Charlotte de Chocolate

Adoro sobremesas de chocolate… acho que (quase) todos adoramos não é verdade? O chocolate tem o dom de animar qualquer pessoa, de nos deixar um sorriso tonto nos lábios e adoçar a nossa vida. Acho que só conheço uma pessoa que não gosta de chocolate, e não compreendo sequer como isso é possível!

Sobremesas com chocolate com sempre um dos discos pedidos cá em casa: seja um bolo de chocolate húmido e intenso, seja uma mousse aveludada ou até mesmo uns croissants de massa folhada crocante com um coração escuro, denso e doce… e desta vez foi uma Charlotte de Chocolate meia inventada, feita a partir de uma mousse de chocolate comum, à qual adicionei folhas de gelatina para lhe dar mais consistência.

Os palitos La Reine, que antigamente dificilmente se encontravam em Portugal, estão agora facilmente disponíveis a cargo da marca Du Bois de La Roche. E não confundam palitos La Reine com palitos champanhe porque a textura é bem diferente! E depois, para finalizar, uma bonita fita dourada… e temos uma prendinha de biscoitos e chocolate. Para mim, a sobremesa de Domingo ideal!







Ingredientes:

Preparação:
1. Coloque as folhas de gelatina a demolhar em água fria durante cerca de 5 minutos.
2. Entretanto leve as natas a aquecer até estarem bem quentes. Escorra muito bem o excesso de água das folhas de gelatina e adicione-as às natas, mexendo bem até que se dissolvam.
3. Junte às natas o chocolate partido em pedaços e envolva tudo muito bem até obter um creme de chocolate homogéneo.
4. Bata as claras em castelo, adicionando o açúcar de forma gradual.
5. Adicione delicadamente as claras em castelo ao creme de chocolate, para que a mistura não perca a textura.
6. Forre uma forma de aro amovível (diâmetro 22 cm) com os palitos La Reine, previamente embebidos no café. Molhe os palitos durante 1 ou 2 segundos apenas, para que não se desfaçam.
7. Cobra a charlotte com película de filme e leve ao frigorífico durante 6 horas no mínimo.
8. Para servir retire a charlotte do frigorífico, remova o aro amovível e polvilhe-a com cacau em pó a gosto.

Acompanha-nos também em:

   

3 comentários :

  1. Além de fazer uma sobremesa muito bonita, tenho a certeza que deve ser maravilhosa!
    Já estou a imaginar a textura deliciosa...hummm :)

    ResponderEliminar
  2. hummm... maravilha... charlote de chocolate... Este é o estado causado pela privação do dito por causa da dieta e a "visão" desta charlote! :P
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bela sobremesa!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar