Ovos Mexidos com Alheira de Caça

18 de Fevereiro de 2019

Eu sei que a fotografia não é a mais atractiva, que pode não convidar muito a fazer a receita... mas isto é vida real, nem sempre as coisas correm de feição! Mas esta receita fica tão maravilhosa que, ainda que a fotografia não seja o ideal, eu queria partilhar convosco. Estes ovos mexidos ficam bem macios, cremosos e muito saborosos! São perfeitos para um brunch em casa, basta acompanhar com pão rústico torrado, um café e um sumo de laranja natural e tem aí o começo perfeito para o fim-de-semana!

Para mim o segredo desta receita é fazer os ovos mexidos em lume médio baixo, para eles não ficaram secos e sem graça. E também a qualidade da alheira claro! Utilizei uma alheira de caça que gostamos muito cá em casa da Eurofumeiro. Não é nada fácil de encontrar devo dizer-vos; até agora só encontrei no El Corte Inglês e ela é ótima... cheia de carne, sem grandes gorduras!


Puré de Manga e Cenoura

15 de Fevereiro de 2019

Neste blogue há de tudo como no mercado... há receitas gulosas para os mais lambareiros, há receitas tradicionais e de família, há receitas saudáveis... e estes purés de fruta além de saudáveis e deliciosos, são perfeitos para combater aquele desejo de doces! Volta e meio experimento uma ou outra combinação diferente. Já tivemos Puré de Maçã e Canela e Puré de Pera e Baunilha, ambos deliciosos... hoje temos Puré de Manga e Cenoura, uma combinação que me pareceu muito certa. Sumo de manga e cenoura é ótimo, o puré tinha que ser também não é verdade?!



40 Receitas para o Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados está à porta... e nada melhor do que surpreender a sua cara metade! E que tal um jantar romântico em casa, longe de tudo? Uma mesa bem decorada (com velas claro!), comida caseira deliciosa e um bom vinho... pois bem, para ajudar na preparação desse jantar trago-vos 40 receitas de entradas, pratos principais e sobremesas super fáceis de preparar, e que vão ser sucesso garantido nesta celebração!

E a ideia aplica-se a elas e a eles também... meninos, peguem nos aventais e ponham mãos à obra! Certamente serão apreciados e recompensados pela surpresa, ela vai adorar!



Entradas:


Pratos Principais:


Sobremesas:

Acompanha-nos também em:

   

Empada de Frango e Cogumelos

11 de Fevereiro de 2019

Adoro empadas... são perfeitas para o jantar de dias bem frios e chuvosos, porque acompanham na perfeição um creme de legumes, uma sopa bem rica. Um jantar bem prático e delicioso! Já partilhei convosco algumas receitas de empadas, mas desta vez o recheio foi frango e cogumelos porque tinha dois peitos de frango no congelador para gastar.

Para desfiar o frango utilizei uma técnica que vi muitas vezes mas que, sinceramente, não pensei que funcionasse mesmo... coloquei os dois peitos de frango numa taça e liguei a batedeira na velocidade mínima (para não sair frango a voar pela casa!) e em apenas 1 ou 2 minutos temos frango desfiado perfeito... nunca mais largo esta técnica!


Tarte de Chocolate e Manteiga de Amendoim

8 de Fevereiro de 2019

Estava sentada na secretária ao computador a trabalhar quando, de repente, me deu uma vontade repentina de comer algo... com chocolate! Ocorreu-me que ando há meses para fazer uma experiência, mas esquecia-me sempre... então corri para a cozinha. Tinha todos os ingredientes de que precisava por isso pus as mãos na massa!

E assim nasceu esta tarte super gulosa (e não muito doce, como eu gosto!). Para a base da tarte utilizei algumas bolachas de aveia que tinha "a sobrar". Mas podem usar qualquer bolacha da vossa preferência: bolachas Maria, bolachas com pepitas de chocolate ou até mesmo Oreo. Vai ficar deliciosa de qualquer jeito garanto-vos!


Coxas de Frango com Alho e Ervas

6 de Fevereiro de 2019

Não sei se alguém se recorda, mas há uns anos atrás houve uma marca que lançou umas saquetas onde colocávamos as coxas de frango com um preparado em pó de alho e ervas aromáticas. O frango ficava a cozinhar no forno, dentro de um saco de plástico próprio para o efeito, e ficava muito suculento e saboroso... alguém se recorda disso?

Pois bem, sempre adorei esse frango então tentei reproduzir esse preparado de alho e ervas cá em casa, numa versão mais saudável (nada de processados!) e sem plásticos porque eles agora são o novo vilão da sociedade dizem! Apenas eu acho que o problema não são os plásticos mas sim o facto de as pessoas não terem civismo suficiente para os colocar no lixo?! Enfim, devaneios meus...

O facto é que o frango ficou delicioso! Com temperos tão simples, tão acessíveis... a minha mãe diz que ficou ainda melhor do que com o preparado de saquetas e eu acredito. É daquelas receitas de ter sempre à mão sabem? Demoram 5 minutos (se tanto!) a preparar o frango, e depois é só colocar ao forno. Podem preparar tudo de véspera e depois é só desfrutar!


Bróculos com Molho Branco

4 de Fevereiro de 2019

Bróculos têm sido o legume mais utilizado em receitas aqui no blogue nos últimos tempos! Isto porque nada se desperdiça! Se a vida te der bróculos vais ter que usar a criatividade... e nos últimos tempos já fizemos Brócolos Gratinados com Atum, Empadão de Pescada e Bróculos, Tarte de Bróculos, Bróculos Salteados, Creme de Bróculos e Tomilho e Bacalhau no Forno, mas ainda não tinha partilhado como faço os Bróculos com Molho Branco, ou com molho bechamel convosco. Falha grave! Porque é muito simples de preparar (dá até para deixar adiantado e depois é só colocar ao forno!) e é um acompanhamento muito saboroso, de peixe ou carne.


Mousse de Chocolate e Coco (com Claras)

1 de Fevereiro de 2019

Aos pouquinhos as claras que sobraram dos doces de Natal vão desaparecendo do congelador. Cá em casa detestamos desperdício, por isso cada clara que não é utilizada na receita é colocada numa caixa hermética e congelada. Nos últimos dias já partilhei algumas receitas convosco como o Bolo Tigre com Chocolate, a Omelete de Queijo, as Papas de Aveia Cremosas ou até mesmo a Pavlova de Morangos.

Desta vez apetecia-me mousse de chocolate... apetecia-me mesmo muito! Porque estive mais de uma semana a recuperar de uma pseudo gastroenterite... mas tinha que ser uma mousse leve para não piorar a situação! Achei que as claras seriam perfeitas então. Estava um pouco receosa de como ia ficar confesso... e a meio pareceu-me que não ia funcionar! Por isso, se acharem isso, esqueçam! Porque tudo vai dar certo e vão obter uma mousse incrivelmente aerada, pouco doce, de sabor suave a chocolate... que dá vontade de comer tudo na hora! Prometo.


Bacalhau Espiritual com Camarão

30 de Janeiro de 2019

A primeira vez que comi Bacalhau Espiritual não gostei. Mas aqui há umas semanas dei-lhe uma segunda oportunidade, tentei fazer a receita mais ao meu gosto e o resultado foi muito bom... tão bom que esta semana quis repetir, mas apeteceu-me adicionar-lhe um extra: camarões! Adoro camarão... quem não gosta afinal de contas?! São deliciosos, dão um toque especial a qualquer prato... e este bacalhau não seria excepção.


Crepe de Ovo com Morangos Macerados

28 de Janeiro de 2019

Este ano tenho feito o esforço extra para tomar pequeno-almoço diariamente. Não tem sido fácil confesso, mas acho que tenho feito um bom trabalho até. Acho que falhei um ou dois dias apenas, o que para mim já é uma vitória! Tenho procurado variar também e tentar coisas novas. Desta vez experimentei fazer uns crepes mais saudáveis, que fossem bem práticos porque de manhã não queremos perder muito tempo na cozinha...

E assim surgiu um crepe simples, rápido e delicioso, ao qual podem juntar os vossos toppings favoritos! Eu adoro Nutella e morangos, nada a fazer... fazemos crepes saudáveis para depois colocar Nutella, a vida é mesmo assim... é vida real gente!


Dominó - Tasca Japonesa ● Leça da Palmeira

Foi com muita boa disposição e expectativa que recebi um convite da Zomato para conhecer, em primeira mão, num Zomato Foodie Meet Up, o novo espaço Dominó - Tasca Japonesa, em Leça da Palmeira. Espaço esse que inaugurou ao público ontem, dia 25 de Janeiro, com toda a pompa e circunstância.

Confesso que não conhecia o espaço antigo, em Matosinhos. Tinha ouvido falar maravilhas dele, mas nunca o visitei, por isso estava super curiosa com tudo! O ambiente, a decoração, a carta renovada, as sobremesas (sim, sou dessas!), etc. O novo espaço tem dois ambientes. Mal entramos temos um ambiente mais descontraído para beber um cocktail ao fim da tarde e petiscar (e para menus de almoço) algo antes do jantar. Depois segue-se um espaço perfeito para jantar (com serviço à carta), com entrada, pratos principais e sobremesas claro!

Primeiro espaço, para menus de almoço e petiscos.

Decoração do tecto do primeiro espaço.

Bolo Zebra com Chocolate

25 de Janeiro de 2019

Depois do Natal as claras amontoam-se no frigorífico... gosto sempre de ter algumas receitas à mão de semear para as aproveitar, nada de desperdícios! Por isso resolvi fazer um bolo com claras, que já não fazia há muito tempo! E cobri-lo com uma ganache de chocolate rica, porque afinal de contas nós merecemos!

Este bolo é delicioso, é um clássico afinal de contas, mas adaptado... para que possamos aproveitar as claras! A sua textura é bem fofa e esponjosa diria... é delicioso no próprio dia e no seguinte mas, se sentirem que fica "seco" com facilidade, basta colocar 5 a 10 segundos no micro-ondas e um milagre acontece: bolo fofinho, morno com cobertura de chocolate derretida... haverá algo melhor?!

Se precisarem tenho aqui no blogue muitas outras receitas para aproveitar claras AQUI.


Creme de Barrar de Speculoos

18 de Janeiro de 2019

Para mim na época natalícia tem que haver bolachas Speculoos em casa... são deliciosas, e para mim sabem a Natal, sabem a inverno à frente da lareira, sabem a uma tarde chuvosa a ver um filmezinho com uma chávena de chá fumegante e estas bolachinhas! Para quem não conhece, Speculoos são umas bolachas tradicionais de especiarias, muito características da época natalícia, na Bélgica e na Holanda. São deliciosas... e existem também cremes para barrar destas bolachas. Mas eu acho-os tão caros, que resolvi tentar fazer o meu próprio creme de barrar e deu muito certo!

Este creme é muito rápido e fácil de fazer, fica simplesmente delicioso... dá vontade de comer à colher acreditem... é maravilhoso para dias de TPM meninas! Ahhh e aguenta fora do frigorífico, em perfeitas condições, durante cerca de 1 mês... se conseguirem que dure tanto tempo!


Cogumelos Salteados com Limão e Ervas

16 de Janeiro de 2019

Uma boa quantidade de cogumelos frescos estava no frigorífico a pedir para serem utilizados já, então resolvi fazer um acompanhamento bem simples para o jantar, para acompanhar uns bifinhos de frango grelhados com arroz branco... cogumelos salteados! São deliciosos e muito simples de preparar... é impressionante como algo tão simples funciona tão bem: cogumelos com ervas aromáticas e limão!


Brócolos Gratinados com Atum

14 de Janeiro de 2019

Cada vez mais, no dia-a-dia precisamos de receitas práticas! Porque temos sempre muitos afazeres, muitos compromissos e nem sempre tempo para cozinhar... ultimamente tenho recorrido muito aos brócolos salteados confesso. Faço em "quantidade industrial", coloco-os num recipiente de vidro no frigorífico e vou utilizando aqui e ali... há dias usei-os num Empadão de Pescada e Brócolos, e hoje num delicioso gratinado.


Mousse de Oreo

11 de Janeiro de 2019

Esta mousse é uma das minhas sobremesas favoritas, de tão simples que é... apenas 3 ingredientes são necessários para preparar esta sobremesa divinal, e apenas 5 minutos do vosso precioso tempo, prometo! Testem em vossas casas e digam-me se tenho, ou não, razão!


Empadão de Pescada e Bróculos

9 de Janeiro de 2019

Empadão é das melhores receitas de Inverno, para mim! É uma refeição quentinha, bem reconfortante, que podemos ou não acompanhar com uma salada fresca, consoante a vontade... aqui no blogue já temos várias receitas de empadão: Empadão de Peixe e Camarão, Empadão de Carne e Cogumelos, Empadão de Salmão e Espinafres, e Empadão de Atum e Legumes.

Desta vez o empadão tem brócolos também porque sobraram alguns bróculos salteados, que foram o acompanhamento de outra refeição. Decidi então adicioná-los ao empadão e ficou uma delícia! Esta é a prova de que podemos aproveitar tudo! Não existem desculpas, há sempre forma de transformar sobras em refeições deliciosas... e eu tenho adorado pensar nessas opções confesso.


Tarte de Tomate e Requeijão

7 de Janeiro de 2019

Quando a vida te dá tomates firmes, sem grande sabor... faz uma Tarte de Tomate e Requeijão, e garanto que não te vais arrepender... os tomates ganham um novo sabor, com uma combinação de sabores deliciosa, que nunca falha!

É muito importante nesta receita utilizar uma boa mandolina, de modo a conseguirem cortar o tomate em fatias bem finas. Eu uso sempre a mandolina da Borner com a lâmina de corte mais fino, e ficam sempre perfeitinhas! Outra coisa importante, é colocar as rodelas de tomate sobre papel absorvente, para retirarmos o máximo de água possível, caso contrário a tarte não ficará crocante.


Panquecas Fofas de Cacau

4 de Janeiro de 2019

Adoro panquecas... e já perdi a conta a quantas vezes vos disse isso, seja aqui ou no Instagram... mas adoro mesmo! Para mim é comida de conforto, seja de Verão acompanhadas com uma bola de gelado, seja de Inverno com Nutella e frutinhas. Desta vez fiz uma versão com cacau cru e ficaram super fofinhas! O segredo está em bater as claras em castelo... faz as mais altas e fofas panquecas!


Avelãs Torradas

2 de Janeiro de 2019

É muito comum, pessoas em reeducação alimentar, consumirem frutos secos (ex.: nozes, amêndoas, avelãs, pinhões, amendoins, etc.) entre as refeições. Isto porque, além de deliciosos, crocante e saciantes, os frutos secos estão repletos de vitaminas, minerais e fotoquímicos... são uma gordura saudável e super recomendada como snack!

Os meus frutos secos favoritos são as avelãs, mas eu prefiro come-las torradas e sem pele, porque ficam super crocantes, sabem a Nutella para mim! São simplesmente deliciosas e... viciantes! Por isso devem consumir com moderação!

São também um fruto seco bem caro, por isso eu gosto de comprá-las simples, sem casca, e ser eu a torrar e pelá-las, procedimento que é bem simples! Não se preocupem porque não demora tempo nenhum, e compensa muito.