Devem recordar-se que, quando publiquei as receitas de Bolo de Laranja e Bolo de Ananás Caramelizado, vos ter dito que tinha ainda muitas ideias para variações deste bolo, isto porque, em equipa vencedora não se mexe! Pois bem, hoje trago-vos mais uma dessas variações...
Mas, desta vez, não caramelizei a banana... confesso que o tentei fazer, mas o resultado não foi nada bonito de se ver, literalmente, apesar de o sabor estar espectacular! Por isso, numa segunda tentativa, optei por fazer uma calda de caramelo (do género da calda daqueles gelados de uma certa cadeira de fast food, que nós adoramos!) para acompanhar as bananas bem maduras do topo do bolo... o resultado está à vista... um bolo de cores bem bonitas e outonais, sabor intenso e textura aveludada. E pronto, está tudo dito!
Bolo de Banana e Caramelo
Ingredientes:
- 125 g farinha
- 100 g açúcar
- 125 ml de óleo de amendoim
- 100 g de banana
- 2 ovos
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de extracto de baunilha caseiro
Ingredientes para a cobertura:
- 2 bananas maduras
- 100 g de açúcar
- 50 ml de água
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de natas
Preparação:
1. Comece por preparar a cobertura, levando ao lume a água e o açúcar. Deixe ferver até que o açúcar se dissolva completamente.
2. Quando a calda atingir uma cor âmbar, adicione a manteiga fria e as natas e misture tudo muito bem, até obter uma calda de caramelo.
3. Unte uma forma de 21 cm de diâmetro com manteiga. Verta a calda de caramelo e disponha as duas bananas descascadas e cortadas em metades. Reserve.
4. Entretanto numa taça coloque a farinha, previamente peneirada, o açúcar e o fermento em pó e misture bem.
5. Noutra taça misture o óleo vegetal, os ovos, a banana (previamente esmagada com um garfo) e o extracto de baunilha. Adicione os ingredientes líquidos aos secos e envolva delicadamente até obter uma massa homogénea.
6. Verta a massa sobre a forma e leve o bolo ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC, durante cerca de 20 a 25 minutos (faça o teste do palito).
7. Deixe o bolo repousar 5 minutos antes de desenformar e sirva morno ou frio, acompanhado de uma bola de gelado de baunilha.
Esse bolo ficou bem guloso.
ResponderEliminarBeijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/ovos-mexidos-com-alheira-vegetariana.html
Olá Clara!
EliminarQue bom que gostaste!
Beijinhos
Foi uma ótima solução, porque o bolo ficou mesmo muito bonito :)
ResponderEliminarOlá!
EliminarQue bom que gostaste! Ficou bonito e delicioso!
Beijinhos
Uau que lindo bolo! Tenho que experimentar fazer, parabéns! bjs
ResponderEliminarhttp://www.iguaria.com/
Olá Alcidia!
EliminarQue bom que gostaste!
Quando experimentar partilhe connosco as fotografias!
Beijinhos
Essa receita é muito boa, parabéns!
ResponderEliminarOlá Alexandra!
EliminarObrigada, que bom que gostou! :)
Beijinhos
Posso trocar o óleo de amendoim por outra coisa ? Óleo de girassol? Ou este dá um.sabor de amendoim? O que posso substituir ou agregar junto ao óleo de girassol? Outra coisa as colheres de nata como posso substituir?
ResponderEliminarOlá Alexandra!
EliminarPode substituir o óleo de amendoim por outro da sua preferência. Eu apenas uso o de amendoim por ser mais saudável. Pode usar de girassol também por exemplo! As natas pode retirar da receita mesmo, e obtém um caramelo :) usei as natas para ficar mais tipo toffee, que eu adoro!
Espero ter ajudado!
Beijinhos