Torta de Laranja Enrolada

12 de Julho de 2019

Tenho várias recordações de infância que envolvem Torta de Laranja... uma delas é do tempo em que o meu pai, além do emprego normal, trabalhava como empregado de mesa num hotel em Espinho aos fins-de-semana para ganhar um dinheirinho extra. Passava muito tempo fora a trabalhar e, por vezes, quando chegava, já quase pela manhã, trazia-me fatias de torta de laranja... uma torta como nunca mais comi... simplesmente deliciosa!

Esta foi a receita que fiz que mais se aproximou dessa famosa torta... e que traz à tona várias memórias da minha infância... porque a comida tem esse poder! O poder de nos transportar ao passado... e, acreditem ou não, parece que ainda lhe sinto o gosto.


Torta de Laranja Enrolada

Ingredientes:
  • 8 ovos
  • 350 g de açúcar
  • 50 g de amido de milho
  • 50 g de manteiga sem sal derretida
  • 2 laranjas
  • manteiga q.b. (para untar)

Preparação:
1. Comece por untar um tabuleiro grande rectangular com manteiga. Depois forre-o com papel vegetal e unte novamente com manteiga.
2. Numa taça coloque os ovos, o açúcar e a raspa das laranjas, até obter um creme homogéneo. Adicione o amido de milho e misture bem.
3. Junte o sumo de laranja e a manteiga derretida, e envolva bem.
4. Verta o preparado sobre o tabuleiro e leve ao forno, pré-aquecido nos 190 ºC, durante cerca de 20 minutos.
5. Quando estiver cozinhada, vire-a sobre um pano de cozinha limpo, e enrole-a sobre ela própria, aconchegando bem e deixe arrefecer completamente. Antes de servir corte as extremidades e polvilhe com açúcar em pó.

Acompanha-nos também em:

   

Sem comentários :

Enviar um comentário