Pão Integral com Nozes

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Pão. Um alimento de todos os dias, que (quase) todos adoramos, e sem o qual não passamos. Quem resiste a uma bela torrada com manteiga ao pequeno-almoço?! Eu não consigo! E se for um pão mais especial, com nozes... que ao torrar ficar ainda mais deliciosas e crocantes... com manteiga a derreter, salgadinha... aiiiii! Já estão a imaginar o quão bom é este pão não já?! A única coisa que mudava nesta receita seria... dobrar a quantidade de nozes! Por isso atualizei as quantidades, e temos duas chávenas de nozes em vez de uma, para vossa (e minha) felicidade.


Pão Integral com Nozes

Ingredientes:
  • 500 g de farinha para pão integral
  • 1 saqueta de fermento seco
  • 300 ml de água morna
  • 2 chávenas de nozes
  • sal q.b.

Preparação:
1. Na taça da batedeira coloque a farinha, o fermento seco e uma pitada de sal. Adicione a água morna aos poucos, misturando bem com o gancho de massa durante uns 5 minutos, até obter uma massa lisa. Se amassar manualmente serão cerca de 10 minutos.
2. Adicione as nozes, grosseiramente picadas, e amasse mais 1 ou 2 minutos.
3. Cubra a taça e deixe a massa descansar cerca de 45 minutos num local seco e quente.
4. Amasse ligeiramente a massa e molde o pão com o formato que desejar. Coloque-o sobre um tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal. Cubra com um pano e deixe levedar em local quente até que a massa dobre o volume (aproximadamente 1 hora).
5. Faça alguns cortes na superfície do pão e leve a cozer, em forno pré-aquecido a 200 ºC, cerca de 30 minutos (até que esteja bem dourado).

6 comentários :

  1. Ficou muito Bonito.
    O meu de hoje também é com nozes :)
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto
    Pela manhã deve ser uma delicia
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Vê se adivinhas???

    ResponderEliminar
  3. Eu não vivo sem pão. De manhã tem de haver o pão com fiambre e manteiga e a sua chavena de café com leite. Só assim o dia começa bem. Gosto bastante de pão com nozes ou pão com algo para trincar e o teu está mesmo apetitoso.
    Bjinhos
    Rita

    ResponderEliminar
  4. Uma dúvida :o facto de ser feito só com farinha integral não fica muito pesado? Ou seja muito massudo? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila!

      Não usei farinha integral, usei farinha própria para pão integral, ou seja, é um preparado já com as quantidades todas direitinhas :)

      Beijinhos

      Eliminar