Esta é certamente uma das vantagens de se ter um forno a lenha cá em casa... puder preparar pratos deliciosos como este. Mas tenho que admitir que, embora desta vez não tenha corrido tão bem como da primeira que experimentei, o segredo do sucesso deste prato está, sem dúvida no molho.
A receita que apresento foi uma fusão de várias que encontrei aqui e ali na internet, mas posso dizer que o molho para o leitão fica, de aparência e sabor, muito parecido com o verdadeiro leitão da Bairrada. Eu não gosto de picante, logo não provei o molho! Mas diz quem comeu e se lambuzou que é igualzinho, não falha!
Mas deixemos-nos de conversa e passemos ao que interessa... a receita! A receita faz parte do blogue há já algum tempo... mas da última vez que a fiz alterei algumas quantidades e melhorei os ingredientes e a preparação, por isso aqui fica uma deliciosa atualização.
Ingredientes:
- 6/7 kg de leitão fresco
- 300 g de banha de porco
- 5 folhas de louro
- 25 dentes de alho picados
- 50 g de vinho branco
- pimenta branca q.b.
- pimenta de Cayenne q.b.
- sal q.b.
Preparação:
1. Coloque o leitão numa bacia com água, limão cortado em quarto e um bocado de vinho branco. Deixe-o assim algumas horas.
2. Retire o leitão da água e seque-o muito bem com papel absorvente. Coloque-o numa assadeira.
3. Num fervedor coloque 50 g de vinho branco, a banha de porco, os dentes de alho picados, e as folhas de louro. Leve ao lume até a banha derreter e tempere com sal e pimenta a gosto.
4. Adicione a pimenta Cayenne, deixe o molho engrossar e apurar e retire do lume.
4. Adicione a pimenta Cayenne, deixe o molho engrossar e apurar e retire do lume.
5. Pincele o leitão com o molho, tendo o cuidado de colocar a parte com a pele virada para baixo primeiro.
6. Leve ao forno durante cerca de 1 hora e 30 minutos, virando o leitão a meio da cozedura, ficando a pele virada para cima, para que fique estaladiça.
7. Corte-o em pedaços, pincele novamente com o molho e sirva de imediato com rodelas de laranja, batatas fritas e salada.
Ai Leitão, adorooooooooooo
ResponderEliminarvou experimentar conserteza...
Obrigado pela partilha...
jinhos e bom ano 2013
adoro leitao tb tenho um forno a lanha e tb ou melhor o marido tb faz o teu esta de agua na boca ja pega um bocado hehe bjs e feliz ano novo
ResponderEliminarEu adoro leitão e ainda por cima vivo perto da boa zona do leitão da Bairrada :) E posso te dizer que o teu leitão ficou com um aspecto bem delicioso, a pele parece estar bem crocante!
ResponderEliminarBeijinhos*
hummm delicia amiga ..boa semana
ResponderEliminarEste é um dos meus pratos preferidos, infelizmente é raro comer.
ResponderEliminarBeijocas
Que leitão maravilhoso!
ResponderEliminarbeijinhos
paula
http://1toquedecanela.blogspot.pt
Um feliz 2013 com muitas coisas boas
ResponderEliminarQue prato lindo e deve ter ficado delicioso
beijos
Ficou com belo aspecto, gabo-te a "pachorra" eu tenho forno, mas só o usei 2 vezes, e agora com o pequenito nem penso nisso, pk dá trabalho e tempo lol. Ficou suberbo, parabens!!
ResponderEliminarOlá.
ResponderEliminarMuito legal, gostei muito do seu blog, parabéns.
"Que esse ano seja o nosso melhor"
Até mais
Olá Bárbara,
ResponderEliminarrealmente é um privilégio ter um forno à lenha o
sabor dos pratos ficam mais delicioso, seu leitão ficou com um aspecto tentador!
Beijos, Feliz 2013!
Olá!
ResponderEliminarFicou com um aspecto fabuloso!!!
Não conhecia o blogue, mas gostei imenso! já adicionei aos favoritos!
Aproveito para fazer um convite, em jeito de pedido, para fazer uma visita no meu ;)
E se gostar não esquecer de adicionar!!!
http://sudelicia.blogspot.pt
Está com um aspeto muito apetitoso.
ResponderEliminarDeliciosa receita!
ResponderEliminarPara quem não tiver forno a lenha em casa, deixo-vos aqui uma recomendação de um sítio onde assam por encomenda. Para mim é onde fazem o melhor leitão, e já provei muitos!
http://www.argeleitoes.com
Depois de ler esta receita atentamente detetei uma falha, no ponto 5 acho que se deve ler com o "peito" e não com a "pele" virada para baixo...pele existe em todo o leitão....correto?
ResponderEliminarOlá!
EliminarAgradeço imenso o gesto :) realmente poderia ser uma falha, mas não é porque no caso eu assei apenas 1/4 de leitão. A ideia, que posso não ter explicado muito bem e por isso gosto sempre que me digam o que acharam, é que a parte da pele seja a última a cozinhar, para que fique bem crocante e suculenta :)
No caso de um leitão inteiro o ideal será cozinhar de ambos os lados, se for assado inteiro, tendo o cuidado de no final o deixar de barriga para baixo, por assim dizer, de modo que todo ele fique crocante, com a pele estaladiça como é costume as pessoas gostarem.
Espero ter conseguido ajudar!
Beijinhos
Percebi que o ponto 3 e 4 vc utiliza para fazer um molho para então passar no leitão. Na maioria das receitas que vi, costumam utilizar a mesma receita, contudo, ao invés de levar ao lume, costumam colocar dentro do porco, costura-lo e somente retirar o excesso (obviamente depois dessa pasta derreter devido ao calor) no final.
ResponderEliminarPretendo fazer o porco (18 kg) em fogão de lenha, porém aberto, ao invés de costura-lo. acredita que se fizer conforme vc fez... derretendo o molho e passando nele... que o tempero vai pegar. Será?
Olá Marcos!
EliminarTambém já tinha ouvido falar em cozer o leitão, no então, como geralmente não o cozinho inteiro faço assim, e acho até assim deve ficar mais crocante a pele e tudo o mais.
Sim, eu fui pincelando o leitão enquanto ele cozinhava e resultou, ficou bom :) espero ter ajudado!
Beijinhos
Sou da Mealhada e o meu avô foi assador durante anos. às vezes ainda assa cá em casa. Ele coloca o molho dentro do leitão. Quando acaba de assar, retira e guarda numa caixa de plastico. Pode ser usado depois durante muito tempo guardado no frigorifico. Mas não o voltem a usar ou misturar com molho novo para assar outro leitão! E sim, o segredo está mesmo no molho. Adoro e não me farto!
ResponderEliminarOlá!
EliminarEu não coloco dentro por como somos poucos cá em casa tem que ser 1/4 do leitão apenas :) mas realmente é mais prático e deve ficar uma delícia também... adoro leitão hihihi
Beijinhos
Assei leitoes para clients (Portugueses) em Sydney num forno que fiz no meu quintal.Por mim o molho/massa base de alho untava-om por for a pondo a maior parte dentro da barriga e cosendom com uma guitar pinha um varao longo de aco inoxe que prefurava o leitao do fundo ao cimo o qual tinha espetos curvos que o seguravam para nao rodar a porta do forno tinha um rasgo onde saia para for a o qual rodava de posicao cada meia hora este period sempre embrulhado em prata...cerca de 1.1/2 dependia do peso mas nunca mais que dez kilos...depois tirava-o para lhe tirar a prata e restava mais entre 15 a 20 minutos ouvindo se a pele a crestar...Que beleza...!....Nunca tive reclamacao nem pelo gusto nem por estar mal assado!
ResponderEliminarQue bom aspecto, vou fazer esta receita, ja fiz esta receita de Porco assado à Ribatejana e recomendo, uma delicia
ResponderEliminarGosto tanto de leitão assado!!!
ResponderEliminarhttp://deaprendizachef.blogspot.pt/
boa tarde! qual e a temperatura do forno? obrigada pela partilha
ResponderEliminarOlá Rute!
EliminarEu faço o leitão cá em casa em forno a lenha, pelo que dizer-lhe uma temperatura é complicado. Mas experimente com 180-200 ºC ;)
Beijinhos
Já viram também estas receitas?
ResponderEliminarDeve estar delicioso , não ponho en dúvida!
ResponderEliminarMas de certeza que não é leitão à bairrada...
Bom dia,
EliminarNão é leitão da Bairrada tem razão, é leitão à moda da Bairrada. Basta ler o título da receita para ver isso :)