prolongado? Pela receita não parece! A pizza ficou razoável, mas a massa um pouco.... "massuda" :( tenho a certeza que devo ter feito mal qualquer coisa, só não descubro o quê...
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,

      O fio de azeite é que vai conferir uma certa elasticidade à massa. Se calhar ficou um pouco massuda por estar um bocado grossa, não sei. É que esta massa fica fina e crocante, não dará para fazer pizzas de massa fofa, essas têm mesmo que levedar!

      Quanto a amassar, eu misturo tudo com a ajuda de um garfo, como referi, até a massa se soltar do recipiente e estar homogénea. Depois dou umas amassadelas até ela estar macia e do meu agrado :) só aí é que estivo.

      Dizem que se deve bater a massa da pizza 100 vezes na bancada, eu nunca experimentei, mas fica a dica se quiser experimentar :)

      Espero ter ajudado querida, beijinhos :)

      Eliminar
    2. Muito obrigado. Vou certamente voltar a experimentar! Depois conto como ficou!
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Boa noite!!

    Estava a procura de uma receita de massa de pizza rápida e cai sobre o seu blog!
    A massa fica muito boa e saborosa mas tem que ser bem fininha! parabéns pelo seu blog, tem assuntos muito interessantes!!!! beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ju!

      Ainda bem que gostou, a massa fica deliciosa fina e crocante... uma tentação! Muito obrigada :)

      Beijinhos querida

      Eliminar
  6. eu adoro ver o jamie,e quando nao posso ver gravo.:)

    ResponderEliminar
  7. Respostas
    1. Olá!

      Usei um fermento normal para bolos :) Royal no caso. Espero ter ajudado!

      Beijinhos

      Eliminar
  8. E que farinha usou nesta massa? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila!

      Farinha normal para pão, a farinha T55 :)

      Beijinhos

      Eliminar