Mostrar mensagens com a etiqueta massas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta massas. Mostrar todas as mensagens

Coelho Estufado com Cogumelos e Alecrim

23 de Setembro de 2019

Tive uma infância feliz. Cresci numa espécie de mini quinta, rodeada de produtos caseiros, de vários animais de estimação, e para consumo também. Porcos, galinhas (e os seus ovos maravilhosos!), perus, patos e coelhos... sempre me deliciei a brincar ao sol, no meio do campo, da terra, dos animais. E sempre valorizei o facto de termos acesso a estes produtos de qualidade.

Entretanto cresci e de todos estes tipos de carne, estranhamente, deixamos de consumir tanta carne de coelho, que é tão nutritiva e tão típica da nossa alimentação mediterrânea... pessoalmente gosto de receitas daquelas de avó sabem?! Daqueles estufados maravilhosos que ficam muito tempo a cozinhar, a ganhar gosto... como este coelho estufado com cogumelos e ervas aromáticas!

Mas hoje em dia podemos encontrar todo o tipo de receitas com coelho... feitas em lume brando, mais demoradas ou rápidas e muito práticas! Todas elas disponíveis na página Carne de Coelho - Como a Vai Cozinhar Hoje? que está repleta de sugestões deliciosas... para todos os gostos! No site podem saber mais sobre os benefícios da carne de coelho e os seus variados cortes.


Esparguette com Camarão e Molho de Alho

18 de Setembro de 2019

Camarão, limão e alho... uma combinação vencedora! Além disso, mesmo que não tenha muita experiência na cozinha, irá certamente conseguir fazer esta receita porque é muito simples, rápida e tem poucos ingredientes e de "fácil acesso", ou seja, ingredientes que temos quase sempre em casa!

É importante que utilize nesta receita um bom camarão, o maior que conseguir suporta, porque isso fará toda a diferença! Se comprar camarão congelado, como eu fiz, basta deixa a descongelar completamente antes de cozinhar.


Gratinado de Atum

4 de Setembro de 2019

Quem segue o blogue há algum tempo já deve que adoro gratinados... e ultimamente ando a experimentar de todo o tipo! Desta vez peguei numa receita favorita cá de casa e adaptei para um gratinado... e ficou tão, mas tão bom que tinha mesmo de partilhar convosco, que delícia a sério! E mais uma vez é uma receita bem simples de preparar... com a vantagem de que podem aproveitar qualquer massa cozida que tenha sobrado aí em casa!


Folhados de Salsicha com Ervas Aromáticas

17 de Julho de 2019

Adoro os almoços de domingo... são a altura perfeita para fazer várias entradas, preferencialmente daquelas que se comem assim, à mão... que vamos petiscando aqui e ali, enquanto colocamos a conversa em dia, enquanto relatamos as nossas semanas... adoro os domingos!


Macarrão à Bolonhesa Gratinado

3 de Abril de 2019

Adoro refeições de um tacho, que depois colocamos ao forno, a gratinar... para mim são as melhores refeições... aquelas de conforto, que nos aquecem o corpo e a alma. Aquelas que comemos chegar a casa, ao fim de um dia de trabalho, e ao forno (porque podem ser preparadas no dia anterior!). Sentar no sofá, comer e relaxar enquanto vemos um filme ou série... cenário de sonho!

Existem várias receitas assim aqui no blogue... Gratinado de Pescada e Alho Francês, Bife de Frango à Parmegiana, Bacalhau Espiritual com Camarão, Empadão de Pescada e Brócolos, Bacalhau no Forno com Molho Bechamel, Empadão de Peixe e Camarão, Empadão de Frango e Cogumelos, Lasanha de Carne (sem glúten), entre muitas outras... não faltam receitas para se inspirarem e terem um final de dia mais tranquilo e aconchegante também!


Empada de Atum

27 de Março de 2019

Não adoram aquelas empadas de atum que se compram nas padarias, nos hipermercados... aquelas que de caseiras pouco têm, que por norma são congeladas (e depois cozidas) mas nos sabem pela vida? Eu também adoro... por isso mesmo tentei fazer a minha versão em casa e digo-vos que não fica em nada a dever às de compra! Para além de ser bem mais recheada! Quem vai experimentar?!


Folhados de Salsicha e Cheddar

25 de Março de 2019

Adoro entradas... as entradas levam o meu coração! Elas e os jantares de tapas, porque é tão bom, mas tão bom provar um pouco de tudo não é verdade?! E de vez em quando, aos domingos, gosto de experimentar receitinhas novas, ideias que vão surgindo... e elas passam a ser as entradinhas de domingo!

Estes folhados, ao estilo hot dog folhado, foram uma ideia doida que me ocorreu... e ficaram deliciosos! O queijo cheddar é muito saboroso, não podiam ficar maus óbvio! E aquele queijo a escorrer é muito tentador não acham?!


Empada de Frango e Cogumelos

11 de Fevereiro de 2019

Adoro empadas... são perfeitas para o jantar de dias bem frios e chuvosos, porque acompanham na perfeição um creme de legumes, uma sopa bem rica. Um jantar bem prático e delicioso! Já partilhei convosco algumas receitas de empadas, mas desta vez o recheio foi frango e cogumelos porque tinha dois peitos de frango no congelador para gastar.

Para desfiar o frango utilizei uma técnica que vi muitas vezes mas que, sinceramente, não pensei que funcionasse mesmo... coloquei os dois peitos de frango numa taça e liguei a batedeira na velocidade mínima (para não sair frango a voar pela casa!) e em apenas 1 ou 2 minutos temos frango desfiado perfeito... nunca mais largo esta técnica!


Tarte de Tomate e Requeijão

7 de Janeiro de 2019

Quando a vida te dá tomates firmes, sem grande sabor... faz uma Tarte de Tomate e Requeijão, e garanto que não te vais arrepender... os tomates ganham um novo sabor, com uma combinação de sabores deliciosa, que nunca falha!

É muito importante nesta receita utilizar uma boa mandolina, de modo a conseguirem cortar o tomate em fatias bem finas. Eu uso sempre a mandolina da Borner com a lâmina de corte mais fino, e ficam sempre perfeitinhas! Outra coisa importante, é colocar as rodelas de tomate sobre papel absorvente, para retirarmos o máximo de água possível, caso contrário a tarte não ficará crocante.


Empada de Frango Cremoso

10 de Dezembro de 2018

Existe uma receita já antiga no blogue de Empada de Galinha Deliciosa. A receita é incrível, é uma empada muito saborosa, que nunca falha! Todos gostam, e foi a minha inspiração para a receita de hoje... com a diferença que esta empada serviu para aproveitamentos, uma vez mais! Eu adoro abrir o congelador, o frigorífico e ver os ingredientes que tenho, tentar pensar em receitas para os utilizar. Dessa forma, além de comermos sempre coisas diferentes, ainda evitamos o desperdício!

Desta vez tinha apenas dois peitos de frango, um pedaço de bacon, uma courgette a gritar por socorro, muitos tomates congelados (a produção deste ano da horta do meu avó foi boa!), duas bases de massa quebrada congeladas e uma lata de milho aberta... e assim se faz um jantar delicioso, que a acompanhar com um creme de legumes quentinho, é a comida de conforto perfeita para estes dias de Inverno.

O queijo cremoso da cabra Palhais dá um toque especial a esta empada! Pessoalmente adoro queijo e adoro queijos cremosos, para barrar, para cozinhar, para uma pessoa se deliciar no fundo... se, tal como eu, gostam imenso de queijos, fiquem atentos ao Instagram... novidades em breve para os nossos seguidores!


Lombinho de Porco Folhado

5 de Dezembro de 2018

Há muito tempo que o meu pai falava em carne enrolada em massa folhada, por isso decidi comprar um lombinho e experimentar... recheei com cogumelos e espinafres salteados e para primeira experiência acho que nem correu nada mal! Ficou bastante saboroso e diferente do que estamos habituados, por isso ponto positivo! A receita é muito simples, tem apenas várias etapas para preparar todos os componentes, mas vale a pena, garanto-vos!


Tarte de Bróculos

3 de Dezembro de 2018

Ultimamente as receitas aqui do blogue baseiam-se em... evacuar os legumes que chegam cá a casa e, nos últimos tempos, fomos invadidos por bróculos e espinafres, por isso preparem-se para várias receitas! Todavia prometo partilhar apenas as receitas que ficam mesmo boas, que valem muito a pena... como esta Tarte de Bróculos! Quem diria que ficaria tão boa?!



Tarte de Alho Francês, Cebola e Bacon

26 de Novembro de 2018

Não há nada mais prático para aproveitar ingredientes do que uma tarte salgada. E são especialmente adequadas, na minha opinião, agora com a chegada do frio... uma ou duas fatias de tarte e uma sopa, um creme de legumes fumegante e está o jantar pronto! Alho francês, cebola e bacon é uma das minhas combinações favoritas, não podia deixar de partilhar convosco, fica uma delícia!


Tarte de Maçã e Canela

23 de Novembro de 2018

Às vezes temos tantos assuntos na cabeça em simultâneo, que acabamos por fazer pequenas asneiras... semana passada abri acidentalmente uma lata de leite condensado, em vez de uma lata de milho doce! Por norma só utilizo o leite condensado para fazer Bolo de Bolacha, e não me apetecia nada confesso... olhei para a fruteira e vi várias maçãs bem maduras. Tinha uma embalagem de massa folhada no frigorífico. Resolvi colocar uma ideia louca em prática!

Esta Tarte de Maçã é a mais fiel... temos maçãs no creme e maçãs na cobertura! E o sabor fica incrível digo-vos já! A textura é diferente das habituais tartes com creme de pasteleiro, mas o sabor arrebata qualquer um, e é uma excelente forma de aproveitar maçãs muito maduras, visto que numa tarte apenas gastamos 6 maçãs.


Pâte Sucrée (massa para tartes doces)

9 de Abril de 2018

Quando comemos uma tarte doce queremos que todo o conjunto seja delicioso... e já nos habituamos a fazer recheios incríveis, mas por vezes a preguiça vence, e acabamos por optar por massas prontas, de compra, que são muito práticas (nunca direi o contrário, eu própria uso!) porque basta desenrolar e vamos embora! Mas desta vez quis voltar aos básicos, quis testar uma massa perfeita para tartes doces, seja para uma Tarte de Pera, Tarte de Limão e Morangos, ou até mesmo para uma Tarte Merengada ou uma simples Tarte de Morangos e Chantilly... é sempre uma receita a reter!


Salada de Atum, Cogumelos e Tomate

31 de Janeiro de 2018

Janeiro começou, e mantêm-se, com receitas mais leves, mais rápidas, mais práticas... porque cada vez mais o tempo é escasso, cada vez mais quero fazer apostas saudáveis, e quero partilhá-las com vocês. Esta salada surgiu numa noite, como tantas outras, em que não sabia o que fazer para a marmita do dia seguinte. Haviam alguns cogumelos no frigorífico, alguns tomates demasiado maduros (da horta do meu avô!) e havia (como sempre há!) atum na despesa... bastou cortar, juntar e saltear tudo para ficar uma refeição incrivelmente deliciosa... para quê complicar?!


Salada de Fusilli com Atum e Tomate

21 de Setembro de 2016

Quando o nosso trabalho é exigente, quando nos faz viajar e alterar os nossos horários de refeições, torna-se ainda mais importante comer bem, saber aquilo que comemos e como foi confeccionado! Assim sendo e, apesar dos tempo nos fugir pelos dedos, é fundamental andarmos de marmita atrás de nós, de preferência uma marmita fácil, saudável e económica.

Nada me soa mais prático do que uma salada de massa, que se pode comer fria ou quente, a que podemos juntar mil e um ingredientes, aproveitar sobras no frigorífico, ou aqueles legumes de época que imploram por serem consumidos... esta é uma das minhas versões favoritas (confesso que apenas recentemente experimentei massa com atum, nesta versão, e fiquei fã!), com atum ao natural, tomates frescos, queijo cremoso de sabor intenso e aromático, que só a Saloio nos sabe dar... o toque perfeito para a minha marmita!


Bola de Carne Gourmet

Desde que experimentei fazer em casa as típicas bolas de carne, que não passa quase um mês em que não se façam! A massa que vos apresento é ótima; fica muito fofa e saborosa e para mim é a melhor de todas… talvez se deva à levedura fresca que lhe confere um sabor mais intenso, mais profundo. Os recheios podem ser os mais variados claro… mas nós apreciamos mesmo é com charcutarias diversas, sem faltarem as sementes de linhaça para lhe dar um toque especial e crocante.

Tipicamente as bolas de carne eram confeccionadas com sobras de carnes e charcutaria ou, como em muitos casos, usando as charcutarias mais baratas, que também conferem mais sabor, mas que possuem muita gordura também… assim decidimos usar charcutarias menos gordas na última bola de carne, reduzindo em muito o teor de gordura, mas não o sabor! Experimentem, fica um pouca mais cara claro, mas vale bem a pena por vezes, e vezes não são vezes.


Ingredientes para a massa:
  • 600 a 700 g de farinha
  • 1 cubo de fermento fresco
  • 200 ml de leite meio gordo morno
  • 100 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 40 g de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de flor de sal Necton

Ingredientes:
  • 150 g de chourição
  • 150 g de bacon fatiado
  • 150 g de paio York
  • 400 g de fiambre da perna
  • orégãos secos q.b.
  • 1 colher de chá de leite meio gordo
  • 1 gema de ovo
  • sementes de linhaça q.b.

Preparação:
1. Numa taça coloque o leite, a manteiga, o açúcar e a flor de sal, misturando tudo muito bem. Adicione o fermento, desfazendo-o com as mãos, e os ovos, mexendo novamente.
2. Adicione a farinha gradualmente (pode não ser necessária toda) e amasse durante cerca de 3 a 5 minutos à mão ou no robot de cozinha, até que a massa descole das paredes e deixe de agarrar às mãos.
3. Deixe a massa repousar 5 a 10 minutos. Entretanto pré-aqueça o forno nos 150 ºC, e coloque sobre um tabuleiro de forno uma folha de papel vegetal.
4. Polvilhe a bancada com farinha e estenda a massa num rectângulo grande, distribuindo sobre ele as charcutarias e polvilhando com orégãos a gosto.
5. Enrole com cuidado a massa pelo lado mais comprido do rectângulo e aconchegue bem. Una as duas pontas, com a ajuda de um ponto de água, formando uma coroa e coloque sobre o tabuleiro.
6. Bata a gema de ovo com o leite e pincele sobre a coroa, polvilhando de seguida com as sementes de linhaça. Faça alguns golpes na coroa a toda a volta para ajudar a cozinhar.
7. Leve ao forno nos 150 ºC durante 20 a 30 minutos para levedar e, decorrido esse tempo, aumente para 180 ºC durante 25 a 30 minutos.

Acompanha-nos também em:

   

Salada de Fusilli Colorida com Frango

Neste último ano, como já tenho dito, utilizei muito a marmita devido a não ter praticamente tempo nenhum de almoçar em alguns dias e, comer apenas sandes tornou-se um tédio, já para não dizer um castigo mesmo, e comecei a optar por saladas frias de arroz e de massa. Confesso que gosto mais das saladas de arroz, como esta aqui, mas esta salada de massa ficou bastante saborosa também e, quando publiquei a fotografia dela no Instagram, várias pessoas me pediram a receita e cá está ela!

É uma salada muito simples claro, e que permite aproveitar sobras de frango assado, poupando-se tempo, dinheiro e energia também, não deixando de ser uma refeição nutritiva, com ingredientes saudáveis e variados, como se quer! Espero que gostem... e quem sabe neste novo ano não terei novas sugestões para a marmita.

Com esta receita participo no passatempo "I Love Marmita" e vou ficar a torcer muito para ganhar este livro maravilhoso e que, honestamente, me faria imensa jeito nos próximos tempos já que, em Fevereiro, se tudo correr bem, vou começar a marmitar diariamente e dicas nunca são demais!



Ingredientes:
  • 1 chávena cheia de fusilli coloridos
  • sobras de frango assado q.b.
  • 6 ovos de cordoniz cozidos
  • 3 colheres de sopa de milho doce
  • 1/2 tomate maduro
  • molho de alho e coentros Paladin q.b.
  • Segredos Margão para Massas q.b.
  • sal Necton q.b.

Preparação:
1. Num tacho com água a ferver, temperada com sal, coloque a massa fusilli e deixe-a cozer até estar al dente.
2. Quando a massa estiver cozida, escorra o excesso de água (reservando cerca de 25 ml da água da cozedura) e polvilhe-a com segredos para massas a gosto. Deixe a massa arrefecer.
3. Adicione as sobras de frango assado desfiado, o milho doce e o tomate cortado em cubos e envolva bem.
4. Numa taça junta à água de cozedura molho de alho e coentros a gosto e misture bem. Adicione o molho à salada e decore com os ovos de codorniz cortados em metades.
5. Conserve a massa no frigorífico numa caixa hermética até a transportar.

Acompanha-nos também em:

   

Tarte de Batata-Doce e Amêndoa

Mais um ano terminou... é altura de virar a página de 2013 e fazer uma retrospectiva aos últimos 12 meses... traçar metas e objetivos, sonhar mais alto, sermos mais e melhor a cada dia que passa, de nos superarmos e fazermos com que 2014 seja o ano de todas as conquistas! E a todos vocês desejo um excelente 2014... que este ano traga aquilo que desejam.

E, como manda já a tradição, o primeiro dia de cada mês é para nos reunirmos todos de volta dos tachos e panelas e cozinharmos, cozinharmos, cozinharmos... ou seja, é Dia Um... Na Cozinha. E a temática deste mês, como não podia deixar de ser, eram as iguarias de Natal e, por isso, resolvi trazer uma pequena adaptação de um doce natalício que provei este ano pela primeira vez e que adorei... as famosas azevias de batata-doce.

As azevias que eu fiz tinham este mesmo recheio da tarte que hoje vos trago, mas fiz uma pequena batota na massa... usei aquelas bases de massa já prontas que se encontram na seção dos congelados! E assim obtém azevias no forno maravilhosas, com muito pouco trabalho da vossa parte, e com todo o sabor. Além disso adicionei ao recheio amêndoas... e a combinação não podia ser melhor, o sabor é maravilhoso.

Esta versão, a tarte de batata-doce e amêndoa, é ainda mais preguiçosa do que as azevias porque nem é preciso rechear um a um os pastéis... basta uma base de massa quebrada e puff!






Ingredientes:
  • 1 base de massa quebrada fresca
  • 400 g de batata-doce descascada em cubos
  • 300 g de açúcar
  • 125 ml de água
  • 100 g de amêndoa ralada
  • 1 colher de café de canela em pó
  • raspa de 1/2 limão
  • 2 ovos
  • 1 gema
  • sal Necton q.b.
  • açúcar em pó q.b.

Preparação:
1. Num tacho leve ao lume a água e o açúcar, mexendo ocasionalmente, e deixe ferver cerca de 3 minutos.
2. Retire a calda de açúcar do lume, adicione a amêndoa ralada e a raspa de limão e reserve até arrefecer.
3. Entretanto coza a batata-doce em água a ferver temperada com uma pitada de sal.
4. Quando estiver cozida, escorra a batata-doce e reduza-a a puré utilizando o pisa-batatas da Tupperware.
5. Adicione o puré de batata-doce à calda de açúcar e misture bem.
6. Junte os ovos e a gema ligeiramente batidos e a canela em pó.
7. Coloque a massa quebrada numa tarteira de fundo amovível e pique a massa com um garfo.
8. Adicione o recheio de batata-doce e amêndoa e leve ao forno pré-aquecido nos 180 ºC até que a massa fique dourada e o recheio cozinhado. Deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó a gosto.

Acompanha-nos também em: