Passadiços de Paiva

Os Passadiços de Paiva, estendem-se por 8,7 km lineares ao longo da margem esquerda do rio Paiva, no concelho de Arouca, e integram o Geoparque de Arouca. O percurso, anteriormente inacessível, demorou cerca de 10 meses a ser construído e encontra-se recheado de paisagens de cortar a respiração, descidas de água, cristais de quartzo e algumas espécies em vias de extinção na Europa.

Os acessos são efectuados pelas extremidades dos passadiços, em Espiunca ou no Areinho, ambos com praias fluviais. A meio do percurso encontra-se outra praia fluvial, a praia do Vau. O percurso pode ser feito nos dois sentidos, perfazendo pouco mais de 16 km lineares.

Em Agosto com um grupo de amigos, e de mochila às costas, fomos percorrer os passadiços com a ideia de realizar o percurso nos dois sentidos... algo que acabou por não acontecer porque, devido ao calor, à exigência do percurso e à duração do mesmo.

Efectuamos o percurso no sentido Espiunca - Areinho e para nós foi a melhor escolha porque, apesar de no fim encontrarmos a enorme e famosa escadaria, o nosso corpo já estava preparado para esse "esforço" extra, quando chegamos às escadas já estávamos aquecidos e a subida não custou tanto!

De acordo com locais, efectuar o percurso no sentido Areinho - Espiunca faz com que se deparem com a escadaria ainda a frio, sem que o vosso corpo esteja preparado, o que já originou várias lesões. Mas esta decisão fica a vosso cargo claro!

O percurso tem vários locais com sombra e podem optar por fazer um piquenique perto da praia do Vau, não esquecendo de trazer consigo o lixo gerado claro!

Um pouco mais adiante da praia do Vau, podemos encontrar uma ponte pedonal suspensa, que nos liga à outra margem, até um trilho em Alvarenga. Tenho vertigens pelo que optei por permanecer do lado de cá da ponte, apenas a observar!

Ao longo do percurso encontra também vários geossítios de interesse.

Geossítios dos Passadiços de Paiva: Garganta do Paiva (G36); Cascata das Aguieiras (G35);
Praia Fluvial do Vau (G30); Gola do Salto (G31); Falha de Espiunca (G32).

Os Passadiços de Paiva são uma obra de enorme beleza, que encaixa na perfeição sem afectar a natureza do local

Neste momento está a decorrer, próximo da extremidade do Areinho, a construção da maior ponte pedonal suspensa do mundo, que visa ligar as duas margens do rio, próxima à Garganta do Paiva e à Cascata das Aguieiras.


Recomendações:
  • compre os bilhetes com antecedência porque as entradas são limitadas;
  • de Verão inicie o percurso pela manhã, devido às altas temperaturas locais;
  • leve sapatilhas/calçado e vestuários confortáveis;
  • leve muita água consigo, porque existem apenas três pontos onde pode comprar água nas extremidades dos passadiços e na praia do Vau;
  • coloque bastante protector solar.

Os bilhetes individuais ou de grupo podem ser adquiridos através do site, algo que recomendo porque as entradas estão limitadas. Aproveito para referir que existem táxis (cerca de 15€) em ambas as extremidades, Espiunca e Areinho, e ainda na praia do Vau, para o caso de não querer efectuar o percurso completo.

Sem comentários :

Enviar um comentário