Tagliatelle à Carbonara

Adoro massas... bem, para falar verdade, adoro todo o que sejam hidratos de carbono, talvez até demais... e, apesar de o primeiro esparguete à carbonara que provei não ter sido uma experiência memorável, muito pelo contrário, decidi que fazer a minha versão em casa seria certamente melhor. O primeiro que provei foi num restaurante aqui perto, e era bastante enjoativo e pesado, não consegui comer muito mais do que metade e fiquei bastante mal disposta.


Esta versão, em que utilizo tagliatelle em vez de esparguete, é bastante leve e agradável, tornando-se viciante! O molho fica cremoso e leve, o bacon super saboroso e as folhas de manjericão e o parmesão dão-lhe um toque divinal... porque afinal um prato bem simples e rápido pode tornar-se memorável...






Ingredientes para 3/4 pessoas:
  • 500 g de tagliatelle
  • 150 g de bacon em tiras
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 150 g de natas
  • 2 gemas de ovo
  • mistura de 5 pimentas q.b.
  • flor de sal q.b.
  • manjericão fresco q.b.
  • queijo parmesão q.b.

Preparação:
1. Coloque a tagliatelle a cozer num tacho com água e sal.
2. Entretanto numa frigideira anti-aderente leve ao lume o bacon com um fio de azeite, até que fique dourado e estaladiço, sem deixar queimar.
3. Quando a tagliatelle estiver cozida, escorra a água e junte à massa, no mesmo tacho, as natas com as gemas de ovo batidas e misture bem.
4. Adicione o bacon e deixe engrossar, em lume brando, para que o molho fique cremoso e aveludado.
5. Sirva de imediato decorada com manjericão fresco e queijo parmesão ralado na hora.

Acompanha-nos também em:

   

4 comentários :

  1. Há vários pratos q tb evito comer fora de casa e cada vez mais... Ñ têm o mesmo cuidado na escolha, utilização e confecção dos alimentos como nós em casa... Dava já uma garfada na tua carbonara :P Bjinhos.

    ResponderEliminar
  2. Olá:)

    Também adoro massas! Gostei muito da tua tagliatelle à carbonara - já ia:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Simples e viciante :)
    Com muito bom aspecto...
    Gostei...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e bom fim de semana...

    ResponderEliminar
  4. Olá :)
    Eu costumo fazer só com ovo, para ser mais saudável! :p E junto um dente de alho ao azeite antes de fritar o bacon, dá um sabor mais intenso. Mas de resto a receita é muito parecida com a que costumo fazer, e posso garantir que é muito saborosa!

    Beijinhos

    ResponderEliminar