Pudim Francês

Hoje trago-vos um pedaço de mim, um pedaço de família, de memórias e momentos... uma receita de pudim de família, uma receita da minha avó, que passou para a mim mãe, e que passa agora para mim. E alguns podem até dizer "mas isso não é pudim francês!", mas é o nome da receita da minha avó (muitos podem chamar-lhe pudim de ovos, claro!), é assim que ela lhe chama e é assim que vamos continuar a chamar... ela tem uma receita também de um pudim francês mesmo, o famoso Pudim Flan.

Seja qual for o nome que esta sobremesa possa ter, digo apenas que é deliciosa! É o meu pudim favorito, não há nenhum que lhe chegue sequer aos calcanhares, e é também muito fácil de fazer. Tem poucos ingredientes, e basicamente é só misturar tudo, colocar na forma e cozinhar em banho-Maria... e depois é só desfrutar! Espero que gostem da receita, ela foi muito pedida quando partilhada no Instagram.




Pudim Francês

Ingredientes:
  • 12 ovos
  • 500 ml de leite meio gordo
  • 400 g de açúcar
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • vinho do Porto q.b. (ou sumo de laranja)
  • caramelo líquido q.b.

Preparação:
1. Numa taça coloque os ovos e o açúcar e misture com uma vara de arames.
2. Dissolva o amido de milho num pouco de leite. Adicione o leite e o vinho do Porto a gosto ao preparado anterior, e misture bem.
3. Unte a forma de pudim com o caramelo líquido. Verto o preparado na forma, cubra-a bem com papel de alumínio e coloque a tampa. Coloque-a num tacho com a água quente para cozinhar em banho-Maria durante cerca de 1 hora, até que o pudim fique firme nas bordas e meio balançado no meio.
4. Assim que arrefecer coloque-o no frigorífico no mínimo umas 6 horas para solidificar. Desenforme e sirva de imediato, bem fresco.

Acompanha-nos também em:

   

10 comentários :

  1. Olá!
    Que lindo ficou o pudim. Apetece correr para a cozinha, fazer e comer.
    Gosto deste arco-íris. Vou voltar.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa!

      Que bom que gostou!
      Depois diga-nos o que achou :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Era tb o pudim da minha mãe , ainda hoje o faço é delicioso obg.

    ResponderEliminar
  3. Olá, Bárbara

    Gosto muito de pudins. Não há nada como receitas familiares.
    Belo pudim.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clara!

      É verdade, nada chega às receitinhas de família :)

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Olá, que grata surpresa achar esta receita. Minha avó fazia este pudim com este nome e a mesma forma. Só que não nos deixou a receita por escrito.Vou fazer e sentir se tem o mesmo sabor. Obrigada pela boa lembrança.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra!

      Espero que esta receita lhe relembre a receita da sua avó. Não há nada melhor do que traze-las de novo para a nossa lembrança com pequenas receitas :)

      Beijinhos

      Eliminar