Nutella Caseira

Prometido é devido... e acima de tudo não podia deixar de partilhar convosco este creme de chocolate e avelãs, ou se preferirem, Nutella caseira! A consistência e o sabor são, na minha opinião, melhores do que os do creme original; a consistência é cremosa com alguns pedacinhos de avelã pelo meio (que eu adoro!), o sabor a chocolate é mais intenso... Em termos práticos é mais saudável, não tem corantes nem conservantes, tem pouco açúcar e tem verdadeiras avelãs, torradas no forno, que lhe conferem um sabor divinal... experimentem, não se vão arrepender!



Ingredientes:
  • 150 g de avelãs com pele
  • 350 g de leite meio gordo
  • 300 g de chocolate de culinária
  • 50 g açúcar mascavado
  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha Vahiné
  • sal Bonsalt q.b.

Preparação:
1. Coloque as avelãs num tabuleiro e leve-as ao forno pré-aquecido nos 180 °C durante alguns minutos, até dourarem e a casca começar a sair.
2. Transfira as avelãs para um pano seco, enquanto ainda estão quentes, e esfregue-as para retirar as peles. Deixe-as arrefecer e depois triture-as num processador.
3. Entretanto leve ao lume o leite, o açúcar mascavado, a essência de baunilha e adicione uma pitada de sal, até o açúcar dissolver totalmente. Verta o leite sobre as avelãs, ainda no processador, e triture bem.
4. Derreta o chocolate em banho-Maria até obter um creme homogéneo. Adicione a ganache ao preparado anterior e processe até obter um líquido homogéneo e cremoso.
5. Transfira o creme de chocolate para frascos devidamente esterilizados, e coloque-os no frigorífico durante pelos menos 1 ou 2 horas para o creme ganhar consistência. Conserve o creme no frigorífico e retire-o cerca de 30 minutos antes de cada utilização.

Bom apetite!

Segue-me também em:
   

4 comentários :

  1. adoro nutella, se dizes que essa é melhor ai vou ter que fazer vou :D ficou com uma consistência ótima mesma.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Adorei. Ficou maravilhosa! Parece mesmo de compra.

    ResponderEliminar
  3. Acho que vou experimentar! Cá em casa adoramos :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    www.strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Uma sugestão mesmo muito gulosa, que maravilha!

    ResponderEliminar