Hambúrgueres de Grão-de-Bico

Há imenso tempo que andava curiosa para experimentar os famosos hambúrgueres de grão-de-bico... toda a gente em modo dieta falava destes hambúrgueres, que eram deliciosos, que eram uma mão na roda, porque bastava fazer em quantidade e congelar e, na hora da necessidade, descongelar, aquecer e pronto! E, por estes dias, no Instagram vi uns hambúrgueres mesmo com bom aspecto e pedi a receita. Como não tinha os mesmos ingredientes que a menina usou, adaptei ao que tinha e assim surgiram estas pequenas maravilhas!

Estes hambúrgueres ficam muito saborosos, e muito suculentos no interior. Eu pensei que fossem ficar bem secos, mas não, ficam deliciosos! Tem sido o meu jantar quando tenho formação à noite, e chego bem tarde a casa. Assim basta chegar e aquecer o meu hambúrguer, acompanhar com uma salada e estou pronta! Uma refeição bem completa, sem hidratos de carbono e super leve para a noite.

Quando experimentarem (porque eu sei que o vão fazer!) digam-me o que acharam...


Hambúrgueres de Grão-de-Bico

Ingredientes para 4 hambúrgueres:
  • 1 frasco de grão-de-bico (520 gramas)
  • 50 g de flocos de aveia
  • 1 cenoura pequena
  • 1 cebola grande picada
  • 2 dentes de alho
  • cominhos em pó q.b.
  • coentros em pó q.b.
  • pimenta Cayenne q.b.
  • sumo de limão q.b.
  • mistura de 5 pimentas q.b.
  • azeite q.b.
  • sal q.b.

Preparação:
1. Num tacho coloque um fio de azeite, a cebola e os dentes de alho picados, e deixe refogar durante 5 minutos. Junte a cenoura cortado ao cubos e deixe cozinhar mais 5 a 10 minutos.
2. Adicione o grão-de-bico e tempere com sal, pimenta, cominhos e coentros a gosto. Misture bem e deixe cozinhar uns minutos.
3. Junte a aveia e o sumo de limão, envolva bem e, se necessário rectifique os temperos.
4. Coloque o grão-de-bico num processador e triture tudo muito bem. Divida a massa em 4 porções iguais e molde os hambúrgueres.
5. Numa frigideira coloque um fio de azeite e grelhe os hambúrgueres de ambos os lados, cerca de 2 minutos, até estarem douradinhos. Sirva de imediato acompanhado de uma salada.

Acompanha-nos também em:

   

9 comentários :

  1. Eu adoro hambúrgueres de grão. Mas eu sou suspeita, pois AMO grão por si só. Estes devem ser bem bons...

    PS: Adorei a cor do puré que está ao lado! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marlene!

      O sabor é incrível, o grão-de-bico fica super saboroso com todas as especiarias... o pure que está ao lado é de batata-doce roxa. Eu apenas cozo a batata-doce a vapor, trituro e junto um pouco da água de cozedura até obter a textura que gosto!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Eu adoro grão-de-bico. Deve ser uma delícia!
    ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marilina!

      Ficaram ótimos, nunca tinha provado mas fiquei muito fã!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Vou experimentar esta receita.
    Eu não morro de amores por grão de bico, mas reconheço que é um alimento muito completo e nutritivo, por isso faço o esforço de o comer de vez em quando.
    Desta forma é mais agradável :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      O sabor é incrível, o grão-de-bico fica super saboroso com todas as especiarias... eu também não sou a maior fã de grão-de-bico do mundo, mas triturado ele fica diferente, fica um puré maravilhoso, experimenta, vais gostar tenho a certeza! :)

      Ahhhh! E depois diz-me o que achaste claro :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá!

    O sabor é incrível, o grão-de-bico fica super saboroso com todas as especiarias.

    Beijinhos

    ResponderEliminar