Extracto de Baunilha Caseiro

Extracto de baunilha é um dos ingredientes fundamentais cá em casa! É utilizado em inúmeras receitas e, quando dou por ela já consegui esvaziar mais um frasco num ápice... além de ser um produto processado, acaba por fica dispendioso, pelo que decidi pegar em algumas vagens de baunilha, comprar uma garrafa de vodka e tentar fazer o meu próprio extracto. Tenho utilizado este extracto em várias receitas que tenho partilhado convosco: Naked Cake de Chocolate e CarameloBolo de Abacaxi CaramelizadoNaked Cake de Chocolate, Cereja e Framboesa, entre muitas outras!

O pior ao longo de todo o processo é a paciência... esperar pacientemente durante 3 meses que o extracto fique pronto foi um autêntico calvário para mim! Estava tão ansiosa por experimentar que, dia sim dia não, ia espreitar o frasco, ver a evolução da cor e do odor... e quando por fim o experimentei tudo valeu a pena! É evidente que devem começar a prepará-lo com bastante antecedência, mas vale cada minuto de espera!

À medida que se for consumindo podem ir adicionando mais vodka. E, se utilizarem as sementes de alguma vagem de baunilha, não inutilizem a vagem em si, coloquem-na na garrafa para terem um stock continuo. O extracto estará pronto a consumir ao fim de cerca de 3 meses, quando tiver um cheiro e sabor intenso a baunilha!

Todavia sempre que tiverem vagens de baunilha podem adicioná-las ao extracto, e ir acrescentando vodka à medida que forem precisando. Não deitem fora vagens a que retiraram as sementes! Coloquem-nas na garrafa do vosso extracto e aproveitem ao máximo as suas propriedades.


Extracto de Baunilha Caseiro

Ingredientes:
  • 700 ml de vodka
  • 8 vagens de baunilha
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavado

Preparação:
1. Abra as vagens de baunilha ao meio e raspe as sementes. Coloque tudo num garrafa de vidro, juntamente com o açúcar.
2. Adicione o vodka, de modo que cubra as vagens de baunilha. Feche a garrafa e agite bem.
3. Guarde a garrafa num local escuro e fresco durante 3 meses antes de usar. Idealmente agite o conteúdo da garrafa semanalmente.

Acompanha-nos também em:

   

11 comentários :

  1. Belíssima ideia para oferecer no Natal como prenda.
    Levo comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/11/segundas-sem-carne-e-uma-ovos-mexidos.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clara!

      Ora nem mais, até para oferecer é uma prenda maravilhosa!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. É um óptimo presente de Natal ;)
    Beijinhos!!!
    Bimby Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tânia!

      Ora nem mais, até para oferecer é uma prenda maravilhosa!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu uso muito, é verdade que num ápice uma pessoa acaba com um daqueles frasquinhos minúsculos! Tenho de experimentar essa versão caseira :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      É verdade, cá em casa também se usa imenso. Eu ainda comprava os frascos de 100 ml, mas mesmo esses duravam pouco e são caritos também... então comecei a fazer o meu próprio extracto.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá Emília!

    Sim, pode já começar a preparar os frascos, por mais meses a ganhar gosto não se perde, muito pelo contrário! E é uma prenda maravilhosa, cheia de amor!


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá este extracto nao dá para fazer só com acucar baunilhado a vagem de baunilha é muito cara.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosa!

      Se fizer com açúcar baunilha será apenas vodka com açúcar, visto que não haverá extracção de essência alguma, apenas a mistura de 2 ingredientes. O que recomendo é que fique atenta a promoções. Eu comprei as vagens que uso em promoção no lidl e como o extracto dura muito, acaba por compensar muito! Porque não temos que passar a vida a ir comprar, vamos sempre reabastecendo o nosso!

      Beijinhos

      Eliminar