Pontos de Açúcar & Temperaturas


Várias dúvidas existem relativamente aos pontos de açúcar. Mas, felizmente, preparar caldas de açúcar não é difícil. Requer apenas conhecimento e prática, devemos saber exactamente como identificar cada ponto e depois aplicar! Aqui estão os principais pontos de açúcar e como os identificar:

Ponto de Fio Fino (101 ºC): Coloque uma colher de pau na calda e retire-a de seguida. Se a calda escorrer como se fosse água, o açúcar ainda não tem ponto. A calda deve correr fluidamente, mas aderindo uma pequena camada à colher. O ponto de fio é usado para fazer caldas e xaropes.


Ponto de Fio Forte (103 ºC): Mergulhe os dedos (polegar e indicador) em água fria e depois coloque um pouco de calda entre eles. Se ao juntar e afastar os dedos a calda formar um fio forte, estará encontrado o ponto.


Ponto de Cabelo (106 ºC): Deve mergulhar uma colher na pau na calda e ao levantar devem correr fios finos e quebradiços.


Ponto de Pérola (108 ºC): Existem dois métodos tradicionais de identificar este ponto. O primeiro é quando a calda de açúcar formar uma bola na extremidade de uma colher de pau. O segundo é quando a calda de açúcar começar a apresentar alguma consistência, coloque uma gota de calda num copo com água gelada; se se formar uma pérola perfeita no fundo do copo, atingiu o ponto desejado. Este ponto é muito usado para preparar compotas e outros doces como, por exemplo, quindins.


Ponto de Estrada (110 ºC): Ao passar a colher de pau ao longo da calda, forma-se uma abertura (como uma estrada) que permite ver o fundo do tacho. Este ponto é muito usado para os brigadeiros ou no merengue italiano.


Ponto Assoprado Fraco (112 ºC): Soprando nos buracos da escumadeira, após mergulhar a mesma na calda de açúcar, formam-se bolhas que rebentam rapidamente.


Ponto Assoprado Forte (115 ºC): Soprando nos buracos da escumadeira, após mergulhar a mesma na calda de açúcar, formam-se bolhas maiores que demoram algum tempo a rebentar, e ficam meias presas à escumadeira.


Ponto Espadana (117 ºC): A calda de açúcar escorre da colher em cascata. Este ponto é muito usado para fazer as frutas cristalizadas.

Ponto de Rebuçado (125 ºC): Ao colocar um pouco de calda em água fria, forma-se imediatamente uma bola consistente que se assemelha ao vidro.

Ponto de Caramelo (145 ºC): Este ponto é facilmente reconhecível pelo seu odor a... caramelo, que invade toda a casa, quando a calda começa a ganhar uma cor âmbar/caramelo.


Acompanha-nos também em:

   

10 comentários :

  1. Bem eu nem sabia da existência de tantos pontos 😜
    Beijinhos 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Existem muito mais ainda, mas estes são talvez os meus utilizados!

      Beijinhos

      Eliminar
  2. R: Obrigada por nos seguires.

    Não fazia ideia que havia tantos pontos de açúcar, só conhecia o ponto de caramelo. Nota-se mesmo que percebo pouco de cozinha :p
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Existem muito mais ainda, mas estes são talvez os meus utilizados! Acho que os pontos de pérola, estrada e caramelo devem ser os mais conhecidos :) são os mais utilizados na nossa gastronomia.

      Beijinhos

      Eliminar
  3. eu sou muito má a fazer pontos de açucar...

    olha ja te seguia há tanto tempo no face e só hoje comecei a seguir no blog :)

    beijinho
    http://mimiinthemirror.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      É tudo uma questão de prática :) da primeira vez custa um pouquinho mais sempre, mas depois é como tudo!

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Olá!

      Boa, se for de utilidade para alguém já tenho o dia ganho!

      Beijinhos

      Eliminar
  5. Um post bem interessante,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar