Poucas coisas se comparam à sensação de conforto, de felicidade de fazer uma compota caseira... são feitas com as frutas mais doces, mais sumarentas e maduras, são mantidas debaixo de olho como filhos pequenos, são tratadas com cuidados, com amor... e são simplesmente deliciosas! E são tão simples de fazer que valem certamente a pena!
Mas costumam ter, por norma, quantidades absurdas de açúcar... não é o caso desta. Esta compota não será como as outras, não terá ponta de açúcar, mas sim stevia (apenas se forem muito gulosos, como eu!). A stevia é um adoçante natural sem calorias, e é cerca de 300 vezes mais doce do que o açúcar de cana, sendo por isso um excelente substituto!
Mas costumam ter, por norma, quantidades absurdas de açúcar... não é o caso desta. Esta compota não será como as outras, não terá ponta de açúcar, mas sim stevia (apenas se forem muito gulosos, como eu!). A stevia é um adoçante natural sem calorias, e é cerca de 300 vezes mais doce do que o açúcar de cana, sendo por isso um excelente substituto!
O ideal será que no Verão aproveitem a fruta mais madura e congelem (morangos, amoras, mirtilos, etc), evitando assim o desperdício. Deste modo têm sempre a fruta mais doce e sumarenta para, ao longo do ano, preparem sumos, batidos, compotas, enfim! Todavia, senão tiverem essa oportunidade, podem usar frutos vermelhos congelados que, para mim, têm alguns inconvenientes: não são tão doces e são mais ácidos.
Compota de Frutos Vermelhos sem Açúcar
Ingredientes:
- 2 chávenas de frutos vermelhos congelados
- 1 colher de sopa de sumo de limão
- 2 colheres de sopa de sementes de chia
- 7 g de stevia (opcional)
Preparação:
1. Num tacho coloque os frutos vermelhos e o sumo de limão. Deixe cozinhar em lume brando até a fruta começar a amolecer, e esmague-a com um garfo.
2. Deixe cozinhar cerca de 30 minutos e retire do lume.
3. Adicione a stevia e as sementes de chia e envolva. Tape e deixe repousar 5 minutos.
4. Verta a compota para um frasco previamente esterilizado (veja como aqui). Vire o frasco ao contrário e deixe arrefecer completamente.
Excelente sugestão.
ResponderEliminarBeijinhos
Vânia
http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/
Olá!
EliminarObrigada, que bom que gostaste!
Beijinhos
Também uso frequentemente stevia nas minhas receitas. É mesmo um ótimo substituto ao açúcar.
ResponderEliminarBeijinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
Olá!
EliminarSem dúvida, muito mais saudável :)
Beijinhos
Uma compota com uma cor linda e muito mais saudável! Beijinhos
ResponderEliminarOlá!
EliminarObrigada, que bom que gostaste!
Beijinhos
Um pecado permitido :)
ResponderEliminarBjs
Lua
Olá!
EliminarObrigada, que bom que gostaste!
Beijinhos
Hmm, q delícia! Bjinho.
ResponderEliminarOlá!
EliminarObrigada, que bom que gostaste!
Beijinhos
Vou guardar a receita para a minha mãe, ela adora compotas mas não pode consumir açúcar :)
ResponderEliminarBeijinhos ...
Guloso qb
Olá!
EliminarObrigada, que bom que gostaste!
Experimenta e depois diz-nos o que achaste :) podes também substituir os frutos vermelhos por outros frutos da preferência dela!
Beijinhos
Disse sementes de linhaça na descrição da receita, mas é chia, certo? Durabilidade da compota, sabe dizer -me?
ResponderEliminarBjs
Carla
Olá!
EliminarSim, são sementes de chia, foi um lapso meu! Gosto tanto de sementes de linhaça que estava a pensar nelas :)
Se esterilizares bem o frasco e guardares no frigorífico dura um mês sem problema, mas pode durar mais. Este foi o tempo que demorei a consumir a minha e estava ótima ainda!
Beijinhos
que bela receita!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Olá!
EliminarObrigada, que bom que gostaste!
Beijinhos
Olá qual Stevie usa?
ResponderEliminarOlá Patrícia!
EliminarUso umas saquetas de 1g cada da marca Continente. Vêm em caixas de 50 saquetas salvo erro e custam à volta de 1,50€ mas rendem muito.
Beijinhos