Chocolate Quente Cremoso

12 de Janeiro de 2018

Adoro o Natal. Não existem palavras suficientes para o explicar, para exprimir, apenas digo e repito, sem reservas: adoro o Natal. Talvez porque durante muitos e muitos anos, a família esteve longe e raramente o Natal era mais do que eu e os meus pais, apenas os três a celebrar esta época tão especial do ano. Era um Natal pequenino, mas quente, reconfortante, familiar... e ainda é, mas agora somos mais! E não há nada que eu não goste nesta época.

Pela manhã gosto de acordar sem o habitual despertador. Coloco um roupão bem quentinho, desço as escadas, coloco a chaleira ao lume e começo a preparar um delicioso chocolate quente, para acompanhar umas rabanadas ou talvez uma fatia de pão-de-ló. E assim retorno ao quarto, à minha cama. Com o meu chocolate quente, e algo para trincar, e enrosco-me novamente nos cobertores a ver um filme e a aproveitar o facto de estar frio lá fora e não ter que ir trabalhar.

E no ano passado não foi muito diferente... não podia deixar de partilhar esta receita convosco (embora que tardiamente!), fica incrivelmente cremoso e intenso este chocolate quente caseiro, e não é nada doce (excessivamente) ao contrário dos chocolates quentes de compra! Quase podem comê-lo de colher de tão cremoso que fica! Senão acreditam vejam o vídeo que partilhei no Facebook...


Chocolate Quente Cremoso

Ingredientes:
  • 1 chávena de leite meio gordo
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colheres de sopa de cacau em pó (100% cacau)
  • 2 colheres de sopa de Nutella
  • 1 colher de café de extrato de baunilha caseiro
  • canela q.b. (opcional)
  • chantilly (opcional)

Preparação:
1. Adicione ao leite, o amido de milho e o açúcar e misture, com uma vara de arames, para dissolver os grumos.
2. Leve o leite ao lume e adicione o cacau em pó, a Nutella e uma pitada de canela, misturando bem, até engrossar ligeiramente. Apague o lume, adicione o extracto de baunilha e misture.
3. Sirva o chocolate quente numa caneca com chantilly a gosto e sirva de imediato.

Acompanha-nos também em:

   

5 comentários :

  1. Ficou a faltar as fotos ahahah
    Eu adoro esta altura do ano… Mas para mim o chocolate quente, é para todo o inverno menos no natal. Com aqueles doces todos… só consigo mesmo beber outro tipo de bebidas para desenjoar.
    Se um dia tiver coragem de experimentar esta loucura, venho aqui roubar a receita! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro chocolate quente, já registei no meu livrinho de receitas.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Olha Barbara eu já não posso dizer o mesmo, gosto do natal, mas causa-me uma tristeza imensaaa, depois de o meu pai ter falecido depois de sofrer horrores o natal nunca mais foi o mesmo e as pessoas que fizeram parte do imaginário do meu natal também já partiram quase todas... mas sim gosto do natal...
    boas festas
    bjs
    https://artes-viagens-sabores.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto de chocolate quente bem cremoso.
    Só falta as fotos. :-)

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/12/bolo-de-chocolate.html

    ResponderEliminar
  5. Adorei. O chocolate deve ser tão gostoso quanto viajar no teu dia de Natal. Eu aproveito o domingo para viver dias assim que chamo de "dia da preguiça".

    ResponderEliminar