Cakepop's de Chocolate

Recentemente mostrei-vos uma forma de silicone para confeccionar cakepop's perfeitos; tratava-se de um kit que podem adquirir na loja Sanimaia física ou através do Facebook da mesma, que possui ainda inúmeras formas variadas, kit's fantásticos, stands para bolos, etc. Esta forma que utilizei, especificamente, permite confeccionar os cakepop's mas serve ainda como stand, digamos assim, para os deixarmos a secar no frigorífico e para levar à mesa, originando uma bonita decoração.

Bem, da primeira vez que tentei fazer os cakepop's aventurei-me com o chocolate branco e estava um dia muito quente mesmo e o chocolate não solidificou... sim, é verdade, também nos acontecem coisas más na cozinha por vezes hihihi mas a verdade é que não sou de desistir e tentei de novo, desta vez com uma cobertura de chocolate negro de culinária e o resultado está à vista... ficaram um bocado toscos de aspecto, mas o chocolate ficou crocante e o bolo fofo e delicioso... uma combinação fantástica!

Estou ansiosa agora por experimentar as mil e uma ideias que me têm surgido, desde as massas e coberturas, passando pela decoração... porque estes cakepop's são ideias para festas de aniversário, casamentos, batizados e deixam quem os prova com um sorriso nos lábios.




Ingredientes para 18 cakepop's:
  • 100 g de manteiga
  • 100 g de açúcar
  • 25 g de cacau em pó
  • 1 ovo
  • 135 g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 90 ml de leite
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha caseiro

Ingredientes para a cobertura:

Preparação:
1. Bata a manteiga amolecida com o açúcar até obter uma mistura cremosa. Junte o ovo e continue a bater.
2. Junte a farinha, o cacau em pó e o fermento peneirados e o leite e continuar a bater durante 2 minutos até obter um creme de textura ligeira.
3. Adicione o extracto de baunilha e misture bem.
4. Pincele a forma de silicone com óleo alimentar e introduza, com o auxílio de uma colher, um pouco da massa de chocolate em cada concavidade da forma de silicone, até ao máximo da sua capacidade.
5. Encaixe a tampa e leve a forno pré-aquecido durante cerca de 20 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer uns minutos antes de desenformar.
6. Entretanto prepare a cobertura de chocolate derretendo metade do chocolate com a manteiga em banho-Maria. Quando obtiver um creme liso e homogéneo, junte o restante chocolate picado.
7. Mergulhe a ponta de cada palito de cakepop no chocolate e insira-os nos cakepop's, deixando secar aproximadamente 20 minutos no frigorífico.
8. Cobra cada um dos cakepop's com uma fina camada de chocolate e polvilhe com coco ralado e açúcar dourado a gosto.

Acompanha-nos também em:

   

9 comentários :

  1. Ficaram com ótimo aspeto!! Sim o chocolate preto solidifica muito mais depressa e fica igualmente bom! Uma delícia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mary :)

      Mas o chocolate branco seduz-me, confesso! Uma experiência para Agosto sem dúvida!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Bárbara! Uma forma para fazer cakepops é o paraíso. Já os tentei fazer "manualmente" e foi um desastre. Os teus estã espetaculares! Kisses

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!

      Sem dúvida, também já tinha tentado e foi um desastre... mas assim corre sempre bem :) obrigada!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ficaram lindos!

    Beijinhos
    Carla Sofia
    http://amaderensecarlasofia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Aqui está mais uma sugestão q ando para experimentar há algum tempo, mas deste verão ñ passa! Esses moldes são mt versáteis, pois tanto molda os cakepops como dps os apoia na altura de servir! Há uns dias tb me aconteceu o mesmo com chupas de chocolate: estava tanto calor q ameaçavam derreter, demorei imenso tempo a desenformá-los, mas no fim, correu td bem :) É como dizes, coisas más tb acontecem, mas o importante é ñ desistir! Ficaram mt lindos os teus cakepops! Bjinhos e continua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!

      Sem dúvida :) há dias maus para toda a gente, mesmo na cozinha! E realmente este suporte é uma ótima ajuda, deu um jeitaço :D

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Gostei da ideia e dicas para comprar as formas!
    Paula

    ResponderEliminar