Pasta de Sésamo (ou Tahini)

24 de Junho de 2018

A pasta de sésamo (ou tahini) é uma pasta escura e líquida, feita essencialmente com dois ingredientes: as sementes de sésamo e um óleo, que é muito utilizada na culinária do Médio Oriente, em pratos doces ou salgados. Pode também adicionar-se sal, que confere mais sabor (e ajuda também a conservar), mas é opcional. 

O tahini é muito versátil e confere muito sabor aos alimentos! Podem por exemplo barrá-lo em algumas fatias de pão como se de manteiga se tratasse, molhos para saladas de legumes e frutas, etc. Mas também também fazer húmus (brevemente no blogue), uma entrada incrível!

Esta pasta é muito fácil (e económica) de fazer, por isso dispensem este item nas vossas compras! Basta terem sementes de sésamo, óleo, sal e um bom processador...




Pasta de Sésamo (ou Tahini)

Ingredientes:
  • 200 g de sementes de sésamo
  • 10 colheres de sopa de óleo de amendoim
  • 1 colher de chá de sal

Preparação:
1. Numa frigideira anti-aderente, coloque as sementes de sésamo e deixe cozinhar até dourar. Retire do lume e deixe arrefecer completamente.
2. Coloque as sementes num processador e triture, durante 2 a 3 minutos, até que fiquem com um aspecto granulado. Adicione o óleo e o sal, e triture durante mais 1 a 2 minutos, até obter uma pasta homogénea e oleosa.
3. Coloque a pasta de sésamo num frasco, previamente esterilizado, e conserve-a no frigorífico no máximo durante 1 mês.

Acompanha-nos também em:

   

1 comentário :

  1. Que maravilha,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar