Viagem a Roma - o que visitar?


O que visitar em Roma?

Uma visita de 2 dias a Roma não é suficiente! Se puderem ir 3 ou 4 dias será o ideal para conseguirem ver os pontos mais emblemáticos da cidade, provar mais iguarias, etc. porque Roma é uma cidade repleta de história, cultura, arte e gastronomia... merece ser vista com mais calma!

Existe um mito sobre a fundação de Roma. Segundo a lenda dois gémeos, Rómulo e Remo, foram abandonados num cesto perto do rio Tibre, e foram salvos por uma loba que os amamentou e criou. Quando adultos, Rómulo matou Remo e em seguida fundou Roma, no século 8 a.C.

Roma, também conhecida como a "cidade eterna", tornou-se o centro de uma vasta civilização que dominou a região mediterrânea durante vários séculos, e essa presença pode ser vista em vários países, através das construções e monumentos que deixaram. Hoje Roma é uma a cidade com mais monumentos no mundo, e uma das mais visitadas, com cerca de 10 milhões de turistas por ano! É a terceira cidade mais visitada da Europa, a seguir a Londres e Paris.



Dia 1

Basílica Santa Maria degli Angeli

A igreja Santa Maria situa-se na Praça da República e é uma das mais especiais da cidade devido ao seu aspecto exterior derruído que contrasta com um interior amplo e espetacular! Quem vê a basílica por fora não adivinha o que se encontra no seu interior... com dimensões impressionantes e uma decoração muito rica e detalhada!

Exterior da basílica, junto à Praça da República.


Interior da basílica.

Órgão monumental da basílica, com 5.400 tubos.



Edifícios da Praça da República.


Praça Barberini

A Piazza Barberini, construída em 1625 sob as ordens do cardeal Francesco Barberini, está localizada no final da Via Veneto, e é especialmente apelativa graças às duas fontes feitas por Bernini.

Uma das impressionantes fontes na Praça de Barberini.


Praça de Espanha

A Praça da Espanha é uma das praças mais conhecidas de Roma! E encontra-se num sítio quase estratégico entre a Via dei Condotti (rua famosa para fazer compras), a Via Frattina e a Via del Babuino (com vários palácios dos séculos XVII e XVIII).

As escadas da praça, construídas a princípio do século XVIII, são uma das zonas mais especiais da praça, onde os turistas se sentam a apreciar a vista, a petiscar alguma coisa ou simplesmente a tirar fotografias para recordação!

Igreja de Trinità dei Monti, que se encontra no cimo
das escadas da Praça de Espanha.


Coluna da Imaculada Conceição

Numa das ruas que atravessa a Praça de Espanha é possível encontrar, na Praça Maginanelli, uma coluna mariana do século XIX, que homenageia a Virgem Maria. A estrutura é composta de uma base quadrada de mármore com quatro estátuas de figuras bíblicas (Moisés, Isaías, David e Ezequiel), que suportam uma coluna de quase 12 metros. No topo está esculpida a imagem da Virgem em bronze.

Em Itália é conhecida como a Colonna Dell'Immacolata.


Vaticano

Localizado no coração de Roma, o Vaticano é o menor país da Europa e o centro nevrálgico da Igreja Católica. Tem apenas 0,44 quilómetros quadrados e dentro das suas muralhas vivem menos de 1000 habitantes!

Existem três pontos de destaque no Vaticano: a Praça de São Pedro, a Basílica de São Pedro e os seus museus (que reunem a maior coleção de arte da Igreja Católica Romana). Os dois primeiros são de entrada gratuita (o que explica a fila gigante para a basílica!).

A Basílica de São Pedro é o edifício religioso mais importante do mundo porque abriga a Santa Sede e é a igreja do Papa. No entanto, devido à enorme fila não conseguimos visitar, com muito pena minha, porque dizem que o interior é incrível, e as fotografias nunca poderão fazer jus claro!

Praça de S. Pedro na cidade do Vaticano. 
Praça e Basílica de S. Pedro no Vaticano.


Castelo e Ponte de S. Ângelo

O Castelo Sant’Angelo é uma imponente fortaleza situada na margem direita do rio Tibre, próximo à cidade do Vaticano. A ponte que une a fortaleza ao Vaticano tem o mesmo nome, e foi construída em 1277 para que o Papa pudesse escapar caso estivesse em perigo!

Castelo de S. Ângelo.

Rio Tibre, que une o Vaticano à outra margem.


Trastevere

Trastevere é um dos bairros mais encantadores e agradáveis da cidade de Roma... com um ambiente boémio e tranquilo, atraí muitos turistas e residentes, especialmente ao pôr-do-sol para os bares e restaurantes, sempre cheios de gente, animação e boa comida! Encontram em Trastevere locais de comida mais tradicional ou mais moderna, há de tudo um pouco.

Um dos muitos restaurantes pitorescos de Trastevere.



Dia 2

Fonte de Trevi

Para mim esta fonte tem a história mais bonita de Roma! Ainda não viramos a esquina e já se ouvem as suas águas... uma fonte impressionante com 20 metros de largura por 26 metros de altura, que fazem dela a maior de Roma.

Existe um mito em torno desta fonte, e por isso é habitual verem pessoas a atirar moedas aqui (com a mão direita, sobre o ombro esquerdo). Este mito nasceu com o filme A Fonte dos Desejos em 1954, que diz que se atirar 1 moeda voltará a Roma, se atirar 2 moedas encontrará o amor com um(a) italiano/a e, se atirar 3 moedas, irá casar com essa pessoa que conheceu. Verdade ou não, não custa nada manter a tradição... pelo menos a viagem de volta a Roma fica garantida!

Fonte de Trevi durante o dia, ao amanhecer.


Coliseu de Roma

O Coliseu, também conhecido como anfiteatro Flavio, é o maior anfiteatro construído durante o Império Romano (tem quase 2 mil anos!), o monumento mais impressionante de Roma e, (pasmem senhores!) e recebe 6 milhões de visitas por ano!

Este anfiteatro permitia a mais de 50 mil pessoas assistir aos seus espectáculos favoritos: exibições de animais exóticos, execuções de prisioneiros, recreações de batalhas e lutas de gladiadores. E a arena resistiu a estes espectáculos durante mais de 500 anos!

A partir do século VI, o Coliseu sofreu saques, terremotos e até bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. O Coliseu foi usado durante décadas para sobrevivência como armazém, igreja, cemitério e inclusive como castelo para a nobreza.

Exterior do Coliseu. 
Interior do Coliseu, em ruínas.

Arco de Constantino, ao lado do Coliseu.

A melhor forma de escapar à fila para entrar, é recorrendo ao Roma Pass, que oferece entrada gratuita no Coliseu de Roma sem filas (mais informações aqui).



Fórum Romano e Monte Palatino

O Fórum Romano, fica muito próximo do Coliseu, e era a região onde acontecia a vida pública, cultural e religiosa na antiga Roma. É um dos lugares mais bonitos, repleto de história da cidade, e é muito fácil passar lá várias horas prestando atenção ao detalhes, descobrindo tudo sobre os seus muitos templos, sem entediar!

Arco de Tito, à entrada do Fórum Romano.

Vista do Fórum Romano, a partir do Monte Palatino.

Vista do Fórum Romano, a partir do Monte Palatino.

Vista do Fórum Romano, a partir do Monte Palatino.


Circo Massimo

Os circos romanos eram os espaços lúdicos mais importantes para os romanos... e Circo Massimo era o maior anfiteatro da cidade, com capacidade para mais de 300 mil espectadores! Neste espaço decorriam diferentes eventos, entre eles corridas de carros, em que os participantes tinham que dar 7 voltas ao recinto, montados em pequenos carros puxados por cavalos. O prémio podia ser mero prestígio ou até mesmo a liberdade, no caso dos escravos...

Ruínas do Circo Massimo.


Boca da Verdade

A Boca da Verdade, dedicada ao Deus do Mar, é uma enorme máscara de mármore e diz a lenda que mordia a mão de quem mentia. Verdade ou mentira, esta escultura suscita grande curiosidade, e existe fila para tirar uma fotografia com a mão da Boca da Verdade!

Bocca della Verità, próxima ao Circo Massimo.


Monumento a Vittorio Emanuele II

É impossível este monumento passar despercebido... a partir de vários locais da cidade (ex.: Fórum Romano) é possível avistar este monumento, é impressionante! O Monumento Nazionale foi inaugurado em 1911 para homenagear Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália depois da unificação.

Monumento em homenagem a Vittorio Emanuelle II.



Como disse anteriormente, dois dias é pouco tempo para ver os principais pontos da cidade... não conseguimos ir visitar alguns locais devido ou às filas imensas para entrar (ex.: Basílica de S. Pedro ou o Panteão de Agripa) ou ao tempo escasso, mas são locais que, se pudesse iria com certeza visitar porque me pareceram maravilhosos, e são eles:
  • Panteão de Agripa
  • Basílica de S. Pedro
  • Panteão de Agripa
  • Jardins Villa Borghese
  • Gianicolo (vista panorâmica sobre a cidade)
  • Basílica de Santa Maria (em Trastevere)
  • Buraco da Fechadura (Piazza dei Cavalieri di Malta)
  • Estátua da Loba com Rómulo e Remo

Quando organizar a sua viagem a Roma tenha em consideração que, muitos monumentos e museus (incluindo o Coliseu de Roma), têm entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês!


Acompanha-nos também em:

   

1 comentário :

  1. Adoro as fotos!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar