Mini Pavlova da Tangerina e Chocolate Amargo

O Natal está quase, quase, quase a chegar... eu fiz hoje as compras que faltavam e estou bastante satisfeita com elas devo dizer. Consegui manter o orçamento que tinha previsto, comprando prendas úteis e pelas quais me apaixonei, sendo a última a mais importante para mim... não compro nada pelo qual não me apaixone!

Mas o Natal em cima não tem que ser sempre igual. Podemos variar... nas sobremesas por exemplo, aproveitando ao máximo os ingredientes que temos em casa, neste caso as claras dos ovos, que se acumulam no congelador por causa dos doces tradicionais portugueses que se fazem em grandes quantidades nesta altura do ano. E, como o pena do passatempo da Maria João do Clavel's Cook era o aproveitamento, receitas que não desperdiçassem nada, trago-lhe esta sobremesa que, espero seja do seu agrado. E como cá em casa não se usa outro açúcar que não RAR, e a marca me convidou a participar também num passatempo maravilhoso chamado "O Blog Mais Doce de Portugal", aqui está a minha participação, muito doce para adoçar Portugal e o Natal, pois claro!




Ingredientes:
  • 3 claras
  • 200 g de açúcar RAR
  • 1 colher de café de farinha Maizena
  • 1 colher de café de vinagre
  • 3 tangerinas
  • 200 ml de natas
  • 3 colheres de sopa de açúcar em pó

Ingredientes da Ganache de Chocolate:
  • 75 g de chocolate amargo
  • 50 ml de natas

Preparação:
1. Bata as claras e, quando começarem a ganhar espuma branca, adicione o açúcar colher a colher, batendo sempre até obter picos perfeitos e um merengue firme. Adicione o vinagre e a farinha Maizena e envolva delicadamente para misturar.
2. Encha um saco de pasteleiro com o merengue, usando o bico 1M, e faça rosas de merengue com cerca de 15 cm de diâmetro, que devem ser altas para que, depois de cozidas, o interior fique tipo marshmallow.
3. Leve os suspiros a forno pré-aquecido nos 140 ºC durante cerca de 60 minutos. Decorrido este tempo, deixe-os a arrefecer no forno, com a porta ligeiramente aberta.
4. Entretanto bata as natas com o açúcar em pó até que fiquem espessas e reserve no frigorífico (ver dicas).
5. Prepare a ganache de chocolate amargo, levando ao lume as natas até que fiquem bem quentes. Adicione depois o chocolate partido em pedaços e envolva até obter um creme liso e homogéneo. Deixe arrefecer.
6. Para a montagem de cada pavlova coloque um pouco de chantilly no prato onde vai servir e a pavlova por cima (assim ajuda a ficá-la). Cobra com 1/3 do chantilly, colocando de seguida os gomos de uma tangerina e finalize com a ganache de chocolate.

Acompanha-nos também em:

   

7 comentários :

  1. Gosto muito de pavlovas e se forem docinhas e bem gulosas como esta sabe muito melhor.
    Tangeina e chocolate combinam muito bem, parabéns
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  2. Tao fofinho, esta tao lindo que ate da pena comer:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tao fofinho, esta tao lindo que ate da pena comer:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Ficarem bem bonitos. Espero que ganhes. Boa sorte!

    ResponderEliminar
  5. Olá

    Adorei a ideia das mini pavlovas. Ficaram com um aspeto muito muito bom...


    Passa no meu cantinho e participa no passatempo que está a decorrer: http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/12/passatempo-faz-tua-receita-com-produtos.html

    Beijinhos e boa semana
    http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Venho-lhe apresentar o Design Affair. Um blog de design que lhe ofereçe diversos serviços como personalização de blogs, branding, personalização de facebook etc. E o melhor é que é tudo a preços muito baixos!
    Estamos ainda abertos a parcerias. Basta fazer-nos a sua proposta.

    http://design-affair.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Ficou lindissima!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar