Bolo de Cenoura e Chocolate - Especial Halloween

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é um evento tradicional e cultural que se alastrou um pouco por todo o mundo, e que tem especial importância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Este feriado remonta aos anos 600 a.C. e 800 d.C., ao calendário celta da Irlanda, mais precisamente, ao festival de Samhain, que marcava o fim do Verão.

Atualmente esta celebração conta com fantasias e costumes, repletos de bruxas, vampiros, gatos pretos, fantasmas, monstros e aranhas… num dia especial principalmente para as crianças que saem para pedir “doces ou travessuras” de porta em porta.

Para celebrar este dia especial, a 31 de outubro, o Arco-íris na Cozinha juntou-se ao blogue Crónicas de uma Leitora para um mês dedicado ao Halloween. Podem acompanhar todos os eventos no blogue destas meninas, aqui. Da minha parte terão 4 receitas especiais para o Halloween... receitas fáceis de confeccionar (podem inclusive colocar os pequeninos a ajudar-vos), deliciosas e bastante divertidas... como é o caso desta aranha que, em vez de assustadora, está simplesmente cómica!





Ingredientes:
  • 300 g de cenoura raspada
  • 275 g de farinha de trigo fina
  • 300 g de açúcar
  • 3 ovos
  • 110 g de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • sal q.b.
Ingredientes para a decoração:

Preparação:
1. Comece por moldar uma aranha utilizando as pastas de açúcar branca e preta. Deixe secar num local seco livre de correntes de ar durante pelo menos 2 a 3 horas.
2. Numa taça coloque os ovos, a cenoura raspada, o óleo e uma pitada de sal e, com a ajuda da varinha mágica ou num liquidificador, reduza tudo a puré.
3. Junte o açúcar e a farinha e misture tudo muito bem. Adicione as sementes de papoila e o fermento em pó e envolva delicadamente.
4. Despeje a massa numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve a forno pré-aquecido nos 180 °C durante cerca de 30 minutos.
5. Entretanto prepare a cobertura, colocando a saqueta fechada em água a ferver durante cerca de 5 minutos, ou até que a cobertura fique líquida.
6. Retire o bolo do forno, deixe arrefecer cerca de 5 minutos e verta a cobertura de chocolate sobre o bolo.
7. Utilizando o lápis de pasteleiro desenha sobre a cobertura uma espiral. Depois com um palito faça traços alternados, até obter uma teia de aranha.
8. Quando o bolo tiver arrefecido completamente decore-o com a aranha moldada em pasta de açúcar.

Acompanha-nos também em:

   

6 comentários :

  1. Oh que giro....ficou o máximo e tão perfeitinho!
    Bolo de cenoura e chocolate faz sempre sucesso.
    Parabéns.
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  2. Que bolo terrivelmente, horrorosamente ... DELICIOSO!

    ResponderEliminar
  3. ficou muito giro!!!
    Beijinho,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Já,........
    Mas que lindo bolo que ficou!
    :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  5. Quando vi este bolo fiquei maravilhada com a simplecidade dele.
    Ficou muito lindo com esse manto que cobre....e com a elegante aranha... :) não me importava nada de ser eu essa aranha!
    Apesar de ter arrepios por elas :)

    Hoje que tive um bocadinho de tempo consegui vir a este teu delicioso e encantado cantinho!
    Muitos parabéns pelas maravilhas que aqui tens.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar