Bolo de Nutella

Desde miúda que sou completamente apaixonada por Nutella, e várias são as recordações que guardo desde doce creme de chocolate e avelãs por tantos apreciado. Recordo-me como se fosse ontem de quando a minha bisavó, que sofria de diabetes, teve que amputar as pernas... ela sempre se recusou a administrar a insulina e a doença foi consumindo-a, literalmente, aos poucos, e amputar tornou-se a única solução possível.

Eu devia ter 8 ou 9 anos, e o choque para a minha mãe foi tal que todos os doces, chocolates, cereais e bolachas que tivesse chocolate, cobertura ou qualquer tipo de açúcar foram completamente banidos lá de casa... todos excepto o boião da Nutella (o meu pai recusava-se a retirar o seu creme favorito de casa!). Então, quando os meus pais dormiam, eu pegava num banco e tentava chegar à prateleira mais alta (onde estava escondida a Nutella), sentava-me no chão, atrás da porta, com o frasco e tirava uma grande colherada de creme que lambia alegremente deleitando-me!

Após um mês da minha entrada no ginásio, constatei que se queria atingir os meus objectivos tinha que mudar a minha alimentação... mudei radicalmente do dia para a noite (os meus pais ainda hoje não perceberam o que aconteceu!) e isso têm-me ajudado bastante! Comer saudável não significa passar fome ou comer apenas coisinhas sem sabor... comer saudável é uma opção, é um estilo de vida.

Apesar da alimentação saudável, de vez em quando, permito-me a um pequeno deleite e, recentemente, não resisti a um bolo de chocolate com tudo a que tenho direito, incluindo Nutella... este bolo é simplesmente de comer e chorar por mais! O melhor bolo de Nutella do mundo, atrevo-me a dizer! Experimentem e comprovem!




Ingredientes:
  • 125 g de avelãs torradas com pele
  • 125  g de chocolate de culinária
  • 75 g de chocolate de leite
  • 3 colheres de sopa de Nutella caseira
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de manteiga
  • 6 ovos
  • sal q.b.

Cobertura:

Preparação:
1. Separe as gemas e as claras. Numa taça bata as gemas com o açúcar até obter um creme leve e esbranquiçado.
2. Entretanto leve ao lume a manteiga, a Nutella e os chocolate de leite e de culinária partidos em pedaços, a derreter em banho-Maria, até obter um creme homogéneo.
3. Adicione gradualmente a mistura de chocolate às gemas e ao açúcar, misturando bem.
4. Junte as avelãs torradas, previamente picadas num processador, e envolva bem.
5. Bata as claras em castelo com uma picada de sal. Incorpore as claras no preparado anterior, envolvendo delicadamente.
6. Transfira a massa para uma forma redonda de fundo amovível (22 cm), previamente untada com manteiga e polvilhada com cacau em pó, e leve o bolo ao forno pré-aquecidos nos 180 ºC durante 40 a 45 minutos (faça o teste do palito).
7. Retire o bolo do forno, deixe arrefecer completamente e desenforme. Decore-o com Nutella a gosto e avelãs torradas picadas.

Acompanha-nos também em:

   

13 comentários :

  1. Tenho de experimentar este bolo! Deve ser de comer e chorar por mais! E então os meus filhos que são doidos por chocolate vã adorar!

    ResponderEliminar
  2. Que bolo tão lindo, tudo o que leva Nutella é BOM :)
    Beijinhos
    Ana Filipa Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
  3. Ando tentada a experimentar este bolo :D

    ResponderEliminar
  4. Que pecado de tentação! Fiquei com água na boca com esta receita.

    Vou experimenta-la!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Bom dia. Não percebi uma parte da receit. diz nutella caseira? E depois para decorar só Nutella?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!

      A Nutella caseira é para utilizar na receita :) pode usar da Nutella de compra, mas eu no caso utilizei da minha que tinha feito uns dias antes. Para cubrir o bolo utilizei Nutella de compra por ser mais "brilhante" :)

      Espero ter ajudado!

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Bom dia. Não percebi algo na receita a parte que diz Nutella caseira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana!

      Eu faço Nutella em casa por dois motivos: a Nutella tradicional é cara e está cheia de açúcar e óleo de palma. Pode encontrar a receita da Nutella caseira carregando nela (na lista de ingredientes) e será redireccionada para a receita em si.

      Ou, tem aqui o link da mesma, http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/2015/04/nutella-caseira.html

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Que tentação ! Como se faz nutela caseira? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila!

      Pode encontrar a receita da Nutella caseira carregando nela (na lista de ingredientes) e será redireccionada para a receita em si.

      Ou, tem aqui o link da mesma, http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/2015/04/nutella-caseira.html

      Beijinhos

      Eliminar
  8. Este bolo deve ser uma delícia. Vou experimentar 😋 beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Fica realmente muito bom... sob risco de viciar quem prova!

      Beijinhos

      Eliminar
  9. Se calhar também vou experimentar :) comprei um creme gourmet tipo nutela, mas com muita avelã, o meu filho quando viu o aspecto mais branco que a nutela nem quis experimentar e eu provei e achei doce demaissss pensei gastar assim num bolo e hoje encontrei este mesmo a jeito :)
    bjs

    ResponderEliminar