Bolo de Requeijão e Nectarinas

Perguntam-me muitas vezes se podem substituir o óleo de amendoim, por um óleo vegetal comum, ou outro óleo. E a resposta é sim! Desde que não substituam por óleo de coco (ou outro óleo em estado sólido, à temperatura ambiente). Eu gosto de usar o óleo de amendoim em bolos e outras sobremesas porque é mais saudável que o óleo vegetal, e apenas isso!

Faço este Bolo de Requeijão sempre assim, com óleo de amendoim, que não altera o sabor do bolo. Vou apenas variando as combinações de sabores, porque esta receita é realmente uma vencedora... é aquele bolo húmido, de textura diferente e viciante, que se come fatia após fatia, sem piedade! Desta vez aproveitei as nectarinas bem maduras da época... e eis o resultado!


Bolo de Requeijão e Nectarinas
(Adaptação de O Meu Tempero)

Ingredientes:
  • 175 g de açúcar
  • 200 g de farinha
  • 1 requeijão natural Saloio
  • 50 ml de óleo de amendoim
  • 5 ovos
  • 1 laranja
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Ingrediente para a cobertura:
  • 3 nectarinas maduras
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de sumo de laranja

Preparação:
1. Comece por preparar a cobertura. Numa frigideira larga leve ao lume o açúcar e o sumo de laranja. Junte as nectarinas, previamente cortadas em rodelas, e deixe caramelizar um pouco. Reserve.
2. Numa taça coloque o requeijão, o açúcar, a raspa e o sumo da laranja, o óleo de amendoim, e bata tudo muito bem. Junte as gemas, uma a uma, batendo entre cada adição, até obter uma massa homogénea.
3. Adicione a farinha e o fermento, previamente peneirados, e envolva delicadamente.
4. Bata as claras em castelo, com uma pitada de sal. Envolva delicadamente as claras no preparado anterior.
5. Verta a massa numa forma redonda, previamente untada e polvilhada com farinha, e distribua sobre a massa as rodelas de nectarinas caramelizadas.
6. Leve o bolo ao forno pré-aquecido nos 180 ºC durante cerca de 35 a 40 minutos (faça o teste do palito). Desenforme e deixe arrefecer completamente antes de servir, e pincele com o caramelo de laranja que sobrou.

Produtos utilizados neste receita:












Acompanha-nos também em:

   

3 comentários :

  1. Que maravilha, adoro todos os ingredientes a fazer bjs

    ResponderEliminar
  2. Bárbara fui de propósito à rua para comprar as nectarinas e com muita pena minha havia mas estavam verdes. Ainda não é hoje que irei fazer. Tenho pêssegos em lata será que dá? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila!

      Recomendo fruta fresca mesmo, sejam nectarinas, pêssegos, peras, maçãs, etc. Isto porque a fruta em calda larga muita água, e pode acabar por encharcar o bolo e ele não cozinhar em condições.

      Espero ter ajudado!

      Beijinhos

      Eliminar