Molho Chilli Agridoce

Há um ano atrás diria firmemente que "não gosto de sushi! Comer peixe cru, eu?! É que nem pensar!" mas a verdade é que há alguns meses experimentei sushi de fusão, num restaurante incrível (posso fazer uma publicação sobre ele se quiserem!), e adorei... e uma das coisas que mais gostei foram os crepes de vegetais com molho agridoce... não sou grande fã de picante, mas este molho é simplesmente incrível e eu tinha que experimentar, obrigatório!

Quando vi a receita no blogue da Joana pareceu-me perfeita, mas revelou-se difícil (e mais tarde caro) encontrar o vinagre de arroz por isso, e com o seu consentimento, utilizei vinagre de sidra para substituir, carreguei nas malaguetas e retirei o gengibre que, pessoalmente, não tinha sentido no molho quando fomos ao sushi, por isso não ia estar presente no meu também. E cá está a receita... o molho ficou delicioso, tem a doçura e o picante perfeitos. E vai acompanhar na perfeição os meus crepes de legumes caseiros... já tenho água na boca!


Molho Chilli Agridoce
(adaptação de As Minhas Receitas)

Ingredientes:
  • 250 ml de vinagre de sidra
  • 250 g de açúcar
  • 4 dentes de alho
  • 6 malaguetas vermelhas pequenas

Preparação:
1. Num tacho coloque o vinagre e o açúcar e, após levantar fervura, deixe ferver em lume brando durante 10 minutos.
2. Entretanto rale o alho e reserve
2. Corte as malaguetas ao meio, no sentido longitudinal, e retire as sementes. Pique-as finamente.
3. Adicione o alho e as malaguetas à mistura de vinagre e açúcar, e deixe cozinhar mais 5 minutos.
4. Transfira o molho para um frasco, previamente esterilizado, e conserve no frigorífico. Sirva este molho como acompanhamentos de carnes ou peixe grelhado, asas de frango, sushi, etc.

Acompanha-nos também em:

   

11 comentários :

  1. Adorei, vou experimentar!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom que gostaste, depois diz-me o que achaste! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Gosto muito deste tipo de molho agridoce e o teu ficou prefeito!
    bjns

    ResponderEliminar
  3. bom dia, adoro o blog, passei a seguir.
    este molho agridoce ficou mesmo com bom aspecto e a avaliar pelos ingredientes, deve estar optimo.
    beijinhos
    http://amigos-da-cozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Raquel!

      Seja bem-vinda!
      Ficou muito, muito saboroso, temos usado e abusado!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Não desgosto de molho agridoce, mas tuudo o que tenha picante não é bem a minha cena!
    Gostei do teu blog! Agradeço o comentário que fizeste há cerca de 2 meses, mas sem querer coloquei como spam e não o tinha visto :O Obrigada!
    Beijinhooo

    Automatic Destiny

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosana!

      Não sou grande fã de picante também, mas este molho é qualquer coisa! Não é aquele picante que quase nos paralisa a língua, e perdermos o gosto à comida... é um picante confortável, quentinho, viciante mesmo!

      Não tem problema, acontece ;)

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Tenho certeza de que ficou muito bom, "geleias" caseiras tem um toque especial! estarei fazendo de certo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Que bom que gostou, depois diga-me o que achaste! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Este é o meu molho preferido, sempre que vou ao sushi acabo por comer mais molho do peças do que peças com molho ahahha
    Não pensei que levasse tão poucos ingredientes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Verdade, eu passo a vida a molhar os palitos no molho e deus do céu... é tão bom! Sim, eu fiz uma versão mega simplificada, que fica igualmente deliciosa, apenas com 4 ingredientes, não vale a pena complicar :)

      Beijinhos

      Eliminar