Língua de Vaca Estufada com Legumes

Acho que, senão fosse o facto de o meu pai adorar língua e estar sempre a falar disso, nunca tinha provado, nunca a teria cozinhado sequer! Confesso que são tipos de carne que não me chamam a atenção, não me cativam muito... mas devo dizer que, língua de vaca estufada, acompanhada com legumes e puré de batata é uma delícia! A carne é tenra e saborosa e é sem dúvida um prato a repetir... quem diria?! O próximo passo é pensar em novas formas de cozinhar a língua...




Língua de Vaca Estufada com Legumes

Ingredientes:
  • 1 língua de vitela (aproximadamente 1 quilo)
  • 300 g de tomate pelado
  • 2 colheres de sopa de polpa de tomate
  • 250 ml de vinho branco
  • 200 g feijão-verde congelado
  • 200 g ervilhas congeladas
  • 300 g cenoura cortada em cubos
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • mistura de 5 pimentas Margão q.b.
  • azeite q.b.
  • sal q.b.

Ingredientes para o puré de batata:
  • 6 batatas grandes
  • 300 ml de leite meio gordo
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • mistura de 5 pimentas Margão q.b.
  • noz-moscada Margão q.b.
  • sal q.b.

Preparação:
1. Coloque a língua de vitela num tacho com água a ferver durante 15 minutos, para a escaldar. Retire-a e coloque-a em água fria, removendo a pele e os veios com a ajuda de uma faca. Corte a língua em fatias e reserve.
2. Num tacho leve ao lume a cebola e os dentes de alho picados, com um fio de azeite e a folha de louro, e deixe refogar.
3. Adicione o tomate pelado cortado em pedaços e a polpa de tomate. Mexa e deixe refogar durante uns minutos. Tempere com sal e pimenta a gosto.
4. Junte o vinho branco, envolva e deixe cozinhar durante 5 minutos, até que o álcool evapore.
5. Adicione a língua fatiada ao estufado e cubra-a com água, deixando estufar durante 1 hora.
6. Entretanto num tacho coloque as batatas e cubra-as com água. Quando a água ferver, tempere-as com sal e deixe cozinhar até estarem bem cozidas.
7. Coe a água das batatas. Adicione-lhes o leite e envolva. Reduza as batatas a puré com a ajuda de um esmagador de batatas.
8. Junte-lhes a manteiga, tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto e leve ao lume até obter a consistência desejada. Se necessário adicione mais leite.
9. Adicione as ervilhas e a cenoura cortada em pedaços ao estufado, e deixe cozinhar durante mais 15 minutos.
10. Junte o feijão-verde e deixe estufar mais 10 a 15 minutos.
11. Rectifique os temperos e sirva a língua estufada acompanhada com o puré de batata.

Acompanha-nos também em:

   

8 comentários :

  1. A carne fica super tenra,...eu adoro, a minha mãe fazia muitas vezes quando era pequena. Fizeste-me recordar bons momentos de infância!
    Beijinhos,
    Feliz Ano Novo 2016 :)
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Nem me digas nada! Adoro lingua de vaca estufada com puré! É das minhas comidas preferidas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspeto!! Adoro estes pratos de comida reconfortante!!

    Feliz ano 2016!

    Daniel http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi e sempre lhe torci o nariz mas agora fiquei curiosa, está com óptimo aspecto :)
    Espero que tenhas passado um natal feliz
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Acho q depois de ver este aspecto e esta ecplucacao vou arriscar sempre torci o nariz sempre disseram q da muito trabalho a arranjar e aqui pareceu facil obrigado pela partilha

    ResponderEliminar