Bolo de Amêndoa Folhado com Creme de Pasteleiro

Mais um ano de blogue, mais um aniversário, mais um bolo especial... este ano não fiz grandes inovações confesso! O bolo de hoje é uma adaptação de um clássico aqui do blogue, mas desta vez 100% homemade, com tudo feito em casa, desde a massa, ao creme de pasteleiro, às amêndoas torradas!

Palavras para quê?! Não há muito a dizer... é incrível ver a evolução em 7 anos quer em termos de experiência na cozinha, quer em termos de blogue, de maturidade, etc. e é incrível também como o tempo voa, como nem damos pela sua passagem quase... lembro-me perfeitamente onde estava, como estava tudo há 7 anos atrás, e parece que foi ontem! OBRIGADA a todos os que continuam desse lado, a todos os que se juntaram entretanto e acompanham diariamente este cantinho, apesar da inactividade dos últimos tempos...



Bolo de Amêndoa e Creme de Pasteleiro

Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 175 g de açúcar
  • 100 g de farinha de amêndoas
  • 125 g de farinha
  • 1 colher de sopa de licor de amêndoas (opcional)
  • sal q.b.

Ingredientes para a cobertura:

Preparação:
1. Separe as gemas das claras. Numa taça coloque as claras com uma pitada de sal, e bata até as claras começarem a ficar esbranquiçadas, com espuma.
2. Adicione gradualmente, batendo sempre, o açúcar até obter um merengue firme e brilhante.
3. Junte as gemas e misture delicadamente. De seguida adicione a farinha de amêndoas e envolva delicadamente.
4. Adicione a farinha, previamente peneirada, e envolva delicadamente.
5. Transfira a massa para uma forma redonda de 22 cm, previamente untada e polvilhada com farinha. Leve o bolo ao forno, pré-aquecido nos 180 ºC, durante 35 a 40 minutos (faça o teste do palito). Retire o bolo do forno e deixe arrefecer completamente.
6. Entretanto corte um círculo de massa folhada do tamanho da forma. Coloque-o num tabuleiro e leve-o ao forno pré-aquecido nos 180 ºC durante 5 minutos.
7. Coloque sobre a massa folhada uma folha de papel vegetal e sobreponha outro tabuleiro e deixe cozinhar mais 5 a 10 minutos, até a massa estar dourada e folhada.
8. Corte o bolo em duas partes iguais e coloque uma delas no prato servir. Coloque cerca de 1/3 do creme de pasteleiro sobre o bolo, e espalhe uniformemente.
9. Sobreponha a base de massa folhada, cubra com a outra metade de bolo, e espalhe uma fina camada de creme por todo o bolo. Leve ao frigorífico durante 15 minutos.
10. Coloque o restante creme de pasteleiro num saco adequado, com um bico 1M da Wilton, e decore o bolo a gosto. Adicione depois as amêndoas laminadas nas laterais do bolo e no topo.
11. Leve o bolo ao frigorífico e retiro-o apenas 10 a 15 minutos antes de servir, polvilhando as amêndoas com açúcar em pó a gosto.

Acompanha-nos também em:

   

4 comentários :

  1. Que óptimo aspecto! Muitos parabéns ao blog :)
    Beijinhos ***
    Blog Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  2. Lindo e maravilhoso! Parabéns e contes muitos mais!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Lindo. Vou fazer no feriado de 2 de novembro

    ResponderEliminar
  4. Nao percebi bem a parte da massa folhada quando diz para sobrepor um tabuleiro

    ResponderEliminar