Bolo Húmido de Chocolate com Beterraba

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Chocolate... eu adoro chocolate de paixão, e adoro sobremesas com este ingrediente tão guloso... por isso não podia deixar esta data passar em branco! A receita que vos trago hoje é uma adaptação de uma receita de Henrique Sá Pessoa (o meu chefe favorito da vida!) que apresentava receitas simples e deliciosas no programa Ingrediente Secreto.

Confesso que não sou grande apreciadora de beterraba, mas tinha alguma para gastar, então resolvi arriscar e não é que o bolo ficou saboroso?! A beterraba corta um pouco do doce do bolo e dá-lhe um toque diferente, especial... notamos que existe ali um sabor extra, mas não o conseguimos identificar... fica muito bom! Apenas recomendo que estejam sempre com atenção ao forno, para que o bolo fique mais húmido; eu descuidei-me um pouco e ele não ficou tão húmido como deveria ter ficado infelizmente...



Bolo Húmido de Chocolate com Beterraba
(adaptação de Ingrediente Secreto)

Ingredientes:
  • 125 g de beterraba cozida
  • 200 g de chocolate de culinária
  • 125 g de açúcar
  • 1 café expresso
  • 200 g de manteiga amolecida
  • 125 g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 5 ovos

Preparação:
1. Reduza a beterraba a puré recorrendo a um processador. Reserve.
2. Leve ao lume a manteiga até começar a ferver. Retire do lume e adicione o chocolate em pedaços e o café. Reserve durante 5 minutos, e misture com uma vara de arames, até obter um creme homogéneo.
3. Entretanto bata as claras até formar espuma e adicione o açúcar, batendo sempre até obter claras em castelo. Reserve.
4. Adicione ao creme de chocolate as gemas, uma a uma, misturando sempre com uma vara de arames. Junte o puré de beterraba e envolva.
5. Adicionar a farinha, o fermento e o cacau, previamente peneirados, envolvendo delicadamente.
6. Junte as claras em castelo, misturando lentamente com uma espátula, para não perder o ar.
7. Verta a massa numa forma, previamente untada, e leve-o ao forno, pré-aquecido a 160 ºC, durante 25 a 35 minutos (faça o teste do palito, que deve sair húmido ainda).
8. Sirva o bolo ainda morno, ou deixe arrefecer, polvilhado com cacau em pó, e acompanhado de chantilly caseiro ou gelado de baunilha.

Sem comentários :

Enviar um comentário