Camembert de Cogumelos e Alho Panado

Adoro queijo... poderia dizer que adoro qualquer tipo de queijo, mas não seria bem assim. Gosto de queijo, mas não aprecio aqueles queijos muito fortes e característicos. Gosto de queijos mais suaves, de preferência de vaca (embora me delicie com queijo de cabra quando derretido!), daqueles amanteigados, que se desfazem na boca, que acompanham na perfeição uma fatia de pão rústico ou um belo pão-de-ló da avó...

Sou especialmente apaixonada por Brie e Camembert, dois queijos franceses de textura cremosa, quase amanteigada, e de sabor intenso que, quando quentes, deixam as minhas papilas gustativas em pleno êxtase... Quando a marca Merci Chef! me desafiou a preparar uma receita, soube de imediato que tinha que preparar uma versão mais light de uma das minhas entradas favoritas: queijo camembert panado com compota de frutos vermelhos! Assim, em vez de recorrer a uma fritura de imersão... recorri a uma mais superficial que deixa, de igual modo, o queijo derretido, guloso e a chamar por mim...

A marca apresenta-nos em Portugal duas variedades de camembert (cogumelos e mistura de pimentas e três variedades de queijo de cabra (Buchette Light, Sainte-Maure e Soignon Bûche), que podem encontrar à venda nos hipermercados Jumbo e Continente.



Camembert de Cogumelos e Alho Panado

Ingredientes:
  • 2 queijos camembert Merci Chef! cogumelos
  • 1 ovo grande
  • pão ralado q.b.
  • alho em pó q.b.
  • mistura de 5 pimentas Margão q.b.
  • sal q.b.
  • compota de frutos vermelhos q.b.

Preparação:
1. Numa taça coloque o pão ralado, temperado com alho em pó, pimenta e sal a gosto. Misture bem.
2. Noutra taça bata ligeiramente o ovo.
3. Passe o queijo pelo ovo batido (não esquecendo as laterais) e, seguidamente, pela mistura de pão ralado. Repita o processo mais duas vezes para cada queijo.
4. Coloque o queijo no congelador cerca de 10 a 15 minutos.
5. Leve ao lume uma frigideira com uma noz de manteiga e, quando esta tiver derretido, coloque os queijos e deixe-os alourar de ambos os lados e nas laterais.
6. Coloque os queijos em papel absorvente para retirar o excesso de gordura, e sirva-os de imediato acompanhados de compota frutos vermelhos e uma salada.

Acompanha-nos também em:

   

Sem comentários :

Enviar um comentário