Tarte de Maçã II

Tarte de Maçã é uma receita clássica aqui no blogue já... é uma das sobremesas que criança a minha mãe mais fazia! Para tal usava um creme de pasteleiro instantâneo que nos era enviado de França. Creme esse que não existe aqui em Portugal, por isso tivemos que arranjar alternativas. Por isso fizemos inicialmente esta Tarte de Maçã, que fica ótima... principalmente se acompanhada de uma bola de gelado de baunilha.

Mais tarde resolvi experimentar fazer um creme que incluísse maçãs... ficou com uma textura bem diferente, mas igualmente saborosa! A Tarte de Maçã e Canela junta o melhor de vários mundos... permite aproveitar maçãs demasiado maduras (bastantes maçãs!) e é mais saudável do que a tarte tradicional. Desta vez, decidi adaptar a receita básica de Creme de Pasteleiro que já partilhei convosco, aqui no blogue, e ficou muito boa também... conclusão, há três receitas ótimas, é só escolher!


Tarte de Maçã

Ingredientes:
  • 1 base de massa folhada redonda
  • 400 ml de leite meio gordo
  • 100 ml de natas
  • 150 g de açúcar
  • 6 gemas
  • 35 g de amido de milho
  • 1 vagem de baunilha
  • 3 a 4 maçãs
  • 1 pacote de açúcar baunilhado

Preparação:
1. Comece por preparar o creme de pasteleiro, levando num tacho, em lume médio, o leite, as natas, o açúcar (75 gramas) e a vagem de baunilha (abra a vagem, raspe as sementinhas para o tacho e coloque também a vagem) até começar a ferver.
2. Entretanto, noutra taça bata o açúcar (75 gramas) e as gemas, até obter um creme liso e esbranquiçado. Adicione o amido de milho e com uma vara de arames bata de novo, até o creme ficar sem grumos.
3. Quando o leite ferver, verta um pouco de leite sobre as gemas, mexendo sempre, para temperar as gemas. Verta as gemas no tacho do leite, leve ao lume novamente e mexa sempre até obter um creme bem espesso e cremoso (cerca de 10 minutos).
4. Retire o creme do lume, coloque-o numa taça e mexa muito bem, até o creme ficar bem cremoso e aveludado. Deixe arrefecer ligeiramente, coloque uma folha de película aderente e leve ao frigorífico durante cerca de 1 hora.
5. Entretanto coloque a massa folhada na tarteira e pique o fundo com um garfo.
6. Verta o creme de pasteleiro sobre a massa folhada, e sobreponha as maçãs (previamente descascadas e cortadas em gomos). Polvilhe com o açúcar baunilhado.
7. Leve a tarte ao forno, pré-aquecido nos 190 ºC, durante 20 a 25 minutos, até que a massa fique dourada e crocante. Sirva de imediato.

3 comentários :

  1. Que tarte linda e deliciosa certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Amo torta de maçã, gosto de fazer a que é invertida, desse jeito nunca tentei.
    amando o blog, parabéns pelo trabalho e dedicação.

    ResponderEliminar
  3. Adoro tarte de maçã e a tua ficou tentadora, já ia uma fatia :)
    Bom fim de semana, bjs

    ResponderEliminar