Tarteletes de Limão e Merengue

Acho que todos os docinhos em versão mini são mais adoráveis, ainda mais deliciosos e delicados... concordam?! E é cada vez mais tentador reduzir as porções porque os almoços e jantares de Verão estão aí e temos vontade de provar de tudo... mas se forem doces convencionais, ao fim de duas fatias já desistimos... ou porque estamos demasiado satisfeitos, ou porque a "dieta" não vai permitir.

Por isso, e com a chegada do calor (esperemos que para ficar!), vou trazer receitas mais apropriadas para festinhas de Verão em versão mini, os chamados finger food. Para tal utilizei uma forma de silicone da Tupperware de mini tarteletes, que me facilitará em muito o trabalho!


Tarteletes de Limão e Merengue

Ingredientes para 20 tarteletes:
  • 1 base de massa areada
  • lemon curd caseiro q.b.
  • 2 claras
  • 150 g de açúcar
  • 50 ml de água
  • sal q.b.

Preparação:
1. Desenrole a massa areada e corte círculos usando um cortador redondo. Coloque os círculos de massa na forma de silicone da Tupperware, pique o fundo com um garfo e leve ao congelador durante 10 minutos.
2. Entretanto corte quadrados de papel vegetal e coloque-os sobre cada circulo de massa, e coloque uma colher de arroz sobre cada um deles.
3. Leve as tarteletes ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC, durante 7 a 10 minutos, até doudarem ligeiramente.
4. Retire o papel vegetal e o arroz, e leve ao forno novamente durante cerca de 5 minutos, para cozinharem por completo. Retire do forno e deixe arrefecer completamente.
5. Entretanto prepare o merengue, começando por levar ao lume o açúcar e a água. Deixe ferver até atingir ponto de estrada (110 ºC).
6. Em simultâneo, bata as claras com uma pitada de sal, até obter claras em neve e, nessa altura, adicione a calda de açúcar gradualmente, batendo sempre, durante 5 a 10 minutos, até obter um merengue consistente e brilhante. Coloque o merengue num saco de pasteleiro com um bico 1M da Wilton.
7. Recheie cada uma das tarteletes com uma colher de chá de lemon curd caseiro, e decore cada tartelete com o merengue italiano, queimando depois com o maçarico. Leve as tarteletes ao frigorífico até servir.

Acompanha-nos também em:

   

Sem comentários :

Enviar um comentário