Tarte de Courgette, Bacon e 3 Queijos

Todos os dias grandes quantidades de alimentos, que podiam ter sido consumidos, são desperdiçados. Estima-se que 1.300 milhões de toneladas de alimentos por ano sejam desperdiçados... esta quantidade de alimentos seria suficiente para alimentar 3.000 milhões de pessoas e, se vos disser que cerca de 42% desse desperdício verifica-se ao nível familiar, nas nossas próprias casas, mais chocantes se tornam estes dados...

Este é um problema demasiado sério para ser ignorado. Quer a nível dos recursos naturais, e da sua escassez, quer a nível humanitário... há pessoas a morrerem de fome um pouco por todo o mundo! No entanto 1.3000 milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados por ano! São dados que dão que pensar... é necessário reverter estes dados, é urgente cada um de nós, nas suas casas, fazer a diferença, e lutar para que não haja desperdício.

Tudo pode ser aproveitado, a tudo podemos dar um destino melhor. A receita de hoje vem nesse sentido. Havia uma embalagem de massa folhada no frigorífico (com a validade expirada há dois ou três dias, em perfeitas condições de ser consumida portanto!), três pedaços de queijos diferentes, um pedaço de bacon (que sobrou de um cozido à portuguesa), e duas courgettes.

As tartes são a solução para tudo! Seja para refeições rápidas, seja para marmitas, seja para aproveitamentos. Junte a uma tarte caseira uma tigela de sopa, uma salada e tem uma refeição pronta, evitando-se assim o desperdício, fazendo assim a diferença...



Tarte de Courgette, Bacon e 3 Queijos

Ingredientes:
  • 1 base de massa folhada
  • 2 courgettes (aproximadamente 300 gramas)
  • 150 g de bacon
  • 4 ovos
  • 200 ml de natas
  • 100 ml de leite meio gordo
  • 100 g de queijo amanteigado
  • 50 g de queijo de cabra curado Saloio
  • 50 g de queijo brie
  • mistura de 5 pimentas Margão q.b.
  • sal q.b.

Preparação:
1. Num wook salteie o bacon, sem juntar qualquer gordura, até que fique dourado e crocante. Coe a gordura e reserve.
2. Entretanto coloque a massa quebrada na tarteira, e pique o fundo com um garfo.
3. Distribua uniformemente o bacon pela base da tarte. Rale os três queijos, misture-os e polvilhe o bacon com metade dos queijos.
4. Numa taça coloque o leite, as natas e os ovos e bata tudo muito bem. Tempere com sal e pimenta e coloque metade do líquido sobre o bacon e o queijo.
5. Lave as courgettes e corte-as em rodelas finas com a mandolina Borner. Disponha as rodelas de courgette em duas camadas sobre a tarte. Cubra com o restante líquido e polvilhe com a mistura de queijos.
6. Polvilhe com o queijo mozzarella e leve a tarte ao forno pré-aquecido nos 180 ºC durante cerca de 15 a 20 minutos, até estar dourada.


Produtos utilizados nesta receita:


Acompanha-nos também em:

   

16 comentários :

  1. Por aqui também tento aproveitar sempre o máximo que consigo. Não gosto de deitar comida fora, fico mesmo mal disposta com isso. A tua sugestão foi uma bela forma de aproveitamento.

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Obrigada, que bom que gostaste!
      É uma estratégia que usamos muito cá em casa para aproveitar os restos, e esta tarte ficou particularmente deliciosa! Não gostamos nada de colocar comida fora, por isso quando vi estes dados fiquei bastante chocada!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Que tarte fantástica,...fiquei curiosa com o seu sabor!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. que linda!
    Beijinhos!
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Bela tarte.

    Beijinhos e boa semana,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. A quantidade de comida que é desperdiçada é realmente incrível, ainda por cima há constantes sensibilizações sobre isto. E é tão fácil aproveitar as coisas! Às vezes é só puxar um bocadinho pela imaginação. Esta tarte é um exemplo fantástico :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Ora nem mais querida, não há desculpas para evitar o desperdício!
      Que bom que gostaste :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Amei essa receitinha, parece muito bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta!

      Obrigada, que bom que gostaste! :)

      Beijinhos

      Eliminar