Panquecas Fofas de Cacau

4 de Janeiro de 2019

Adoro panquecas... e já perdi a conta a quantas vezes vos disse isso, seja aqui ou no Instagram... mas adoro mesmo! Para mim é comida de conforto, seja de Verão acompanhadas com uma bola de gelado, seja de Inverno com Nutella e frutinhas. Desta vez fiz uma versão com cacau cru e ficaram super fofinhas! O segredo está em bater as claras em castelo... faz as mais altas e fofas panquecas!


Avelãs Torradas

2 de Janeiro de 2019

É muito comum, pessoas em reeducação alimentar, consumirem frutos secos (ex.: nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, amendoins, etc.) entre as refeições. Isto porque, além de deliciosos, crocante e saciantes, os frutos secos estão repletos de vitaminas, minerais e fotoquímicos... são uma gordura saudável e super recomendada como snack!

Os meus frutos secos favoritos são as avelãs, mas eu prefiro come-las torradas e sem pele, porque ficam super crocantes, sabem a Nutella para mim! São simplesmente deliciosas e... viciantes! Por isso devem consumir com moderação!

São também um fruto seco bem caro, por isso eu gosto de comprá-las simples, sem casca, e ser eu a torrar e pelá-las, procedimento que é bem simples! Não se preocupem porque não demora tempo nenhum, e compensa muito.


Best Of... 2018

Mais um ano que começa... e aqui no blogue temos começado o ano com as minhas receitas favoritas desse ano! Todavia, este ano pensei no assunto, e achei que faria muito mais sentido começar o ano com as vossas receitas favoritas... em 2018 tivemos 96 publicações! De entre elas foi em busca das receitas mais vistas, as vossas favoritas e cá estão elas reunidas!

Para 2019 só posso desejar a todos um ano cheio de amor (o ingrediente mais importante, e que mais tem feito falta no mundo!), muita saúde, compreensão... que este seja um ano de conquistas para todos, de realizações! E claro de muitas, muitas receitas doce ou salgadas, bem ao gosto de cada um.




Acompanha-nos também em:

   

Bagel de Salmão Fumado e Queijo Creme

28 de Dezembro de 2018

Não resisto a novidades... adoro experimentar ingredientes, produtos novos! E recentemente vi que a Prozis tinha bagels mais saudáveis digamos assim. Pessoalmente não sou grande fã de bagels, mas não resisti a experimentar, num almoço mais leve (depois do Natal tem que ser!) e fresco... e a combinação de bagel, salmão e queijo creme não falha, fica uma delícia! E contrasta na perfeição com a doçura dos tomates cereja.


Mexidos de Amêndoa

26 de Dezembro de 2018

O meu avó fala sempre de um doce de Natal que a minha bisavó preparava quando ele era miúdo. Chama-lhe formigos e disse-me que levava açúcar, pão seco, uvas passas, amêndoas, nozes, etc. Pesquisei um pouco e achei (mal aparentemente!) que seriam mexidos, e resolvi fazer uns mexidos de amêndoa a nosso gosto, com muita amêndoa, avelãs pinhões e uvas passas!

Quando ele provou disse-me que estava muito bom mas... não era a mesma coisa! Recomendo muito os mexidos de amêndoa, são deliciosos e não muito doces (depois de ver várias receitas adaptei e cortei ao açúcar...) mas, estou a precisar de uma receita de formigos, quem tiver uma receita de família daquelas mesmo boas, e quiser partilhar é só dizer.


70 Receitas de Natal e Ano Novo

O Natal está quase, quase, quase a chegar! É uma das minhas épocas favoritas do ano. Adoro montar a árvore de Natal, decorar a casa, começar a comprar os presentes, colocá-los debaixo da árvore, planear o que vamos cozinhar para a noite de consoada... enfim, adoro todos os detalhes! Mas mesmo fora de casa, o Natal reina... músicas de Natal por todo o lado, decorações, pessoas a aderirem ao espírito...

E este Natal, como não podia deixar de ser, e apesar de serem dias atarefados, quero partilhar convosco algumas receitas de entradas, pratos principais e sobremesas de época, que podem fazer aí em casa para os vossos familiares e amigos, para tornar a noite ainda mais especial...

E aproveito esta deixa para desejar a todos um excelente Natal, junto daqueles que mais gostam reunidos, à volta de uma mesa, com o espírito de amizade, solidariedade, amor, paz e felicidade que caracteriza esta época! Boas festas a todos!


Entradas:




Pratos de Carne:




Pratos de Peixe:




Sobremesas:

39. Aletria


Acompanha-nos também em:

   

Leite Creme Queimado

21 de Dezembro de 2018

Gosto imenso do Leite Creme Tradicional confesso, mas gosto mais da minha versão... com um toque de baunilha, uma textura super aveludada e uma camada crocante no topo... adoro partir a camada de açúcar com a colher, adoro o contraste entre o cremoso do leite creme e o crocante, adoro este leite creme fresquinho... sabe-me pela vida! Experimentem esta versão, não se vão arrepender garanto-vos... é muito semelhante a um crème brûlée, afinal são quase da mesma família não é verdade?!


Bacalhau Espiritual

19 de Dezembro de 2018

Confesso que não sou grande apreciadora de bacalhau espiritual... fiz uma vez, há já alguns anos atrás, e cá em casa não gostamos muito da textura que o pão demolhado confere ao prato. Mas, há cerca de 1 mês, experimentei este prato no restaurante Mito, acompanhado com alho francês confitado (uma verdadeira delicia!) e fiquei rendida ao prato... então tinha que tentar, tinha que lhe dar uma segunda oportunidade...

Tentei fazer a receita mais ao nosso gosto, com o bacalhau fresco da Pescanova que eu adoro por ser mais macio, aromatizado com louro, bem temperadinho e bom molho bechamel caseiro. E realmente ficou uma delícia! Contínuo a gostar mais de Bacalhau Gratinado (a minha receita favorita!) mas rendi-me ao Bacalhau Espiritual, finalmente.


Arroz Doce

17 de Dezembro de 2018

Lembro-me de ter uns 5 ou 6 anos e pedir à minha mãe para fazer arroz doce. É uma sobremesa que ela nem sequer gosta... e por isso não sabia muito bem como fazer, mas lá tentou a sua versão! E lembro-me que detestei. Por isso, sempre que me perguntam, respondo que não gosto de arroz doce, mas na realidade nem sei se posso dizer que provei (desculpa mãe!)... e quando vi a receita da Rita, uma receita de família, da avó dela, tive que experimentar.

E confesso que arroz doce até nem é nada mau! Não será certamente a minha receita de Natal favorita, mas realmente esta versão é muito boa... o arroz fica muito cremoso e não é exageradamente doce. Se calhar é questão para dizer "primeiro estranha-se, depois entranha-se".


Leite Creme Tradicional

14 de Dezembro de 2018

Adoro sobremesas, quem me conhece sabe! Mas não gosto delas extremamente doces. Gosto de sobremesas com sabor, para além do açúcar. Por isso o leite creme que fazemos cá em casa não é nada doce, como costumam ser todos os outros que já provei, e eu pessoalmente prefiro assim!

Apesar de ter menos açúcar, fica super cremoso, aveludado na boca e saboroso, graças ao limão e à canela, tão tradicionais nesta época do ano! Para mim Natal cheira a canela... concordam?!