Sugestões de Halloween

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é um evento tradicional e cultural que se alastrou um pouco por todo o mundo, e que tem especial importância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. Atualmente esta celebração conta com fantasias e costumes, repletos de bruxas, vampiros, gatos pretos, fantasmas, monstros e aranhas… num dia especial principalmente para as crianças que saem para pedir “doces ou travessuras” de porta em porta.

É o evento perfeito para celebrar com os mais novos... na cozinha! A altura ideal para prepararem deliciosos petiscos assustadores, verdadeiramente horripilantes, de deixar os cabelos em pé... tais como estas sugestões que vos trago hoje... buuuhhh!


Bolo de Cenoura com Brigadeiro

Mais um ano de blogue, mais um bolo de aniversário... mas este ano não fiz grandes inovações confesso! Esta não foi uma semana fácil. Estou com uma pseudo gastroenterite e agora, quis o destino, que apanha-se uma valente constipação também! Por isso, para celebrar este dia especial, o bolo é modesto mas delicioso... não se deixem enganar!

Eu adoro bolo de cenoura... e este é especial porque tem uma cobertura generosa de brigadeiro e alguns mini brigadeiros a decorar! O bolo ficou bem tosco porque não fui paciente... e coloquei os brigadeiros com a cobertura ainda morna então tudo parece estar a "derreter" um pouco, e na realidade está. Esta é a prova de que incidentes na cozinha acontecem, e está tudo bem! Não há mal nenhum e acontecem a toda a gente... bem, não acontecem a quem não cozinha apenas!

Palavras para quê?! Não há muito a dizer... é incrível ver a evolução em 8 anos quer em termos de experiência na cozinha, quer em termos de blogue, de maturidade, etc. e é incrível também como o tempo voa, como nem damos pela sua passagem quase... lembro-me perfeitamente onde estava, como estava tudo há 8 anos atrás, e parece que foi ontem! OBRIGADA a todos os que continuam desse lado, a todos os que se juntaram entretanto e acompanham diariamente este cantinho!

Este foi um ano particularmente especial porque consegui recuperar a consistência do blogue, voltei a ganhar amor pela cozinha, pelos tachos e panelas... foi um ano de mudança de vida e de mindset, e estou muito grata por isso!


Creme Brulée de Coco

Recentemente fui jantar a um restaurante mexicano no Porto que tinha como sobremesa um creme brulée de coco que estava maravilhoso... cremoso, aveludado, com o toque do coco e o crocante da casquinha de açúcar queimado. Soube na hora que tinha que experimentar em casa... e aqui está a receita, igualmente maravilhosa! O desafio aqui é comerem apenas uma taça...


Esparguete à Carbonara

Há duas semanas quando estive em Coimbra comi uma massa fresca à carbonara maravilhosa, num verdadeiro restaurante italiano que descobrimos lá, Il Tartufo! Uma italiana de gema (que poucas palavras de português falava!) preparava a massa fresca à nossa frente... e não resisti a provar a sugestão que ela me deu! Até porque eu adoro carbonara... além de deliciosa, é super simples e rápida de preparar!

Na escolha dos ingredientes convém terem dois cuidados. O bacon deve ser de ótima qualidade porque o resultado final vai depender disso claro, quão melhor o vosso bacon, mais saboroso e rico o vosso carbonara! Eu escolho sempre o bacon da Primor, quem me conhece já sabe. E também devem usar queijo parmesão fresco, ralado na hora... porque o sabor nem tem comparação!


Pimentos Padrón

Quem não conhece ainda os pimentos padrón? Um petisco tipicamente espanhol (em terras de sua majestade usam até a expressão "pimientos de padrón, unos pican y otros no!") que consiste em pequenos pimentos ao estilo roleta russa: uns são "normais", outros picam e bem... super simples de preparar e deliciosos, são uma sugestão perfeita para "apimentar" o início de uma refeição. Gosto particularmente deles acompanhados de pão da aldeia torrado.

A receita é bem simples... e que comece a verdadeira roleta gastronómica! Podem comer os pimentos padrón assim simples, ou podem adicioná-los a outros pratos. Eu adoro nos ovos rotos, uma tapa típica espanhola, por exemplo.


Bolo Mousse de Chocolate e Laranja

Imagine um bolo de chocolate tipo mousse, bem cremoso e intenso... com um toque de laranja! E por cima uma generosa colherada de chantilly caseiro... uma verdadeira tentação para saborear uma e outra vez, porque este bolo (ainda por cima!) não é enjoativo. É um dos bolos favoritos cá em casa, em particular o favorito da minha mãe... por ela fazia um destes todas as semanas, sem excepção!


Pão Integral com Nozes

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Pão. Um alimento de todos os dias, que (quase) todos adoramos, e sem o qual não passamos. Quem resiste a uma bela torrada com manteiga ao pequeno-almoço?! Eu não consigo! E se for um pão mais especial, com nozes... que ao torrar ficar ainda mais deliciosas e crocantes... com manteiga a derreter, salgadinha... aiiiii! Já estão a imaginar o quão bom é este pão não já?! A única coisa que mudava nesta receita seria... dobrar a quantidade de nozes! Por isso atualizei as quantidades, e temos duas chávenas de nozes em vez de uma, para vossa (e minha) felicidade.


Gnocchis à Bolonhesa

Nunca tinha experimentado gnocchis... fui às compras e encontrei-os ali e pareceu-me bem trazê-los comigo, tentar experimentar algo novo porque é fácil cair na rotina e preparar quase sempre os mesmos pratos. E eu adoro experimentar coisas novas! Nem sempre foi assim claro, mas agora é! E acho preferível provar e não gostar, mas dar uma chance, do que nunca provar e ficar na dúvida. E ainda bem que trouxe estes gnocchis para casa comigo...

Esta é uma receita obrigatória, têm que experimentar! E nada de queijo parmesão já ralado por favor... comprem um triângulo de parmesão e ralem na hora, faz toda a diferença! Sejam felizes, na cozinha e na vida, permitam-se experimentar algo novo sempre!


Viagem a Coimbra - Parte 1

Cada vez mais gosto de viajar... e cada vez mais percebo que há muito para visitar, para conhecer aqui em Portugal... e, falha minha, não conhecia muito de Coimbra... apenas conhecia a Quinta das Lágrimas, famosa pela mais bela história de amor portuguesa!

A viagem até Coimbra foi feita de comboio, por cerca de 20-25€ ida e volta. Esta viagem demora pouco mais de 1 hora a partir do Porto e vale a pena ir apreciando a paisagem!

Hostel Serenata

Para pernoitar optei pelo Hostel Serenata que fica no centro da zona antiga da cidade, mesmo no Largo da Sé Velha, e a 5 minutos a pé da Universidade de Coimbra! O edifício do século XX onde hoje fica o hostel, foi em tempos o instituto da maternidade Bissaya Barreto e posteriormente o Conservatório de Música. Um hostel que une vida, cultura e música!


O localização do hostel permitiu-me deslocar facilmente pela cidade, sem recorrer a transportes públicos ou táxi. Encontra-se a cerca de 10 minutos a pé da estação de comboios.



Balls de Tâmaras, Cacau e Coco

Há algumas semanas atrás fiz umas Balls de Avelã, Aveia e Manteiga de Amendoim que ficaram muito boas, perfeitas para levar na carteira e ir comendo durante o dia se a fome apertar, e não quisermos perder a cabeça por bolos e bolinhos por aí... são umas bolas energéticas cheias de coisas boas, doces q.b. e do tamanho de uma dentada!

A embalagem de tâmaras que comprei na altura trazia 20 tâmaras, por isso ode experimentar fazer outra receita, desta vez com cacau e coco! Claro que podem simplesmente dobrar, triplicar, quadruplicar cada receita! Mas eu adoro experimentar combinações novas... e esta ganhou o meu coração, por ser um pouco mais gulosa (ainda) que a anterior!

Estas balls são perfeitas em qualquer altura do dia, como pré ou pós treino ou até para matar aquela vontade de algo doce, aquele desejo por um snack! São muito nutritivas pelo que podem consumi-las sem peso de consciência, desde que com moderação claro...


20 Receitas de Bolos de Aniversário

Outubro é um mês muito especial... é o mês de aniversário do blogue! Facto que me inspirou a percorrer as receitas aqui do blogue em busca dos meus bolos de aniversário favoritos. Bolos esses bem tradicionais que, apesar de eu achar os bolos de cake design muito bonitos (e quem os faz, pessoas muito talentosas!), eu sou uma eterna amante dos bolos tradicionais... aqueles bolos de decoração bem caseira, bem simples que requer apenas açúcar em pó, alguns frutos secos, um saco de pasteleiro e a nossa criatividade e amor... espero que gostem, tanto quanto eu!