Chá de Gengibre

Há alguns meses atrás tornei-me uma grande apreciadora de chás... aconteceu, sem mais nem porquê e esse acontecimento apenas veio acentuar-se quando a Quinta de Jugais me enviou os seus deliciosos chás, que todas as semanas acompanham ora um pequeno-almoço ora um lanche, e de vez em vez uma leitura agradável...

O chá de gengibre tem sido bastante falado aqui e ali, devido à famosa Dieta dos 31 Dias, e pode ser aromatizado como preferirem; eu optei por canela e limão e a combinação foi perfeita a meu ver... o toque picante do gengibre, o aroma caloroso da canela! Pode fazer este chá e ir bebendo ao longo do dia, nunca esquecendo que este não substitui a água e deve beber os recomendados 1,5 L diários.

O gengibre é um ótima fonte de vitamina B6, cobre, magnésio e potássio e, por ser um antioxidante, aumenta a imunidade do organismo, previne o cancro e contribui para a saúde da pele e do cabelo. Dizem que o chá de gengibre potencia o emagrecimento, aumentando a temperatura do organismo e queimando  assim calorias... se ajuda a emagrecer ou não, não posso garantir mas posso-vos dizer que é delicioso, e isso para mim é muito importante.




Ingredientes:
  • 1 L de água
  • 1 saqueta de chá verde
  • 3 tiras de gengibre finas
  • 1 tira de casca de limão
  • 1 pau de canela

Preparação:
1. Leve a água ao lume e quando ferver adicione o chá verde, o gengibre, a casca de limão e o pau de canela.
2. Tape e deixe repousar entre 15 a 20 minutos.
3. Coe o chá e sirva quente ou frio, consoante preferir, sem açúcar. Pode bebê-lo ao longo do dia.

 Dica: caso não consuma o gengibre todo de uma vez, remova-lhe a casca, com um descascador para evitar desperdícios, e congele-o cortado em tiras finas. Assim terá sempre gengibre pronto a usar para o seu chá ou, se preferir, congele inteiro para posteriormente ralar.

Acompanha-nos também em:

   

5 comentários :

  1. Adoro chá, acho que uma vez deram-me a provar e picou tanto que não achei piada. Terei de fazer um assim também ao meu gosto pessoal :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa! :)

      Ouvi algumas pessoas dizerem o mesmo, mas acho que tem a ver com quantidade de gengibre que colocamos e com o tempo que se deixa em repouso. Eu deixei uns 10 minutos, vi que não estava picante e deixei mais 5 minutos para que ficasse do meu agrado :) claro que quem gostar mais picante pode deixar mais tempo a repousar!

      Experimenta assim e vais ver que ficas fã também :D

      Beijinhos

      Eliminar
    2. Adoro gengibre!Faço em conserva e vou experimentar o chá!
      Abrss!

      Eliminar
  2. Olá obrigada pela dica.
    Embora não querendo contradizer... o chá substitui a água. Por isso para quem tem dificuldades em beber 1,5 de àgua pode perfeitamente substituir por chá (desde que não leve açucar). Pois o chá tem àgua! Podem perguntar a qualquer médico ou nutricionista e que vão confirmar o que digo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!

      Não tem qualquer problema ;) eles mesmo são contraditórios! Realmente eu ouvi dizer isto, e salvo erro vinha no livro da Dieta dos 31 Dias também, mas hei-de verificar novamente ;) obrigada pela dica!

      Beijinhos

      Eliminar