Mexidos de Amêndoa

O meu avó fala sempre de um doce de Natal que a minha bisavó preparava quando ele era miúdo. Chama-lhe formigos e disse-me que levava açúcar, pão seco, uvas passas, amêndoas, nozes, etc. Pesquisei um pouco e achei (mal aparentemente!) que seriam mexidos, e resolvi fazer uns mexidos de amêndoa a nosso gosto, com muita amêndoa, avelãs pinhões e uvas passas!

Quando ele provou disse-me que estava muito bom mas... não era a mesma coisa! Recomendo muito os mexidos de amêndoa, são deliciosos e não muito doces (depois de ver várias receitas adaptei e cortei ao açúcar...) mas, estou a precisar de uma receita de formigos, quem tiver uma receita de família daquelas mesmo boas, e quiser partilhar é só dizer.


Mexidos de Amêndoa

Ingredientes:
  • 300 g de açúcar
  • 300 ml de água
  • 75 ml de vinho do Porto
  • 100 g de pão seco
  • 100 g de amêndoa granulada Vahiné
  • 50 g de uvas passas
  • 50 g de pinhão
  • 4 gemas
  • 1 colher de sobremesa de manteiga
  • 1 pau de canela

Preparação:
1. Num tacho junte o açúcar e a água. Deixe ferver até atingir o ponto pérola.
2. Adicione as uvas passas, os pinhões, a amêndoa, a manteiga, o vinho do Porto, o pau de canela e o pão em pedaços pequeninos. Deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo sempre.
3. Retire do lume e adicione as gemas, mexendo sempre. Leve o tacho ao lume novamente até engrossar, sem parar de mexer.
4. Retire o pau de canela, e verta o preparado numa taça. Deixe arrefecer e sirva decorado com canela a gosto.

Acompanha-nos também em:

   

1 comentário :

  1. Os mexidos estão com um bom aspecto.��

    Eu tenho visto várias receitas de mexidos, que levam ovos outras que levam leite... A receita que eu tenho foi uma das minhas cunhadas que me deu, não sei se é de família, mas é muito boa e faço todos os anos. Os mexidos ou formigos, segundo li são um doce de típico do Minho e Trás os Montes.
    Penso que esta minha receita estará mais dentro do que o seu avó fala, deixo ficar a receita aqui, talvez queira experimentar. Beijinhos e Boas Festas

    https://www.opecadodagula.com/formigos-ou-mexidos-de-natal/

    ResponderEliminar