Nunca tinha feito ou provado Pudim de Pão. Mas tinha uma receita guardada (da Olívia, da Alquimia dos Tachos) já há muitos meses para me inspirar, para quando ganhasse coragem de o fazer... ou para quando tivéssemos um isolamento, e houvesse pão seco em abundância! O ingrediente estrela deste pudim!
Como disse, este pudim é perfeito para aproveitar sobras de pão! Trata-se de um pudim mais denso, cremoso e aveludado que, apesar de ser saboroso, não conseguiu ainda destronar os meus pudins favoritos! E, como a Páscoa se aproxima, e toda a inspiração é bem-vinda, sugiro que espreitem também as receitas de Pudim Francês, Pudim de Amêndoa e Pudim de Bolacha Maria.
Pudim de Pão
(adaptação de Alquimia dos Tachos)
Ingredientes:
- 500 ml de leite meio gordo
- 125 g de pão seco
- 100 g de açúcar
- 25 g de manteiga
- 3 ovos
- 1 colher de sopa de vinho do Porto
- 1 casca de limão
- caramelo líquido q.b.
Preparação:
1. Coloque o leite a aquecer, juntamente com a casca de limão, até ferver.
2. Corte o pão aos pedaços e verta o leite (retire a casca de limão) quente sobre ele. Deixe repousar durante uns minutos, para que o pão absorva o líquido.
3. Adicione a manteiga, o vinho do Porto, o açúcar e os ovos. Misture e triture tudo com a varinha mágica até obter um creme homogéneo.
4. Entretanto unte uma forma de pudim com o caramelo líquido.
5. Verta a mistura para a forma de pudim, cubra com papel de alumínio e tape bem a forma. Leve o pudim a cozinhar num tacho em banho Maria, durante cerca de 1 hora, até o pudim estar firme.
6. Deixe arrefecer completamente, e leve ao frigorífico durante a noite.
7. Para desenformar coloque a forma de pudim num tacho com água quente durante alguns minutos.
Ficou um belo pudim , e além de se aproveitar pão também leva poucos ovos.
ResponderEliminarBom fim de semana
tb fiz um esta semana mas nao é o mesmo o teu ficou mt bonito bjs
ResponderEliminar