Confesso que não sou grande apreciadora de bacalhau espiritual... fiz uma vez, há já alguns anos atrás, e cá em casa não gostamos muito da textura que o pão demolhado confere ao prato. Mas, há cerca de 1 mês, experimentei este prato no restaurante Mito, acompanhado com alho francês confitado (uma verdadeira delicia!) e fiquei rendida ao prato... então tinha que tentar, tinha que lhe dar uma segunda oportunidade...
Tentei fazer a receita mais ao nosso gosto, com o bacalhau fresco da Pescanova que eu adoro por ser mais macio, aromatizado com louro, bem temperadinho e bom molho bechamel caseiro. E realmente ficou uma delícia! Contínuo a gostar mais de Bacalhau Gratinado (a minha receita favorita!) mas rendi-me ao Bacalhau Espiritual, finalmente.
Bacalhau Espiritual
Ingredientes:
- 400 g de bacalhau desfiado Pescanova
- 1 cenoura grande
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 3 pães secos
- noz moscada q.b.
- mistura de 5 pimentas q.b.
- sal q.b.
- azeite q.b.
- 300 ml de molho bechamel caseiro
- 50 g de queijo mozzarella ralado
Preparação:
1. Num tacho leve ao lume a cebola em rodelas meia lua, o alho picado e as folhas de louro, com um fio de azeite, e deixe refogar. Adicione a cenoura ralada e deixe cozinhar durante 2 minutos.
2. Junte o bacalhau, misture bem e deixe cozinhar por 5 a 10 minutos, até a água evaporar.
3. Entretanto numa taça coloque o pão a demolhar com bastante leite. Retire o excesso de leite e desfaça o pão dentro do tacho. Misture bem.
4. Adicione metade do molho bechamel, tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto e envolva. Deixe apurar 2 a 3 minutos e retire do lume.
5. Coloque o bacalhau num tabuleiro de forno e cubra com o restante molho bechamel. Polvilhe o queijo ralado e leve-o ao forno, pré-aquecido nos 200 ºC, durante cerca de 15 a 20 minutos, até gratinar.
Acompanha-nos também em:
Adoro bacalhau à espiritual. Mas não me ajeito a fazer!
ResponderEliminarBeijinhos
Não sou fã mas com esse aspeto sou menina para dar mais uma oportunidade!!
ResponderEliminarÓtima sugestão
ResponderEliminarOlá.... e esse alho francês confitado que falou? Já experimentou fazer?
ResponderEliminarOlá Cristina!
EliminarNão, nunca experimentei confesso!
Ele era confitado (em azeite creio) e depois caramelizado.
Beijinhos