Mini Panquecas Americanas

Quem me conhece sabe que eu adoro panquecas! São um dos meus pequenos-almoços e lanches favoritos... são deliciosas simples, com mel ou acompanhadas de compota, creme de chocolate e avelãs, frutinhas de época... enfim! As combinações são infinitas... todas elas deliciosas!

A receita de mini panquecas correu a Internet durante o isolamento, como cereais de pequeno-almoço! Algo que me deixou de água na boca... mas eu adoro panquecas americanas! Aquelas panquecas fofas e húmidas, mais altas. Então peguei na minha receita favorita de panquecas americanas e coloquei mãos à obra.


Tarte de Chocolate e Morangos

Quem não gosta de uma bela tarte de chocolate e morangos?! Eu adoro! Aliás eu adoro qualquer receita com chocolate... é um dos nossos ingredientes favoritos cá em casa, e quase todas as sobremesas que faço incluem chocolate!

No Domingo cheguei do trabalho, um pouco antes da hora do almoço, e apetecia-me uma sobremesa. Mas a verdade é que não me tinha programado para a fazer! Não me apetecia ir pesquisar ou procurar inspiração... faltava meia hora para irmos almoçar e queria algo rápido, que ficasse fresco a tempo de comermos logo que o almoço terminasse. E assim nasceu esta Tarte de Chocolate e Morangos.

Abri os armários e encontrei um pacote de bolachas Maria a meio. No frigorífico um pacote de natas a meio. Na despensa meia tablete de chocolate de culinária. Não sei se acontece apenas comigo, mas detesto coisas abertas, porque não quero esquecer-me delas e que se estraguem! Por isso juntei tudo e fiz a receita de tarte de chocolate e morangos mais rápida de sempre... em apenas 30 MINUTOS!


Pão Sem Amassar

Aos poucos a nossa nova normalidade é instaurada, e a vida começa a seguir o seu curso. Apesar de ter sido difícil ficar "presa" em casa durante tantos dias, acho que aprendemos muito com o estado de emergência que vivemos. Aprendemos a ocupar o nosso tempo de outras formas, aprendemos a valorizar as pequenas coisas da vida, os pequenos passeios, os abraços, a família e amigos... aprendemos a valorizar a rotina!

E durante estes dias aprendemos a fazer pão sem amassar com a Filipa Gomes! Não era costume fazer pão em casa... confesso que nunca levei grande jeito para a coisa. Mas depois de experimentar a receita da Filipa fiquei entusiasmada! Ajustei quantidades, ajustei a preparação e o resultado foi um pão delicioso, com uma crosta incrível... que partilho convosco, para que possam saborear um pão caseiro simples com manteiga quentinho, agora no fim-de-semana.


Mini Red Velvet Cakes - Especial Dia da Mãe

Maio começa com chuva e vento... o Inverno contínua, o que por um lado é bom! Se os dias se mantiverem frios e chuvosos, as pessoas não têm tanta vontade de sair de casa, e minimiza-se o contacto social. Se a minha bisavó ainda fosse vida diria que tudo acontece por uma razão...

Dentro de dias celebra-se o Dia da Mãe! Bem sei que será um dia diferente... sem os habituais abraços, beijos e carinhos... mas podemos celebrar na mesma, com amor! E não há maior prova de amor do que cozinhar para aqueles que gostamos. Nada melhor do que oferecer um pedaço de amor, um pedaço de bolo... e o bolo tem que ser bem especial, afinal de contas é para a MÃE!

A minha sugestão para o Dia da Mãe é uma receita de bolo red velvet rápido e fácil, num formato bem diferente e especial, decorado a preceito com creme de queijo (que podem substituir por queijo mascarpone!) e frutos vermelhos.


Mousse de 2 Chocolates

Esta semana partilhei convosco 20 receitas para aproveitar as claras que sobraram na Páscoa. Mais que isso, partilhei as minhas receitas favoritas com claras! Porque cá em casa nada se desperdiça, tudo se transforma em algo novo e delicioso... como esta mousse de chocolate, que surgiu de "sobras" de outras receitas por assim dizer.

Nesta mousse usei claras e dois pedaços de chocolate perdidos na despensa, chocolate brando e chocolate de culinária. Mas podem improvisar, alterar e usar o chocolate que mais gostam ou que têm disponível. A textura da mousse é incrível... fica muito areada, leve e viciante!


20 Receitas com Claras

Espero que a vossa Páscoa tenha sido maravilhosa tendo em conta a situação actual que vivemos. Como falei noutra publicação, acho importante marcar as datas especiais, valorizar o facto de estarmos vivos e de saúde, apesar de um pouco mais longe! Mas hoje em dia o longe faz-se perto com as redes sociais e toda a tecnologia de que dispomos!

Mas depois destas épocas festivas, sobram sempre muitas claras! A doçaria portuguesa é deliciosa e muito rica em ovos (por norma gemas!), açúcar e frutos secos. Mas nada se desperdiça e eu adoro ter claras "acumuladas" no congelador... por isso hoje trago-vos as minhas receitas favoritas com claras.




Rabanadas com Doce de Ovos

Eu gosto de comida de conforto, de comida que nos aconchega o corpo e a alma, e na maioria das vezes essa comida tem lactose, glúten e açúcar! Porque a vida são dois dias, e eu quero que esses dias sejam doces e bem recheados.

Um dos meus doces festivos favorito são as rabanadas! Tinha algum pão de rabanadas no congelador (no Natal compro sempre a mais e depois congelo!) e doce de ovos no frigorífico e decidi improvisar uma versão de rabanadas de Páscoa, cobertas de doce de ovos... uma verdadeira delícia! Usei doce de ovos caseiro, mas podem (e devem!) fazer o vosso em casa, encontram uma receita AQUI.


Pão-de-ló Húmido de Chocolate

Uma das minhas receitas de Páscoa favoritas é o pão-de-ló húmido... não consigo resistir! É uma daquelas receitas que, depois de começar, é praticamente impossível parar! Fiz quantidade para uma forma de 21 centímetros de diâmetro, todavia podem dobrar a quantidade e usar uma forma de 26 ou 28 centímetros. O importante é usarem cacau de qualidade, quão melhor a qualidade do vosso cacau (não é chocolate em pó, é cacau mesmo!) mais saboroso vai ser o vosso pão-de-ló.


70 Receitas de Páscoa

Este ano a Páscoa será diferente. Ficará para sempre na memória de todos nós, embora não pelos melhores motivos. Há quem opte por não a celebrar, mas eu sou da opinião de que devemos fazer o oposto. Devemos preparar tudo, com a maior normalidade possível e celebrar com os nossos, ainda que à distância, através de telemóveis, telefones, computadores... porque nestes tempos difíceis, mais do que nunca, precisamos de motivos para celebrar. E não há maior ou melhor motivo do que estarmos vivos e de saúde!

A Páscoa está quase, quase, quase a chegar e, por isso mesmo, preparei uma lista com várias opções para a sua mesa, com receitas bem portuguesas, bem tradicionais, com direito a entradas, pratos principais e muitas sobremesas! A não esquecer claro a caça os ovos de chocolate e as amêndoas, para miúdos e graúdos...



Entradas:




Pratos Principais:




Sobremesas:

51. Aletria

Pudim de Pão

Nunca tinha feito ou provado Pudim de Pão. Mas tinha uma receita guardada (da Olívia, da Alquimia dos Tachos) já há muitos meses para me inspirar, para quando ganhasse coragem de o fazer... ou para quando tivéssemos um isolamento, e houvesse pão seco em abundância! O ingrediente estrela deste pudim!

Como disse, este pudim é perfeito para aproveitar sobras de pão! Trata-se de um pudim mais denso, cremoso e aveludado que, apesar de ser saboroso, não conseguiu ainda destronar os meus pudins favoritos! E, como a Páscoa se aproxima, e toda a inspiração é bem-vinda, sugiro que espreitem também as receitas de Pudim Francês, Pudim de Amêndoa e Pudim de Bolacha Maria.


Filetes de Peixe Gato

Os Filetes de Pescada da minha mãe são deliciosos! A receita já está cá no blogue há uns 2 anos e é sempre um sucesso, uma das receitas mais vistas de sempre. Mas é uma receita perfeitamente adaptável ao peixe que gostarem mais, que tiverem disponível, etc. Na semana passada fizemos estes filetes usando a mesma receita! Adaptei apenas às quantidades de peixe que iria utilizar. Ou seja, aí em casa podem e devem inspirar-se, aproveitando os ingredientes que têm à mão.

Estes são uns dos meus filetes de peixe favoritos... o peixe gato (também conhecido como Panga ou Pangasius) é tão macio, tão suave, tão branquinho... que é impossível não gostar! Ficam absolutamente deliciosos, têm mesmo que experimentar!


50 Bolos e Sobremesas com até 5 Ingredientes

Esta semana reuni 50 receitas de pratos de carne, peixe e vegetarianos e vocês gostaram muito e acharam útil como inspiração para o isolamento social que vivemos, devido ao COVID-19. Por isso, decidir reunir mais 50 receitas mas desta vez com bolos e sobremesa deliciosas com até 5 ingredientes apenas!

Nestes 5 ingredientes não contabilizei temperos, especiarias, fermento, extracto de baunilha e água. Senão tiverem algum dos ingredientes das receitas podem (e devem!) substituir por outro que gostem ou que tenham em casa! Esta é a hora de experimentar, de inventar um pouco e deixar a imaginação fluir!

Espero de coração que gostem, e que vos ajude neste período difícil da nossa história que, apesar de tudo, VAI PASSAR!

* temperos, especiarias, fermento, extracto de baunilha e água não serão considerados para os 5 ingredientes



50 Pratos Principais com até 7 Ingredientes

Devido ao COVID-19 e ao isolamento voluntário ou não, que muitas pessoas estão a fazer neste momento, tenho recebido cada vez mais mensagens a pedir receitas com poucos e simples ingredientes, do dia-a-dia mesmo que todos possam fazer em casa! Assim sendo reuni 50 receitas com até 7 ingredientes, perfeitas para este momento que vivemos... não contabilizei nos sete ingredientes o azeite, vinagre, água, temperos (sal, pimentas e ervas aromáticas) ou especiarias que possamos usar para aromatizar. 

Senão tiverem algum dos ingredientes das receitas podem (e devem!) substituir por outro que gostem ou que tenham em casa! Esta é a hora de experimentar, de inventar um pouco e deixar a imaginação fluir. Usem e abusem dos temperos e especiarias que tiverem em casa. Senão tiverem bacalhau usem pescada, peixe gato, atum, etc. Senão tiverem carne de vaca podem substituir por frango, coelho, porco, etc. Acho que já perceberam a ideia!

Espero de coração que gostem, e que vos ajude neste período difícil da nossa história que, apesar de tudo, VAI PASSAR!

* azeite, vinagre, água, temperos e especiarias não serão consideradas para os 7 ingredientes


10. Macarrão à Bolonhesa Gratinado
11. Empada de Atum
12. Wrap de Frango e Legumes
13. Gratinado de Pescada e Alho Francês
14. Bife de Frango à Parmegiana
15. Ovos Mexidos com Alheira
16. Empada de Frango e Cogumelos
17. Salada de Feijão Frade e Atum
18. Omelete de Queijo (vegetariana)
19. Bolinhos/Pastéis de Bacalhau
20. Bacalhau à Gomes Sá
21. Frango Estufado com Cogumelos
22. Hambúrgueres de Grão-de-Bico e Beterraba (vegetariana)
23. Panados de Frango no Forno
24. Almôndegas no Forno
25. Salada de Atum, Cogumelos e Tomate
26. Bacalhau Gratinado com Camarão
27. Feijoada de Argolas de Lulas
28. Hambúrgueres de Grão-de-Bico (vegetariana)
29. Esparguete à Bolonhesa
30. Bacalhau com Broa
31. Hambúrgueres Gourmet
32. Pescada Gratinada
33. Bife de Atum Grelhado com Cebolada
34. Bolonhesa de Lentilhas (vegetariana)
35. Salada de Fusilli com Atum e Tomate
36. Mimos de Pescada Enrolados em Bacon
38. Empadão de Salmão e Espinafres
39. Pizza de Peru, Cebola e Mozzarella
40. Bacalhau Espiritual com Camarão
41. Arroz de Pato
42. Arroz de Pescada à Algarvia
43. Salada de Polvo e Grão-de-Bico
44. Wrap de Requeijão, Tomate e Pepino (vegetariana)
45. Filetes de Pescada
46. Salada de Fusilli com Frango
47. Salmão Assado com Molho de Mostarda
48. Panados com Parmesão e Ervas Aromáticas
49. Quiche Lorraine (sem natas)
50. Bife com Molho de Café

Bolo de Requeijão e Ananás

Já perdi a conta à quantidade de vezes que vos disse que adoro bolos com requeijão... não ficam a saber a queijo prometo! E têm a melhor textura de sempre. São bolos que retém a humidade, ficam incríveis... e este deve ser um dos meus favoritos, fica bem guloso! E atenção porque eu nem sequer sou fã de ananás (é uma fruta muito ácida para mim, fico com a boca repleta de aftas na hora!).


Waffles de Claras e Iogurte com Mirtilos

Acho que não preciso falar sobre a situação actual do país e do mundo. O coronavírus invadiu as notícias, as televisões, as redes sociais... e a frase de ordem é FIQUE EM CASA! Já todos sabem disso, e isso fica à consciência de cada um claro. Eu concordo, acho que deveria ser feito mais que isso aliás, mas isso são outros quinhentos...

Ficar em casa para mim não é complicado. Sempre fui uma pessoa mais "caseirinha" que arranja sempre que fazer, que tem sempre com que se ocupar, que tem sempre novas ideias ou projectos a fervilhar! Por isso estes dias de isolamento (porque estou na minha quinzena de férias) têm sido bem tranquilos. Tenho aproveitado para descansar muito, para ver filmes e séries, para arrumar e descansar!

E tenho aproveitado para preparar pequenos-almoços e lanches mais elaborados, mais especiais, feitos com os ingredientes que temos. Desta vez experimentei fazer waffles com claras e alguns restinhos de farinhas que tinha na despensa e ficaram muito saborosos! Acompanhei com iogurte grego e frutos vermelhos e deliciei-me...


Mix para Chocolate Quente

Adoro um bom chocolate quente! Não, não me refiro a leite com chocolate. Porque sim, para mim são duas coisas distintas! Chocolate quente é aquela mistura espessa, aveludada que nos aquece o corpo e a alma, que podemos beber ou, caso mais espesso seja do nosso agrado, podemos comer à colher... e leite com chocolate é isso mesmo, apenas leite com chocolate!

Mas não é fácil encontrar "chocolate quente" de qualidade por aí... e não se encontra à venda também! Por isso, para não andar sempre a misturar ingredientes, fiz em quantidade industrial para ter sempre à disposição... quando a minha alma precisar de conforto!

Antes de usar basta abanarem bem o frasco para misturar todos os ingredientes! E depois é só seguirem as instruções e deliciarem-se... podem adicionar mais ou menos leite, consoante gostem do vosso chocolate quente mais ou menos espesso. Bom apetite!


Pudim de Leite Condensado

Fim-de-semana à porta... é a altura perfeita para preparar uma sobremesa bem simples, rápida e deliciosa! E pensando nisso, nada melhor do que um pudim! Tempo de preparação? 5 minutos! E depois é uma questão de paciência... esperar que cozinhe, que arrefeça e que fique bem fresquinho! Mais uma deliciosa receita de pudim bem cremoso e aveludado, com um toque de laranja e vinho do Porto, uma combinação que adoro!


Risotto de Cogumelos

Os cogumelos são um fungo baixos em calorias, nutritivo e muito saboroso... um dos meus ingredientes favoritos, muito versátil! Há dias apeteceu-me um risotto de cogumelos e não conseguia parar de pensar nisso, só de pensar começava a ganhar água na boca... por isso hoje trago-vos um risotto bem generoso, com muitos cogumelos. Este risotto é muito simples de fazer e fica uma delícia! E se gostarem de queijo... quanto mais melhor... fica a dica.




Viagem a Coimbra - Parte 3

Dia 2

Ainda sobre a viagem a Coimbra... cada vez mais gosto de viajar e cada vez mais tenho vontade de partir à descoberta do nosso país, e não apenas de destinos lá fora! Já partilhei convosco o meio de transporte que escolhi, o local incrível onde fiquei alojada e a Parte 1 de tudo aquilo que visitei em Coimbra! Como percorri quase todos os pontos chave, dividi em duas partes, para não ficar demasiado exaustivo para vocês (nem para mim!) e hoje trago então a continuação... demorou mas chegou!


Viagem a Coimbra:


Universidade de Coimbra

A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290, pelo rei D. Dinis, e é uma das mais antigas do mundo ainda em funcionamento, sendo parte do Património Mundial da UNESCO.

Entrada para o Pátio das Escolas da universidade.
O circuito turístico da universidade decorre entre as 9h e as 19h30, e existem vários programas, com vários preços associados. O Programa 1 é o mais completo, e tem uma duração de aproximadamente 2h30. Se comprarem o bilhete no local tem um custo de 12,50€ aos quais acresce 1€ se quiserem subir à torre. Quando visitei a universidade o tempo não permitia a visita à torre, mas se tiverem oportunidade recomendo muito aproveitarem!

Todavia descobri que existe um bilhete conjunto, disponível entre Outubro e Maio, que permite visitar a Universidade de Coimbra (Programa 1) e o Portugal dos Pequenitos por apenas 14€. Se comprarem os bilhetes em separado ficará por 22,50€ por isso, se o objectivo é visitar ambos os locais, aproveitem e façam-no no mesmo dia! Este bilhete pode ser adquirido em ambos os locais!

Torre da universidade.


25 Receitas de Bolo de Chocolate

Descobri hoje que no dia 27 de Janeiro se comemora o Dia do Chocolate... como é que este facto guloso me passou ao lado durante tanto tempo?! Não tenho palavras... eu adoro chocolate! Adoro sobremesas bem gulosas, repletas de chocolate... mas nada de sobremesas que só sabem a açúcar! Têm que saber ao cacau, ao chocolate, têm que ser intensas! Nada de sobremesas enjoativas nesta cozinha! Quero poder comer uma fatia atrás da outra...

Por isso hoje temos uma publicação especial, bem adequada à data! São 25 receitas de bolos de chocolate deliciosos, que fui experimentando e reunindo ao longos destes anos de blogue. Receitas deliciosas, intensas, bem chocolatudas... difícil mesmo é escolher!


Compota de Abóbora e Nozes

Outono e Inverno são sempre uma boa altura para preparar compotas para o resto do ano... uma espécie de história da formiga dos nossos dias! Cá em casa tínhamos ainda uma abóbora inteira (que se conservam por vários meses!) que era preciso gastar. Por isso cortámos, descascamos, reservamos uma parte para esta compota, e a restante abóbora é congelada para preparar sopas, legumes assados, etc.


Muffins de Banana e Pepitas de Chocolate

Quando há bananas demasiado maduras cá em casa opto sempre por descascar, cortar em pedaços e congelar em sacos ou tupperwares para o efeito. Isto porque todos gostam de bananas, desde que não demasiado maduras... mas bananas maduras são perfeitas para imensas receitas! Por exemplo, Bowl de AçaíBowl de Banana e MorangosBolo de Banana e CarameloGelado de Banana saudável, Sumos Detox, ou ainda Bolo de Banana, Avelãs e Canela... as opções são muitas! Porque a banana ajuda a adoçar batidos, sumos e sobremesas, sem precisarmos de adicionar tanto açúcar.

Desta vez tinha duas bananas congeladas e decidi experimentar fazer uns muffins, perfeitos para o pequeno-almoço, para levar para o trabalho como snack, para o lanche da tarde... e ainda por cima deliciosos! Olhando assim (e provando!) ninguém diria que são saudáveis... mas até são!


Panquecas de Iogurte, Claras e Coco

Mais um ano que tem início, mais um ano em que tento educar-me para ter hábitos mais saudáveis... um deles é tomar o pequeno-almoço! Acordo e, a menos que vá trabalhar, nunca me lembro de comer... sei que soa ridículo, algo impossível... mas é a minha realidade! O meu organismo só demonstra ter fome de manhã nos dias em que vou trabalhar. Será psicológico?!

Psicológico ou não, panquecas são um dos meus pequenos-almoços favoritos! Já fiz inúmeras versões diferentes, ambas deliciosas e saudáveis, como as Panquecas de Iogurte, Claras e Linhaça ou as Panquecas de Maçã e Canela... esta versão é ainda mais gulosa porque tem coco e chocolate, dois ingredientes que adoro! E adicionei também umas framboesas para dar um toque mais doce e alguma acidez. O resultado?! Um pequeno-almoço fenomenal.


Bolo de Requeijão e Laranja

Bolos caseiros são perfeitos para acompanhar uma chávena de chá (ou café) fumegante... e há um bolo bem simples que tem o meu coração! Este bolo de requeijão é delicioso, não sabe nada a queijo e tem a melhor textura de sempre... experimentem e comprovem, é viciante! Palavras para quê...?


Caldo Verde

Depois dos excessos do Natal e com este tempo fresquinho, sabe bem comer uma sopa quente, reconfortante, que nos aqueça o corpo e a alma... e não me ocorre nenhuma melhor do que o tradicional caldo verde! É uma receita que todos já comemos (certamente!), que é mais usual pelos Santos Populares, mas que pode (e deve!) ser consumida todo o ano porque, além de nutritiva, é muito saborosa.


Gallete de Rois

Este ano começa com uma tradição francesa... porque hoje é Dia de Reis! Em França é dia de uma sobremesa muito especial em homenagem as três Reis Magos que visitaram o menino Jesus, levando com eles presentes. A gallete representa esses presentes... e é deliciosa! Uma das minhas sobremesas favoritas desta época festiva!

Diz a tradição que a gallete é consumida em família, e que deve ser cortada em tantos pedaços quanto o número de familiares presente. Assim cada um deles vai receber uma fatia! Dentro da gallete está escondida uma fava (ou mais recentemente, um boneco) e, pessoa que tiver a fava na sua fatia, será rei por um dia e tem o direito de utilizar a coroa que vem com a gallete... uma tradição semelhante à que temos (ou tínhamos!) com o bolo-rei.

E ninguém melhor para me inspirar na minha primeira Gallete de Rois do que um pasteleiro francês que acompanho no Youtube e que adoro! Esta é a receita tradicional, inspirada na sua que podem ver AQUI.


Best Of... 2019

Mais um ano que termina, mais um ano que começa... é a altura certa para fazer um apanhado das receitas mais vistas do ano, das vossas receitas favoritas! Em 2019 tivemos 88 publicações... foi um ano com menos receitinhas do que eu gostaria, essencialmente por dois motivos: estive 2 meses a viver em Madrid (experiência de uma vida!) e não tinha cozinha e em Novembro/Dezembro o tempo deixou-me algo triste, desmotivada, sem grande vontade de cozinhar e fotografa confesso... nasci para viver no Verão sem dúvida!

Como podem ver pelo TOP deste ano que termina, as sobremesas ganharam o vosso coração! Eu sou suspeita para falar porque eu adoro sobremesas... é o que mais gosto de fazer, e de comer também então entendo-vos a 100%.

Para 2020 só posso desejar a todos um ano cheio de amor (o ingrediente mais importante, e que mais tem feito falta no mundo!), muita saúde, compreensão... que este seja um ano de conquistas para todos, de realizações. E claro de muitas, muitas receitas doce ou salgadas... porque na vida é preciso manter o equilíbrio!