Ando sempre em busca de receitas para puder aproveitar as claras que se acumulam cá em casa... e já existem várias receitas que eu adoro e que já partilhei no blogue como, por exemplo, Bolo Tigre, Mousse de Chocolate, Pavlova de Morangos, Marshmallows sem Açúcar, Charlotte de Chocolate, etc. Mas ultimamente tenho usado e abusado de uma receita que ainda não tinha partilhado... uma tortilha, feita com claras e ovos, que fica simplesmente maravilhosa!
Esta tortilha pode servir de base para várias refeições de marmita, porque se come muito bem quente ou fria, e podem aproveitar inúmeros ingredientes que tenham no frigorífico! Vários tipos de legumes (courgette, couve-coração, cenoura, milho, cogumelos, etc.), carnes (frango desfiado, carne picada, bacon, chouriço, etc.) ou peixes (delícias do mar, atum, etc.) e criar a vossa própria tortilha... ficará igualmente deliciosa e vai-vos permitir reduzir o desperdício certamente.
Sem dúvida uma das minhas receitas favoritas do momento, esta versão italiana fica fenomenal... de sabor fresco e intenso, macia e húmida, é a refeição perfeita para levar comigo para o trabalho. A melhor parte é que fica pronta num instante e podem comê-la quente ou fria!
Ingredientes para 1 ou 2 pessoas:
- 5 claras
- 3 ovos caseiros
- 1 cebola
- 10 tomates cereja
- 10 folhas de manjericão fresco Aromáticas Vivas
- 1 colher de sopa de leite meio gordo
- queijo mozzarella ralado q.b.
- óleo de coco MyProtein q.b.
- ervas de Provence Margão q.b.
- mistura de 5 pimentas Margão q.b.
- sal q.b.
Preparação:
1. Unte uma frigideira anti-aderente com o óleo de coco e deixe-a aquecer em lume médio.
2. Entretanto corte a cebola em rodelas meia lua e coloque-a na frigideira. Deixe refogar durante 2 minutos. Adicione os tomates cereja, cortados em metades, e deixe refogar mais 2 minutos.
3. Numa taça coloque os ovos, as claras e o leite, e bata ligeiramente com um garfo e tempere com sal, pimenta e ervas de Provence a gosto.
4. Verta os ovos sobre a frigideira e adicione as folhas de manjericão fresco. Tape a frigideira e deixe cozinhar durante 5 minutos em lume baixo.
5. Polvilhe a tortilha com queijo ralado a gosto, e leve-a ao forno pré-aquecido nos 180 ºC durante uns minutos, até a tortilha cozinhar por completo e o queijo gratinar.
Adoro. Ca em casa costumo fazer várias vezes. Ficou super apetitosa.
ResponderEliminarBeijinhos
http://nacozinhacomafilipa.blogspot.pt
Olá Filipa!
EliminarSem dúvida, fica ótima e permite aproveitar claras e outros legumes, peixes e carnes :)
Beijinhos
O aspecto está delicioso e como eu adoro este tipo de pratos com uma salada, ficaria muito feliz com esta frittata na frente :)
ResponderEliminarBeijinhos ...
Guloso qb
Olá Carla!
EliminarEstamos em sintonia então! :) uma salada de pepino e tomate e esta tortilha e eu sou uma rapariga super feliz!
Beijinhos
excelente aspecto :)
ResponderEliminarBlog LopesCa | Facebook
Olá!
EliminarQue bom que gostaste!
Fica uma maravilha posso garantir :)
Beijinhos
Adorei a receita ;) mas é mesmo necessário levar ao forno? É que o meu é pequeno e também não tenho frigideiras próprias de ir ao forno.
ResponderEliminarOlá!
EliminarQue bom que gostou!
Pode "não levar ao forno", mas terá então que deixar a frittata a cozinhar depois em lume muito brando, no fogão, tapada com a tampa de uma panela ou tacho grande. Desta forma vai criar ali uma cozedura a vapor, que irá cozinhar na totalidade a frittata :) vai demorar é um pouco mais de tempo, mas ficará igualmente deliciosa!
Beijinhos
É uma boa receita para quando abrir um pacote de claras! Nunca fiz frittata, mas não posso deixar escapar a oportunidade :D
ResponderEliminarOlá!
EliminarQue bom que gostaste!
Sim, é perfeita para aproveitar claras, seja sobras de receitas, seja das claras de pacote, para evitar o desperdício! E fica muito boa quente ou fria, eu adoro! :)
Beijinhos
Olá!
ResponderEliminarQue bom que gostaste!
Fica uma maravilha posso garantir :)
Beijinhos