Aletria

A aletria é um clássico sempre presente na mesa de muitas famílias portugueses pela altura do Natal e da Páscoa, e é uma sobremesa que cá em casa não pode mesmo faltar... mesmo durante o ano fazemos de vez em quando. É um doce que me traz boas recordações... a minha bisavó costumava fazer sempre e ficava maravilhosa, ninguém tinha melhor mão para a fazer que ela!

Por isso hoje trago esta receita em homenagem à minha bisavó Margarida, uma senhora fantástica que, infelizmente, já não se encontra presente para saborear o Natal connosco... mas cujo amor, carinho, dedicação, e claro está a sua famosa aletria, serão para sempre lembrados.



Ingredientes:
  • 250 g de aletria
  • 1500 ml de leite meio gordo
  • 300 g de açúcar
  • 1 pau de canela
  • 2 cascas de limão
  • 50 g de manteiga
  • 4 gemas de ovo
  • canela q.b.

Preparação:
1. Numa panela, leve ao lume o leite deixando um pouco de lado para misturar com as gemas.
2. Junte as cascas de limão, o pau de canela, a manteiga e deixe ferver. Logo que comece a ferver, junte a aletria, partindo antecipadamente os novelos com as mãos para que a aletria vá solta.
3.Quando começar a ferver, deixe cozer a aletria durante 3 minutos.
4. Depois da aletria cozida, junte o açúcar e deixe cozinhar 5 minutos.
5. Entretanto, misture muito bem as gemas com o restante leite.
6. Passado os 5 minutos, junte as gemas à aletria e deixe cozer as gemas sem deixar ferver. Antes que comece a ferver, apague o lume.
7. Retire as cascas de limão e o pau de canela e sirva num prato grande e fundo ou em taças individuais e polvilhe com canela a gosto.

Acompanha-nos também em:

   

10 comentários :

  1. e que bela homenagem muito boa a tua aletria, só falou mesmo uma fatia para mim...bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Adoro Aletria! Faço todos os anos! Também é uma receita que a minha avó fazia durante o ano todo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. hummm...que cheirinho a Natal amiga cà em casa adoramos aletria!

    Ficou com um aspecto muito bonito, jà me servia!

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Queria aprender fazer essa gostosura e nada como aprender através de quem entende do assunto (os portugueses).
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá! Sou a Formiguinha:)

    Venho agradecer a visita à minha Casinha. Adorei!
    E adorei teres gostado e ficado minha seguidora. Obrigada!

    Aproveitei para conhecer o teu cantinho e por ter gostado tanto já estou a seguir-te para não perder as novidades.

    Já cheira a Natal! Adorei a aletria:)

    Bom fim-de-semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  6. Que belo docinho. Bem que podia comer daqui a nada como sobremesa. Gostei imenso. Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Olá,
    Eu adoro Aletria, desde miúda que a minha mãe faz e é como tu dizes na mesa do Natal não pode faltar esta iguaria.
    A tua ficou com óptimo aspecto eu já comia um pedacinho se aqui estivesse na minha cozinha.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Bom Ano Novo
    bjos
    https://bolinhosdoces.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Faço sempre, a diferença é que no lugar do açúcar ponho leite condensado.

    ResponderEliminar