Tiramisú (sem ovos)

No dia 14 de Abril comemora-se o Dia Mundial do Café. Confesso que não sou a maior apreciadora do sabor do café (de contrário adoro o cheirinho!), mas há algumas sobremesas com café (muito poucas mesmo!) que eu gosto... uma delas o tiramisú. Descobri em Roma o quão gosto de tiramisú... por isso tentei reproduzir o que comi lá...

Devo dizer que ficou muito parecido... ficou bem cremoso, de sabor suave a café, nada enjoativo, daqueles que dá vontade de comer uma fatia atrás da outra. E não leva ovos esta receita! Por isso nada de preconceito com ovos crus, porque aqui não tem!



Tiramisú

Ingredientes:
  • 250 g de queijo mascarpone (à temperatura ambiente)
  • 200 ml de natas frias
  • 75 g de açúcar
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha caseiro
  • 175 g de palitos La Reine (ou champanhe)
  • 250 ml de água quente
  • 1 colher de sopa de café (usei Mokambo)

Preparação:
1. Bata as natas até ficarem bem espessas. Quanto mais frias estiverem as natas, a taça e as varas da batedeira, mais espessas ficam as natas.
2. Noutra taça coloque o queijo mascarpone com o açúcar e a baunilha. Bata até obter um creme fofo e uniforme. Adicione as natas, envolvendo delicadamente. Reserve.
3. Num prato coloque a água quente e o café, misturando bem.
4. Para montar o tiramisú comece por colocar 1/3 do creme de queijo numa travessa. Disponha uma camada de palitos, embebidos na mistura de café. Polvilhe com cacau em pó.
5. Repita o processo, colocando 1/3 de creme e uma camada de palitos embebidos em café. Polvilhe com cacau em pó, e termine com uma camada de creme.
6. Leve o tiramisú ao frigorífico pelos menos 4 horas (idealmente durante a noite) e, antes de servir, polvilhe com cacau em pó.

4 comentários :

  1. Nice article as well as whole site.Thanks.

    ResponderEliminar
  2. Olá , boa noite
    Esta receita não leva algum licor?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Cristina,

      A receita original leve, eu optei por não colocar (porque assim adultos e crianças podem comer sem problema), mas pode sim adicionar um licor da sua escolha :)

      Beijinhos

      Eliminar
  3. O verdadeiro tiramisu leva um licor mas é opcional.é um doce maravilhoso 🤩

    ResponderEliminar