Brownies de Chocolate com Pepitas de Chocolate

Nem sei expressar por palavras o quão gosto de brownies... e nestes últimos dias andava com vontade de experimentar uma receita nova... porque sim! Quando a Rita colocou a receita dos brownies dela resolvi colocar as mãos na massa (literalmente!), e adaptar um pouco ao nosso gosto. Reduzi o açúcar (gosto de brownies menos doces!), retirei as nozes e adicionei pepitas de chocolate... para obter uns brownies mais chocolatudos!

Ficaram bem consistentes e húmidos, como eu gosto, e com um sabor intenso a chocolate... são completamente viciantes. Ao fim de 1 ou 2 horas já só havia um ou dois brownies... os resistentes de uma cruel investida! Outros brownies que recomendo muito são os Brownies de Chocolate com Nozes Pecan Caramelizadas e os Brownies com Oreo (ou Oreo Golden), ambos deliciosos!

Brownies são uma ótima opção para adoçar o Dia da Mãe, ou até mesmo para festas de aniversário de crianças... porque os olhos também comem! Bolos de aniversário temáticos, brownies, muffins e sandes coloridas complementam uma mesa de festa... e se precisar de ajudar pode facilmente procurar um catering para eventos em Lisboa ou no Porto.



Brownies de Chocolate com Pepitas de Chocolate
(adaptação de La Dolce Rita)

Ingredientes para 12 brownies:
  • 200 g de chocolate de culinária 55%
  • 125 g de manteiga sem sal
  • 75 g de açúcar mascavado
  • 75 g de açúcar
  • 100 g de farinha
  • 3 ovos
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha caseiro
  • sal q.b.
  • 25 g de pepitas de chocolate

Preparação:
1. Num tacho derreta a manteiga até começar a ferver.
2. Retire do lume, adicione-lhe o chocolate partido em pedaços, tape e deixe repousar 5 minutos. Após esse tempo, misture bem com uma vara de arames até obter um creme homogéneo.
3. Entretanto numa taça junte o açúcar com os ovos, o extracto de baunilha e uma pitada de sal, e misture bem.
4. Adicione o creme de chocolate e misture. Junte a farinha e o cacau em pó, previamente peneirados, e envolva até obter uma massa homogénea.
5. Verta a massa para uma forma quadrada, previamente forrada com papel vegetal, e polvilhe com as pepitas de chocolate. Leve a forma ao forno pré-aquecido nos 180 ºC, durante 20 a 25 minutos (faça o teste do palito). O palito não deve sair completamente limpo.
6. Deixe arrefecer completamente e corte os brownies em quadrados.

5 comentários :

  1. Já fiquei com água na boca, tb gosto muito de brownies, são uma tentação.
    Aguardo a tua visita no meu blogue, bom fim de semana, bjs

    ResponderEliminar
  2. Mas que bom aspeto! :) Vou guardar a receita e fazer hehe
    Já estou a seguir, beijinhos

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Boa noite a farinha aqui utilizada é qual? 55 ou 65 com ou sem fermento? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mila!

      A farinha T55 é de moagem mais fina, mais adequada para bolos. A farinha T65 é de moagem mais grossa, mais adequada para pão. Em qualquer um dos casos uso sempre a farinha sem fermento.

      Beijinhos

      Eliminar