Batatas Fritas com Molho de Iogurte

Como já devem ter visto neste tópico, fui uma das 10 pessoas que se candidataram a um projecto da para trnd experimentar gratuitamente e partilhar as minhas experiências culinárias!

Confesso que fiquei bastante entusiasmada... andava já há meses a suspirar por uma fritadeira destas, que funcionam com pouco óleo, sendo mais saudáveis para todos e que, a longo prazo, levam a uma poupança considerável em óleo ou azeite. Principalmente, porque depois de ouvir várias pessoas que tinham uma fritadeira destas, fiquei a saber que é possível fritar, cozer, assar, etc. pratos deliciosos e até sobremesas!!! Pelo que espero conseguir aproveitar estes 20 dias ao máximo!

Comecei hoje por umas batatas fritas, para satisfazer a maior curiosidade de todos e... FICARAM DELICIOSAS! Fiquei surpreendida! Temos que ter em conta, claro, que são batatas sem óleo quase, não podemos esperar que sejam gordurosas e apetitosas como as do McDonald's.

Ficaram estaladiças e com uma sabor muito bom, eu adorei! Não achei que o sabor fosse muito diferente daquele que as batatas convencionais que fazemos (cheias de gordura) têm, e são visivelmente mais saudáveis! O que gostei imenso na fritadeira em si é que é bastante silenciosa (achei que fosse sair um monstro barulhento! Eheheheh) e não deita qualquer fumo ou odor a fritos.

Esta receita foi retirada e adaptada do livro de 30 receitas que vem com a Philips Airfryer!






Ingredientes:
  • 3 batatas médias
  • 1/2 colher de sopa de óleo (ou azeite)
  • 1/2 iogurte natural
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • 1 colher de sopa de cebolinho picado
  • pimenta preta q.b.
  • sal q.b.

Preparação:
1. Descasque e corte as batatas em palitos com uma espessura de 8 mm.
2. Mergulhe as batatas em água pelo menos 30 minutos. Escorra-as bem e seque-as com papel de cozinha.
3. Pré-aqueça a Philips Airfryer a 150 ºC durante 10 minutos.
4. Numa taça larga, envolva cuidadosamente as batatas com o óleo.
5. Coloque as batatas na Philips Airfryer e programe o temporizador para 5 minutos. Deixe-as arrefecer.
6. Mude a temperatura da Philips Airfryer para 180 ºC e programa o temporizador para 12-16 minutos, até que as batatas fiquem douradas e estaladiças.
7. Entretanto, numa taça pequena coloque o iogurte, a salsa e o cebolinho e mexa muito bem. Tempere com sal e pimenta a gosto.
8. Retire as batatas e polvilhe-as com sal. Acompanhe-as com o molho de iogurte.

Acompanha-nos também em:

   

32 comentários :

  1. Tb adorava ter uma menina destas.. e agora que usaste e aprovaste, ainda mais me apetece apostar numa!!
    bjus
    Cila
    Bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também andava de olho numa, quando fui completamente apanhada de surpresa! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. só o aspecto me fez babar! eu perco-me com 3coisas: batatas fritas, queijo e massas:) essas estao com ar tao estaladiço...hnammmmm!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficaram realmente estaladiças! Muito boas! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ólá...bom dia! Que gostoso molho!!! Anotei e vou fazer! Parabéns pelo blog caprichado!
    Beijos, um ótimo domingo e bons pensamentos!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Camila!
      Ainda bem que gostou, depois conte-nos o que achou :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Que delicia este molhinho de iogurte deve ter feito a diferença.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava muito bom realmente, nunca tinha experimentado!
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu aqui em casa julgo que so fiz uma vez batatas fritas :) precisamente pela gordura toda que nelas tem. Essa maquina nao conhecia mas ja fiquei tentda pela actifry tambem.

    bj
    http://ladyaofogao.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa também é assim, não se faz muitas vezes por causa de toda a gordura que fica, mais ou molhos... ui, só calorias!
      Agora não há desculpas! :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Barbara, muuito bom... eu ja ando a namorar uma actifry ha nao sei quanto tempo e ainda nao chegou aqui a casa...

    Belo aspecto e esse molho de iogurte deve ser simplesmente maravilhoso!!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Bárbara,
      Essa máquina parece realmente ser a solução para quem foge das frituras, como eu.
      SUas batatas ficaram lindas!
      Bj,
      Lylia

      Eliminar
    2. Eu também andava de olho numa, quando fui completamente apanhada de surpresa Margarida! :)

      Exactamente Lylia, come-se sem dúvida mais saudável!

      Beijinhos

      Eliminar
  7. Gostei do molho!
    (já fiz a minha receita do desafio e já enviei mail a avisar com o link)

    beijinho*

    ResponderEliminar
  8. adoro batata frita e as tuas estao como eu gosto e com esse molho humm gostei bjs

    ResponderEliminar
  9. Que óptima experiência! Muito bom! Também ando a namorar uma dessas ou um Actifry, logo se vê...

    ResponderEliminar
  10. Eu gosto das batatas nestas fritadeiras, mas tenho amigas que não gostam é tudo uma questão de gosto.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ver que sim Conceição :) fiquei com medo quando vi um artigo que dizia que ficavam castanhas e sem sabor!

      Beijinhos

      Eliminar
  11. Eu adoro batatas fritas, mas raramente as como precisamente por serem hiper calóricas, se bem que de vez em quando lá calhe!
    Essas ficaram com muito bom aspeto e se têm menos gordura melhor ainda!:)
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Têm muito menos Alice, e eu nem as sequei em papel de cozinha, senão ai é que ficavam sem nenhuma mesmo! E ficam super estaladiças, nem dá para acreditar!

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
    Desejamos a vc uma ótima semana cheia de muito amor e paz.
    Super beijos da Glorinha.
    Estamos com a campanha G+1 e contamos com a sua participação.
    http://sbrincos.blogspot.com
    http://www.airu.com.br/loja/sobrincos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Rogerio! :) e igualmente para vocês!
      Beijinhos

      Eliminar
  13. OLÁ BÁRBARA!
    ÓTIMA DICA, BATATA-FRITA AGRADA A MUITOS PALADARES E COM
    ESTE MOLHO MELHOR AINDA!
    BJS ♥

    ResponderEliminar
  14. São uma maravilha essas máquinas Barbara, desde que tenho a minha Actifry só frito lá as minhas batatas, ficam muito mais saudáveis :))e com esse molhinho de iogurte que delícia, vou roubar!!
    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Paty! :) rouba e depois conta-me o que achaste! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  15. Obrigad@ pela partilha da tua experiência, tem ótimo aspeto! :) Qual será a tua próxima receita a fazer com a Airfryer? ;)
    Saudações da central da trnd,
    Footlose :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oláaaa!
      E mais uma vez obrigada pela oportunidade!
      Já experimentei fritar rissóis também e a vossa receita de ratatouille... bem delicia!
      Brevemente aparecerão aqui :)
      Beijinhos

      Eliminar
  16. Bem, é incrível como umas batatinhas fritas, nos deixam com água na boca, mas é exactamente assim que estou! :D

    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. COMO ASSIM ENVOLVER EM ÓLEO ?? Não entendi essa parte !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Iara!

      Quando digo envolver as batatas é isso mesmo :) é colocar as batatas num recipiente, colocar o óleo e ir misturando tudo para que todas as batatas fiquem envolvidas no óleo, fritando todas por igual :)

      Espero ter ajudado querida!
      Beijinhos

      Eliminar