Tenho várias recordações de infância que envolvem Torta de Laranja... uma delas é do tempo em que o meu pai, além do emprego normal, trabalhava como empregado de mesa num hotel em Espinho aos fins-de-semana para ganhar um dinheirinho extra. Passava muito tempo fora a trabalhar e, por vezes, quando chegava, já quase pela manhã, trazia-me fatias de torta de laranja... uma torta como nunca mais comi... simplesmente deliciosa!
Esta foi a receita que fiz que mais se aproximou dessa famosa torta... e que traz à tona várias memórias da minha infância... porque a comida tem esse poder! O poder de nos transportar ao passado... e, acreditem ou não, parece que ainda lhe sinto o gosto.
Torta de Laranja Enrolada
Ingredientes:
- 8 ovos
- 350 g de açúcar
- 50 g de amido de milho
- 50 g de manteiga sem sal derretida
- 2 laranjas
- manteiga q.b. (para untar)
Preparação:
1. Comece por untar um tabuleiro grande rectangular com manteiga. Depois forre-o com papel vegetal e unte novamente com manteiga.
2. Numa taça coloque os ovos, o açúcar e a raspa das laranjas, até obter um creme homogéneo. Adicione o amido de milho e misture bem.
3. Junte o sumo de laranja e a manteiga derretida, e envolva bem.
4. Verta o preparado sobre o tabuleiro e leve ao forno, pré-aquecido nos 190 ºC, durante cerca de 20 minutos.
5. Quando estiver cozinhada, vire-a sobre um pano de cozinha limpo, e enrole-a sobre ela própria, aconchegando bem e deixe arrefecer completamente. Antes de servir corte as extremidades e polvilhe com açúcar em pó.
Poderia colocar as medidas como se fosse em quantidade de colheres ou xícaras? Pois não tenho balança. E uso batedeira para a mistura
ResponderEliminarOlá Beatriz!
EliminarEu não uso chávenas, uso a balança apenas. Mas de certeza que encontra tabelas de conversão na internet que lhe permitam converter a chávenas :)
Beijinhos
Olá seria possível partilhar as medidas do seu tabuleiro?
ResponderEliminarOlá Ana!
EliminarEu usei o tabuleiro do forno mesmo :) aquele tabuleiro grandão que vem com o forno. Forrei-o com papel vegetal. Era o maior tabuleiro que tinha, porque eu queria um rolo bem grandinho, bem alto e bonito!
Beijinhos