O Forno ● Coimbrões

A francesinha é um prato típico da cidade do Porto... mas por vezes encontrar uma boa francesinha, daquelas que vale mesmo a pena, é muito difícil, mesmo para quem vive no Porto!

Assim sendo decidi consultar a aplicação da Zomato, para ver as opiniões dos utilizadores e tentar descobrir algum recanto especial para degustarmos esta iguaria... foi assim que descobri O Forno, um restaurante de cozinha portuguesa bem perto de casa... para quem não conhece a zona pode ser difícil encontrar este restaurante, por isso recomendo que recorram ao GPS. O estacionamento é bastante fácil de encontrar, principalmente se enveredarem pelas ruas laterais.


O espaço é pequeno e acolhedor, e recomendo que façam marcação antes devido à elevada procura, para evitar que tenham que dar meia volta e procurar outro sítio para almoçar/jantar. Viemos a este restaurante num feriado, para um almoço bem reconfortante, e o tempo de espera foi bem curto, esperamos cerca de 20 minutos por três francesinhas em forno a lenha.


Neste espaço é possível comer uma francesinha especial (com batata frita caseira e ovo) em forno a lenha por apenas 6,50€, e as bebidas também não são cara. Assim sendo uma francesinha especial e uma coca-cola, no caso, ficou por 7,50€.

Francesinha especial, com batatas fritas caseiras e ovo.

A relação qualidade/preço é sem dúvida excelente! Não conheço mais nenhum local onde se possa comer uma boa francesinha por um preço tão acessível. A francesinha possuí bife (de pouca espessura mas tenro, e isso para mim é fundamental), salsicha brasileira e linguiça, ambas de excelente qualidade. O queijo é muito saboroso e fica uma verdadeira delícia gratinado com o sabor característico que o forno a lenha lhe confere. O pão de forma também é muito bom.

Para mim o ponto "menos forte" da francesinha é mesmo o molho... acho que este deveria ter um sabor mais intenso e ser um bocadinho mais puxado ao picante. Mas, ainda assim, é um molho agradável e aveludado.

Francesinha especial, com batatas fritas caseiras e ovo.

A batata frita vem numa travessa à parte (pormenor que muito aprecio!), em doses bem generosas, e é caseira como uma boa francesinha pede! Como sempre, pedi molho à parte (para o caso de ser muito picante), e vou adicionando-o gradualmente; e nisto gostei particularmente do atendimento porque, mal o funcionário se apercebeu que o molho estava a acabar, trouxe-me logo mais molho.

Em suma é um espaço pequeno, mas muito agradável, onde podem comer uma boa francesinha, bem reconfortante e típica do Porto, por um preço muito em conta! Não vou dizer que é a melhor francesinha do Porto apenas por causa do molho, que acho podia ser melhor e, aí sim, teríamos a melhor francesinha!

Depois de uma bela francesinha não houve espaço para sobremesa mas, ao ouvir um casal da mesa ao lado, percebi que existe apenas uma opção: o doce da casa (doce típico com natas, leite condensado e bolacha Maria picada).

Em termos de atendimento foi um pouco desagradável no fim da refeição, não termos todos terminado de comer, e já nos estarem a retirar os pratos, as travessas de batatas, etc. Compreendo que o espaço é pequeno e quer-se rotatividade, mas chegar ao ponto de nos retirarem os pratos e quase "nos despacharem" acho exagerado e não abona nada à reputação do espaço.

  • Atendimento: 3
  • Ambiente: 4
  • Tempo de Espera: 5
  • Comida: 4
  • Qualidade/Preço: 5

Avaliação Global: 4

O Forno Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

10 comentários :

  1. Olá. Essas francesinhas aguçaram o meu apetite, só como quando vou a Portugal, e no forno de lenha nunca. Em tempos existiu um restaurante que faziam as francesinhas em forno de lenha em Canelas, depois fechou e disseram-me que tinham aberto no Porto (nunca consegui descobri-lo). Foi uma dica ótima, e o seu blog também é muito bom, vou começar a seguir.Se puder visite o meu:

    www.comeragosto.com

    https://www.facebook.com/comeragosto/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Acho que sei qual é o restaurante em Canelas que fala... era um espaço pequenito mas as francesinhas eram muito boas e havia sempre fila à porta! E se for o espaço que penso, segundo os meus pais, que foram ao do Porto aqui há tempos, não é nada do que foi, a qualidade caiu muito e o preço aumentou.

      Este é muito bom em termos de qualidade/preço na minha opinião. Melhor do que esta francesinha só encontrei outra por enquanto, a do restaurante Barcarola, no Arrábida Shopping.

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Já estou convencida a ir, assim que for ao Porto/Gaia daqui a uns dias estarei lá batidinha hehehe Não há nada melhor que um prato típico da nossa terra natal <3
    Beijinhos
    Pat
    Visita ^_^
    http://patsorangeblossom.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Ora nem mais, nada chega aos sabores da nossa terra :) espero que goste Patrícia, nós gostamos bastante!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Olá Sílvia!

      Ora essa, espero que tenham gostado! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olha eu a viver pertinho e não conhecia...
    Vou testar certamente!!
    Obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom!
      Estes pequenos locais precisam mesmo ser desbravados! Por vezes estão mesmo por baixo do nosso nariz e nem damos por eles :)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Parece-me bem. Proxima escapadela que der por essa zona, estou lá. Forno de lenha dizes? Será a primeira que irei provar ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Forno a lenha sim :) o queijinho vem meio queimadinho com aquele gostinho de forno... delícia!

      Espero que goste ;)

      Beijinhos

      Eliminar