Adoro os almoços de domingo... são a altura perfeita para fazer várias entradas, preferencialmente daquelas que se comem assim, à mão... que vamos petiscando aqui e ali, enquanto colocamos a conversa em dia, enquanto relatamos as nossas semanas... adoro os domingos!
Mostrar mensagens com a etiqueta entradas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta entradas. Mostrar todas as mensagens
Folhados de Salsicha com Ervas Aromáticas
17 de Julho de 2019
Tags:
entradas
,
ervas aromáticas
,
massa folhada
,
massas
,
salsichas
,
sementes
Camembert Panado com Compota
1 de Julho de 2019
Se tiver que pensar numa das minhas entradas ou tapa favorita... será de certeza este queijo camembert panado, que vai a fritar e fica crocante por fora, derretido no centro... e tem o contraste perfeito entre o quente do queijo e a frescura de uma doce compota... desta vez confesso que fui um pouco preguiçosa. Cortei o queijo em 8 pedaços para me poupar trabalho mas, se preferirem, podem optar por pedaços mais pequenos... ficam adoráveis, e igualmente saborosos!
Empada de Atum
27 de Março de 2019
Não adoram aquelas empadas de atum que se compram nas padarias, nos hipermercados... aquelas que de caseiras pouco têm, que por norma são congeladas (e depois cozidas) mas nos sabem pela vida? Eu também adoro... por isso mesmo tentei fazer a minha versão em casa e digo-vos que não fica em nada a dever às de compra! Para além de ser bem mais recheada! Quem vai experimentar?!
Folhados de Salsicha e Cheddar
25 de Março de 2019
Adoro entradas... as entradas levam o meu coração! Elas e os jantares de tapas, porque é tão bom, mas tão bom provar um pouco de tudo não é verdade?! E de vez em quando, aos domingos, gosto de experimentar receitinhas novas, ideias que vão surgindo... e elas passam a ser as entradinhas de domingo!
Estes folhados, ao estilo hot dog folhado, foram uma ideia doida que me ocorreu... e ficaram deliciosos! O queijo cheddar é muito saboroso, não podiam ficar maus óbvio! E aquele queijo a escorrer é muito tentador não acham?!
Wrap de Frango e Legumes
18 de Março de 2019
Inspirada pelas receitinhas da Joana Roque e pelas suas ideias para almoços e jantares para muitas pessoas, experimentei estes wraps para o lanche e devo dizer que ficam ótimos! São super simples de preparar, com ingredientes bem acessíveis e ficam muito bons... seja para festas, seja para levar na marmita. Aqui deixei as quantidades para um wrap apenas, mas se quiserem fazer em maior quantidade, basta dobrarem as quantidades.
Salada de Rúcula e Burrata com Molho de Manjericão
11 de Março de 2019
Gosto imenso de queijos, apesar de não gostar daqueles mais intensos confesso... e adoro queijos italianos mais suaves como a mozzarella de búfula e a burrata. Esta última é muito parecida com a mozzarella mas é mais cremosa no interior e, na minha opinião, mais saborosa também. No outro dia andava às compras e reparei que cada vez mais se vê burrata por aí... não resisti a trazer uma comigo para experimentar uma salada simples para o jantar... o toque especial vem do molho, que fui inventando na hora e ficou delicioso! Experimentem... vale a pena!
Tags:
entradas
,
ervas aromáticas
,
especiarias
,
queijo
,
salada
,
tomate
Bolinhos/Pastéis de Bacalhau
20 de Agosto de 2018
Haverá algo mais português, mais tradicional do que um prato de bolinhos de bacalhau e uma cerveja gelada num dia de calor, ao fim da tarde?! Sim, tremoços também são uma ótima sugestão! Mas os bolinhos são caseiros, feitos com amor, carinho e muita paciência... e valem cada segundo gasto na sua confecção!
Os bolinhos de bacalhau de compra não são a mesma coisa... por norma têm mais batata do que bacalhau, não têm aquele "equilíbrio perfeito" de que tanto gostamos! Por isso mãos na massa, vamos fazer bolinhos caseiros!
Tags:
bacalhau
,
batatas
,
entradas
,
ervas aromáticas
,
especiarias
,
peixe
Camarão Salteado com Tomilho e Limão
6 de Agosto de 2017
Há dois dias por semana em que preparo as minhas marmitas (nos restantes almoço em casa) por vários motivos. Em primeiro lugar é muito mais económico e saudável também, porque sei sempre aquilo que como! Mas mais importante que tudo, faz com que evite as tentações... senão preparar o meu almoço e uma frutinha, gelatina, etc. sei que vou acabar por pecar, por comer um croissant recheado, um gelado, um crepe, etc.
E agora com o "calor" tenho preguiça de preparar refeições muito elaboradas, muito pesadas... por isso tenho recorrido muito a estes camarões, a este petisco! Que podem comer assim, como uma entrada tradicional ou, podem fazer como tenho feito, utilizando-os em saladas (coloco alface iceberg, camarões salteados, ovo cozido e molho de alho) ou em wraps (alface, tomate, milho doce, camarões alteados e maionese). São por isso muito versáteis, além de deliciosos!
Bola de Carne Rápida
1 de Agosto de 2018
Bola de carne é uma das entradas/lanche favorito cá em casa... e existem já duas receitas no blogue (Bola de Carne Deliciosa e Bola de Carne Gourmet), todas elas deliciosas, mas também trabalhosas. É necessário preparar a massa com antecedência, deixar levedar algumas horas, moldar e voltar a levedar antes de ir ao forno. Por isso resolvi experimentar uma receita que estava no caderno de receitas da minha mãe, já antiga, com uma massa que não precisa levedar. A massa fica pronta em apenas 5 minutos, sendo assim a receita mais rápida e prática de sempre!
Bruschetta de Cogumelos e Queijo de Cabra
30 de Julho de 2018
Nunca fui uma pessoa muito certinha em relação ao pequeno-almoço... tomava apenas de vez em quando, nem sempre fazia as melhores opções e por aí vai... mas ultimamente tenho gostado de preparar e fotografar os meus pequenos-almoços (que coloco no Instagram), doces ou salgados, consoante a vontade, e tem sido muito bom! Tenho criado uma rotina saudável, e hoje quero partilhar convosco uma bruschetta que fiz, para aproveitar alguns cogumelos e um pedaço de queijo de cabra que estavam perdidos no frigorífico, e ficou muitoooo boa! Tinha que partilhar!
Tags:
cogumelos
,
entradas
,
limão
,
pão
,
pequeno-almoço
,
queijo
,
queijo cabra
Cogumelos Enrolados em Bacon
19 de Fevereiro de 2018
Há alguns anos atrás a minha mãe não gostava de cogumelos, por nada deste mundo! Mas com o tempo, e fazendo uso do ditado "primeiro estranha-se, depois entranha-se", começou a gostar, a apreciar as diferentes variedades de cogumelos frescos... e volta e meia procuramos receitas diferentes. Cogumelos recheados são um clássico cá em casa, diversificamos muito nos recheios, mas confesso que nunca tínhamos feito uns tão simples, são deliciosos! Não consegui tirar fotografias ao resultado final porque, mal estes pequeninos saíram do forno, foram atacados... mas acreditem, ficam incríveis!
Camembert no Forno com Tomilho
11 de Dezembro de 2017
Quando penso em Natal, em passagem de ano, etc. penso sempre numa mesa cheia, cheia de tudo, incluindo deliciosas entradas... tantas e tão boas que, quando passamos ao bacalhau, já nem temos barriga para ele e... só queremos saltar logo para a mesa das sobremesas! E há uma entrada que eu adoro de paixão: queijo camembert gratinado no forno! É super simples e rápida de preparar, e vai desaparecer num instante também, garanto-vos que todos vão gostar!
Canapés de Brie e Chutney de Cebola Roxa
23 de Janeiro de 2017
Semana passada preparamos um delicioso chutney com cebola roxa... perfeito para combinações doces e salgadas, como por exemplo entradas, acompanhamento de carnes ou de queijos. Hoje trago-vos uma das minhas combinações favoritas. Queijo brie e chutney... pequenos canapés super fáceis e rápidos de preparar, que vão seduzir qualquer convidado... mas, pessoalmente, gosto mais de comer estas entradas ao domingo à noite, enquanto vejo um filme no sofá...
Pimentos Padrón
11 de Janeiro de 2017
Quem não conhece ainda os pimentos padrón? Um petisco tipicamente espanhol (em terras de sua majestade usam até a expressão "pimientos de padrón, unos pican y otros no!") que consiste em pequenos pimentos ao estilo roleta russa: uns são "normais", outros picam e bem... super simples de preparar e deliciosos, são uma sugestão perfeita para "apimentar" o início de uma refeição. Gosto particularmente deles acompanhados de pão da aldeia torrado.
Quem não conhece ainda os pimentos padrón? Um petisco tipicamente espanhol (em terras de sua majestade usam até a expressão "pimientos de padrón, unos pican y otros no!") que consiste em pequenos pimentos ao estilo roleta russa: uns são "normais", outros picam e bem... super simples de preparar e deliciosos, são uma sugestão perfeita para "apimentar" o início de uma refeição. Gosto particularmente deles acompanhados de pão da aldeia torrado.
A receita é bem simples... e que comece a verdadeira roleta gastronómica!
Amêndoas Torradas
O meu pai tem hipertensão e alguns problemas cardíacos pelo que o sal é quase proibido na alimentação dele. Evitámos ao máximo dar-lhe refeições com sal... e por isso as ervas aromáticas dominam o tempero dos pratos! Mas é óbvio que de vez em quando ele gosta de pecar, dias não são dias e quando a vontade aperta tem que ser!
Ao fim-de-semana os almoços são mais demorados, mais preguiçosos... estamos todos reunidos e é natural tomarmos um aperitivo antes do almoço, acompanhado de alguns petiscos e snacks... mas os snacks por norma são salgados. É muito difícil encontrar aperitivos sem sal, por isso costumo pelar e torrar amêndoas especialmente para ele! São deliciosas, crocantes e de sabor intenso e substituem na perfeição os aperitivos salgados, calóricos e nada saudáveis...
Ao fim-de-semana os almoços são mais demorados, mais preguiçosos... estamos todos reunidos e é natural tomarmos um aperitivo antes do almoço, acompanhado de alguns petiscos e snacks... mas os snacks por norma são salgados. É muito difícil encontrar aperitivos sem sal, por isso costumo pelar e torrar amêndoas especialmente para ele! São deliciosas, crocantes e de sabor intenso e substituem na perfeição os aperitivos salgados, calóricos e nada saudáveis...
Paté de Requeijão, Tomilho e Tomates Secos
Tinha um requeijão no frigorífico a aproximar-se do fim do prazo de validade e, apesar de adorar requeijão com palitos de pepino e orégãos, apetecia-me algo especial... algo diferente do habitual, para quebrar a "rotina". Gosto imenso daqueles queijos frescos com alho e ervas aromáticas, por isso decidi fazer a minha versão caseira, sem corantes ou conservantes, que ficou tão boa que eu não consegui controlar-me e tive que vir a correr partilhar convosco a receita!
Os ingredientes são muito simples e fáceis de encontrar... e, se quiserem experimentar este paté, não dispensem os tomates secos ao sol (que podem encontrar na mesma secção que os tomates enlatados e a polpa de tomate) porque fazem realmente a diferença!
Acreditem que o aspecto deste paté não lhe faz jus... ele é simplesmente delicioso, confecciona-se em menos de 5 minutos e desaparece num instante... enfim, é perfeito para almoços e jantares, ou até mesmo para um lanche mais descontraído. Foi assim que eles rapidamente desapareceram... ao lanche, enquanto via vídeos no Youtube e comia, comia, comia...
Acreditem que o aspecto deste paté não lhe faz jus... ele é simplesmente delicioso, confecciona-se em menos de 5 minutos e desaparece num instante... enfim, é perfeito para almoços e jantares, ou até mesmo para um lanche mais descontraído. Foi assim que eles rapidamente desapareceram... ao lanche, enquanto via vídeos no Youtube e comia, comia, comia...
Ovos de Codorniz Marinados
Como é bom estar de volta! Durante as últimas semanas estive ausente devido a problemas com o computador, e também alguns problemas pessoais que me roubaram um pouco a vontade de cozinhar, escrever, etc. Mas é bom estar de volta! Voltar aos velhos hábitos e rotinas, voltar aos tachos e panelas, fazer algo de que realmente gostamos e que nos realiza...
Por vezes, com o dia-a-dia, acabamos por nos esquecer do que realmente importa, acabamos por esquecer que o importante é fazer aquilo que gostamos e que, sem isso, começamos a murchar, acabamos por cair num rotina obsessiva e opressiva, que nada mais do que nos desmotivar ainda mais. E eu adoro comer e adoro cozinhar, por isso era inevitável voltar a este cantinho que tantas alegrias me traz, que tanto me ensinou, que tão boas pessoas trouxe à minha vida... por tudo isso estou eternamente grata!
Camembert de Cogumelos e Alho Panado
Adoro queijo... poderia dizer que adoro qualquer tipo de queijo, mas não seria bem assim. Gosto de queijo, mas não aprecio aqueles queijos muito fortes e característicos. Gosto de queijos mais suaves, de preferência de vaca (embora me delicie com queijo de cabra quando derretido!), daqueles amanteigados, que se desfazem na boca, que acompanham na perfeição uma fatia de pão rústico ou um belo pão-de-ló da avó...
Sou especialmente apaixonada por Brie e Camembert, dois queijos franceses de textura cremosa, quase amanteigada, e de sabor intenso que, quando quentes, deixam as minhas papilas gustativas em pleno êxtase... Quando a marca Merci Chef! me desafiou a preparar uma receita, soube de imediato que tinha que preparar uma versão mais light de uma das minhas entradas favoritas: queijo camembert panado com compota de frutos vermelhos! Assim, em vez de recorrer a uma fritura de imersão... recorri a uma mais superficial que deixa, de igual modo, o queijo derretido, guloso e a chamar por mim...
A marca apresenta-nos em Portugal duas variedades de camembert (cogumelos e mistura de pimentas e três variedades de queijo de cabra (Buchette Light, Sainte-Maure e Soignon Bûche), que podem encontrar à venda nos hipermercados Jumbo e Continente.
Folhados de Salsichas Especiais
Há receitas que se repetem... são tão simples, tão rápidas e deliciosas que acabamos por fazer delas uma espécie de cliché! Esta receita é uma adaptação de uma bem menos pretensiosa... desta vez troquei a mostarda simples por um molho de mostarda, iogurte e alho... delicioso! Uma entrada perfeita para surpreender amigos e familiares num próximo jantar... fica a dica!
Camarões Grelhados com Molho de Alho e Agriões
Não sou grande apreciadora de marisco confesso, mas não resisto a camarões (quem não gosta?) e ostras! É o único marisco que consumo (se excluirmos as delícias do mar... será que contam?!), e acho que gosto deles de qualquer forma! São simplesmente deliciosos, e muito versáteis, e o seu valor nutricional é fenomenal... neste dia saiu um entrada simples e saborosa... excelente para acompanhar uma cerveja fresquinha (para quem gostar! eu fico-me pela coca-cola).
Subscrever:
Mensagens
(
Atom
)










