Bolo de Cenoura com Brigadeiro

Mais um ano de blogue, mais um bolo de aniversário... mas este ano não fiz grandes inovações confesso! Esta não foi uma semana fácil. Estou com uma pseudo gastroenterite e agora, quis o destino, que apanha-se uma valente constipação também! Por isso, para celebrar este dia especial, o bolo é modesto mas delicioso... não se deixem enganar!

Eu adoro bolo de cenoura... e este é especial porque tem uma cobertura generosa de brigadeiro e alguns mini brigadeiros a decorar! O bolo ficou bem tosco porque não fui paciente... e coloquei os brigadeiros com a cobertura ainda morna então tudo parece estar a "derreter" um pouco, e na realidade está. Esta é a prova de que incidentes na cozinha acontecem, e está tudo bem! Não há mal nenhum e acontecem a toda a gente... bem, não acontecem a quem não cozinha apenas!

Palavras para quê?! Não há muito a dizer... é incrível ver a evolução em 8 anos quer em termos de experiência na cozinha, quer em termos de blogue, de maturidade, etc. e é incrível também como o tempo voa, como nem damos pela sua passagem quase... lembro-me perfeitamente onde estava, como estava tudo há 8 anos atrás, e parece que foi ontem! OBRIGADA a todos os que continuam desse lado, a todos os que se juntaram entretanto e acompanham diariamente este cantinho!

Este foi um ano particularmente especial porque consegui recuperar a consistência do blogue, voltei a ganhar amor pela cozinha, pelos tachos e panelas... foi um ano de mudança de vida e de mindset, e estou muito grata por isso!




Bolo de Cenoura com Brigadeiro
(adaptação de Flamboesa)

Ingredientes:
  • 400 g de cenoura descascada
  • 4 ovos
  • 180 ml de óleo de amendoim
  • 275 g de açúcar
  • 300 g de farinha
  • 100 g de amido de milho
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • sal q.b.

Ingredientes para a cobertura:
  • 1 lata de leite condensado
  • 100 ml de natas
  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • granulado de chocolate q.b.

Preparação:
1. No liquidificador coloque os ovos, a cenoura às rodelas e o óleo. Triture tudo até obter um puré homogéneo. Adicione o açúcar e triture novamente.
2. Verta a mistura para uma taça e adicione a farinha, o amido de milho e o sal (previamente peneirados) e misture com a ajuda de uma espátula. Junte o fermento e envolva delicadamente.
3. Coloque o preparado numa forma, previamente untada e enfarinhada, e leve o bolo ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC durante 30 a 40 minutos (faça o teste do palito).
4. Entretanto prepare a cobertura. Num tacho, em lume baixo, coloque o leite condensado, o cacau e a manteiga, mexendo sempre até começar a desprender do fundo do tacho (ponto de estrada).
5. Adicione as natas, misture bem e apague o lume. Coloque uma pequena porção de brigadeiro num prato, cubra com película aderente e leve ao frigorífico.
6. Cubra o bolo de cenoura com a restante cobertura e reserve.
7. Unte as mãos com um pouco de óleo e, com o brigadeiro já frio, faça pequenas bolas e envolva-as em granulado de chocolate. Antes de servir, decore o bolo com os brigadeiros.

1 comentário :

  1. Mesmo a derreter deixa água na boca e esses acidentes são tão comuns a toda a gente que ninguém se importa 😊 com um bolo assim queremos é um fatia logo, logo!
    Bjinhos
    Rita

    ResponderEliminar