Estrela Doce de Nutella

O Natal está quase, quase, quase a chegar... mas o que me anima mais é que, se tudo correr bem, esta é a última semana de aulas da minha vida e, acreditem, não podia estar mais feliz! O cansaço é muito, os trabalhos também e peço desculpa porque na semana passada falhei as receitas habituais, mas vou tentar que não aconteça o mesmo esta semana e, para me redimir, trago-vos uma sugestão natalícia diferente, mas muito doçinha, pois claro!

Uma estrela de Natal (se quiserem) de Nutella... uma receita super simples de fazer, como vão puder ver a seguir, mas que dá uma vista muito bonita, e ficará linda na vossa mesa de Natal, ou até mesmo se a quiserem oferecer a amigos ou a familiares! Espero que gostem!

Com esta receita natalícia estou a participar no passatempo de Natal da Sidul, Receitas com Glamour, pelo que pedia-vos e agradecia imenso se votassem na minha receita, AQUI.





Estas foram as fotografias que partilhei no Instagram do blogue (arco-iriscozinha), e que podem ajudar a perceber os cortes que tento explicar na preparação desta receita, bem como o efeito que se pretende. 


Ingredientes:
  • 300 a 350 g de farinha
  • 250 g de Nutella
  • 1/2 cubo de fermento fresco
  • 75 g de manteiga
  • 100 ml de leite meio gordo
  • 50 g de açúcar moreno Sidul
  • 1 colher de café de flor de sal Nécton
  • 1 ovo
  • 1 gema de ovo (opcional)

Preparação:
1. Leve a lume brando o leite, a manteiga, o açúcar e a flor de sal, mexendo ocasionalmente, até que fique homogénea e quente (não exageradamente quente).
2. Entretanto coloque numa taça a farinha e, aos poucos adicione metade do leite morno, amassando bem.
3. Adicione o fermento, desfazendo-o com as mãos, e o ovo, amassando novamente e adicionando o restante leite, durante cerca de 3 a 5 minutos à mão ou no robot de cozinha, até que a massa descole das paredes e deixe de agarrar às mãos.
4. Tape a taça com a massa e coloque-a no forno pré-aquecido nos 50 ºC, durante cerca de 30 a 45 minutos para que dobre de tamanho.
5. Entretanto unte com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro de pizza.
6. Divida a massa em duas partes iguais e estenda-a formando dois círculos de iguais dimensões.
7. Coloque um dos círculos no tabuleiro e barre-o com a Nutella, de forma uniforme, e deixando uma borda sem Nutella, para evitar que saía fora. De seguida sobreponha o outro circulo de massa.
8. Faça alguns golpes verticais na massa, sem ir ao centro, apenas à volta, (veja as imagens acima) e enrole cada pedaço de massa sobre si próprio, unindo-o ao seguinte, para formar uma estrela. Se desejar pincele a massa com a gema de ovo.
9. Leve ao forno pré-aquecido nos 180 ºC até a massa estar cozida.

Acompanha-nos também em:

   

11 comentários :

  1. A tua estrela ficou mesmo linda!! E o recheio de Nutella é uma tentação :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Ai que delícia! Não tivesse eu ali um bolo de nutella e já estava a salivar! hihi muito bom aspeto!

    ResponderEliminar
  3. Olá Bárbara!
    Desde já parabéns pela receita, a estrela ficou muito bonita, e de certeza que deve estar muito saborosa.
    Nunca tinha visto esta receita de massa, por isso gostaria de saber se ela pode ser confeccionada de outra forma ou com outros ingredientes. Tem sugestões?
    Beijinhos
    Sónia Castro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sónia!

      Eu adaptei a receita da coroa salgada para uma massa doce, e adicionei o recheio de Nutella em substituição dos enchidos! A massa á muito fofa e bastante versátil, pelo que acho que pode ser usada para inúmeros fins, é uma questão de dar largas à imaginação.

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Bárbara, já tinha visto esta estrela algures pela internet e de facto o aspecto visual é lindíssimo. Fica bem em qualquer mesa de Natal e só pelo facto de ser de Nutella, tenho a certeza absoluta que é deliciosa. Adorei. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  5. Ola ! Parabéns pelo blog. Adoro as sugestões que aqui apresenta. Obrigada por partilhar.
    Quanto à estrela de Natal, pode informar quanto é que leva de manteiga sff?
    Obrigada ! Beijos e Boas entradas!
    Silvia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Silvia!

      Ainda bem que gostou querida!

      Peço desculpa, foi gralha da minha parte. Já adicionei a quantidade de manteiga necessárioa

      Beijinhos e feliz 2014! :D

      Eliminar